domingo, 27 de julho de 2025

Celso de Mello ressalta importância da manutenção da soberania nacional

Respeito ao Brasil

26 de julho de 2025, 13h53, no Consultor Jurídico

Ato pela soberania nacional reuniu dezenas de entidades da sociedade civil na FDUSP (Paulo Pinto/Agência Brasil)

O ministro aposentado Celso de Mello, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, teve uma participação no ato promovido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, nesta sexta-feira (25/7), pela soberania nacional. O evento contou com a participação de dezenas de entidades da sociedade civil e teve como pauta a defesa dos interesses do Brasil em um momento em que o país se encontra sob chantagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaça colocar em prática na próxima sexta-feira (1º/8) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros.

Durante o ato, o diretor da FDUSP, Celso Campilongo, leu uma manifestação de Celso. Nela, o ministro ressaltou a necessidade de reforçar a tradição brasileira de manutenção de sua soberania.

Veja a íntegra da manifestação do magistrado:

“Firmar um documento de tamanha importância representa, na presente quadra histórica vivida por nosso País, um dever cívico e político dos brasileiros, pois a defesa da intangibilidade da soberania nacional constitui encargo irrenunciável por cuja observância devemos todos nos comprometer incondicionalmente!

O reconhecimento da plena capacidade do Brasil de governar-se a si mesmo, com fundamento em sua própria Constituição, sem qualquer mínima possibilidade de interferência externa, notadamente por potestades estrangeiras, tem sido ideal perseguido — e pelo qual a nacionalidade sempre se empenhou em manter — em momentos seminais da formação e consolidação de nosso País como Estado soberano!” (CELSO DE MELLO, Turma de ‘69)

Nenhum comentário:

Postar um comentário