domingo, 22 de dezembro de 2019

Tatuí deve ganhar uma Clínica Escola para Autistas

Obra deverá ter 700m² de área construída, em terreno de 12 mil m², no Jardim Esplanada.


17/12/2019 | No último dia 16, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, aconteceu uma apresentação do Projeto Clínica Escola para Autistas de Tatuí – CEAT, que deve ser construído pela Prefeitura de Tatuí, através em parceria com o Ministério Público Estadual, em um terreno de 12 mil m², sendo 700m² de área construída, no Jardim Esplanada, zona norte da cidade.

A Clínica Escola de Tatuí será a terceira do Brasil e ajudará a inclusão do autista – e outras síndromes – e de sua família, oferecendo atendimento especializado com equipe multidisciplinar nas áreas de saúde, educação, assistência social e nutrição. A capacidade de atendimento será de 250 pessoas, com idade a partir de 2 anos. O grande diferencial serão os espaços terapêuticos, entre eles, um jardim sensorial para autistas. O valor da obra está estimado em R$ 1,4 milhões.

A explanação técnica foi realizada pela diretora do Departamento Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rita de Cássia Leme Ramos. Ela informou que a pretensão é entregar a obra finalizada em dezembro de 2020, no entanto há prazos de infraestrutura e serviços a serem cumpridos, entre eles: contratação para elaboração do projeto executivo; elaboração da contratada para apresentar o projeto executivo; licitação da execução da obra; mapeamento detalhado do público alvo; análise dos profissionais disponíveis na rede pública; agenda de capacitação; solicitação de mobiliários e equipamentos; e aprimoramento do fluxo do serviço e instrumentos aplicados. A prefeita Maria José destacou o importante passo que o município está dando em relação ao atendimento dos autistas e parabenizou a todos que estão envolvidos neste projeto. “Graças à sensibilidade da Promotoria de Justiça de Tatuí conseguimos os recursos para executar um projeto inédito para a nossa região. Estou muito feliz de ver que estamos conseguindo realizar esse sonho. Parabéns a todos que acreditam que as crianças autistas e como outras síndromes merecem um tratamento especial, para que possam, no futuro, estarem incluídas de forma digna no seio da nossa sociedade”, ressaltou.

Estavam presentes na reunião a prefeita Maria José Vieira de Camargo; a promotora de Justiça, Izabela Angélica Queiroz Fonseca; os secretários Tirza Luiza Menezes de Melo Meira Martins (Saúde), Miguel Lopes Cardoso Júnior (Educação), Alessandro Bosso (Trabalho e Desenvolvimento Social), Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos), Coronel Miguel Angelo de Campos (Governo), José Roberto Xavier da Silva (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente); o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio de Abreu; o vereador Rodnei Rocha; Fabiana Grecchi, vice-presidente da Justiça Restaurativa; Rosângela Domingues, especialista em Educação Inclusiva; Luciane Soares, coordenadora pedagógica da EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho”; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário