terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vera Holtz interpreta a própria mãe em filme sobre a atriz e a família

Documentário é produzido em casarão onde Vera cresceu com três irmãs.
Prédio em Tatuí (SP) tem quase 100 anos: 'Resgatar a memória', diz diretor.

Do G1 Itapetininga e Região

A atriz Vera Holtz interpreta a própria mãe, Terezinha Fraletti Holtz, em um filme biográfico sobre as histórias da atriz e da família. Há trechos do documentário que mostram o casarão onde Vera e as três irmãs Teresa, Rosa e Regina passaram a infância e adolescência. O prédio no Centro de Tatuí (SP) está prestes a completar 100 anos.
Vestida como a própria mãe, Vera Holtz grava documentário (Foto: Reprodução/ TV TEM)

“A ideia de todas entrarem no filme, de que nós somos uma só, de que eu e as três somos uma só. Foi bastante emocionante, uma surpresa para elas [irmãs] saberem que o corpo é igualzinho. A Rosa me contou que é igualzinha a mão, o jeito de pegar no cabelo, a postura. E de costas é inconfundível”, conta Vera sobre a semelhanças com a mãe.

As irmãs Regina e Teresa confirmam o quanto as duas são parecidas: “Principalmente quando está de perfil, de costas, a forma de pegar nas pernas. Lembra muito mamãe”, conta Regina. “Quando chegávamos aqui mamãe sempre estava assim, arrumadinha, com batom, brinco, colar de pérola. Ela dormia de bobe para acordar penteada, nunca a víamos mal arrumada”, lembra Teresa.

'As Quatro Irmãs'
Durante duas semanas, uma equipe técnica de Curitiba (PR) passou a conviver com as quatro irmãs no casarão. O documentário que tem o título de "As Quatro Irmãs” é dirigido pelo cineasta e jornalista Evaldo Mocarzel. “É um filme sobre as quatro irmãs: Teresa, Rosa, Vera e Regina. Resgatando a memória, transitando por esse casarão, fazendo pratos da família Fraletti Holtz, como bacalhau do ‘pai Pedro’”, destaca.

Rosa Holtz ressalta que além de contarem suas histórias à outras pessoas, o filme é uma oportunidade para reviverem parte de suas vidas. “Para gente é uma coisa extremamente gratificante, amorosa, depois de 10 anos do falecimento de mamãe, esse encontro inusitado. É muito emocionante. A gente passa a viver e sentir aquelas emoções pueris, da infância, de quando éramos crianças e adolescentes.”
Para a atriz, filme vai retratar um período de maior delicadeza (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

‘Tempo da delicadeza’
Para Vera, uma das intenções do material é retratar um período em que havia mais inocência e carinho entre as pessoas. “Ficou uma efervescência muito sensível desse tempo de delicadeza. Isso até o Evaldo [diretor] fala: ‘É um afresco civilizacional do tempo da delicadeza’”, opina.

Outro objetivo foi a utilização dos cenários vivos na memória da atriz e das irmãs. “Por exemplo, o céu de Pereiras, o som da seresta da cantoria, meu mar de Mongaguá, onde passei minha infância e adolescência. Esse estilhaço de memória ele [o diretor] queria captar para fazer o documentário”, explica.

Documentário mostra a história das quatro irmãs Regina, Vera, Teresa e Rosa (Foto: Reprodução/ TV TEM)


Filme dirigido por Evaldo Mocarzel mostra casarão onde atriz cresceu e família (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário