segunda-feira, 18 de abril de 2016

Operação integra forças policiais para orientação de jovens no centro

Guarda Municipal, Polícia Militar e Conselho Tutelar atuaram juntos no último final de semana


Uma ação integrada, realizada com o objetivo de orientar jovens e adolescentes sobre a proibição, riscos e conseqüências do consumo de drogas e álcool. A “Operação Saturação” reuniu a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e o Conselho Tutelar na área central da cidade, mais precisamente nas praças da Matriz, Manoel Guedes (Do Museu) e Martinho Guedes (Da Santa), na sexta, 8, e sábado, 9. Juntamente com a abordagem dos menores, foi realizada uma ação educativa e cultural com elementos da cultura hip-hop, que reuniu centenas de jovens.

A ação envolveu 22 Guardas Civis Municipais, 12 viaturas da Guarda Civil Municipal, quatro Policiais Militares, uma viatura da Policia Militar e dois Conselheiros Tutelar. Durante a operação na sexta-feira um menor de 15 anos foi detido com um frasco de lança perfume e encaminhado à Delegacia. O menor foi acompanhado por uma conselheira tutelar e liberado na presença da mãe. Além da apreensão, 175 pessoas foram abordadas pela PM e GCM durante os dois dias de operação, foram também realizadas fiscalizações em 37 veículos em ações de bloqueio.

A mobilização aconteceu exatamente uma semana depois que mais de 100 jovens se envolveram em uma briga na região central. O objetivo é inibir as brigas, consumo de álcool e entorpecentes e até mesmo furtos que eram registrados no local. A mobilização aconteceu exatamente uma semana depois que mais de 100 jovens se envolveram em uma briga na região central. O objetivo é inibir as brigas, consumo de álcool e entorpecentes e até mesmo furtos que eram registrados no local.

De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Doraci Dias de Miranda, o trabalho foi muito produtivo.“Não houve flagrante de menores consumindo bebidas alcoólicas, nem registro de furto ou roubo nos locais da operação. Nosso objetivo era prevenção e fiscalização e durante a ação e não tivemos nenhum caso de briga ou furto. A parceria com o Conselho Tutelar foi muito importante, pois ela garantiu que os direitos da criança e do adolescente fossem respeitados, esperamos que os conselheiros nos acompanhem nas próximas operações, pois vamos continuar nos próximos finais de semana”, advertiu

Cultura e oportunidade

Também no sábado, mais de 500 pessoas se reuniram na Praça da Santa para a segunda edição do Hap Day, que teve apresentação de nomes de prestígio no cenário hip-hop como o MC Visel e Mano Reco, além de pista de skate, basquete de rua e grafite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário