26 de julho de 2025, 13h53, no Consultor Jurídico
![]() |
Ato pela soberania nacional reuniu dezenas de entidades da sociedade civil na FDUSP (Paulo Pinto/Agência Brasil) |
O ministro aposentado Celso de Mello, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, teve uma participação no ato promovido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, nesta sexta-feira (25/7), pela soberania nacional. O evento contou com a participação de dezenas de entidades da sociedade civil e teve como pauta a defesa dos interesses do Brasil em um momento em que o país se encontra sob chantagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaça colocar em prática na próxima sexta-feira (1º/8) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros.
Durante o ato, o diretor da FDUSP, Celso Campilongo, leu uma manifestação de Celso. Nela, o ministro ressaltou a necessidade de reforçar a tradição brasileira de manutenção de sua soberania.
Veja a íntegra da manifestação do magistrado:
“Firmar um documento de tamanha importância representa, na presente quadra histórica vivida por nosso País, um dever cívico e político dos brasileiros, pois a defesa da intangibilidade da soberania nacional constitui encargo irrenunciável por cuja observância devemos todos nos comprometer incondicionalmente!
O reconhecimento da plena capacidade do Brasil de governar-se a si mesmo, com fundamento em sua própria Constituição, sem qualquer mínima possibilidade de interferência externa, notadamente por potestades estrangeiras, tem sido ideal perseguido — e pelo qual a nacionalidade sempre se empenhou em manter — em momentos seminais da formação e consolidação de nosso País como Estado soberano!” (CELSO DE MELLO, Turma de ‘69)
Nenhum comentário:
Postar um comentário