quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Recanto do Bom Velhinho

Instituição cuida de pessoas desabrigadas, em sua maioria, sem família.

Revista HADAR ed. Set/2015

Iniciou suas atividades no ano de 1989 pela Sr.ª Maria Benedita Garcia Bueno e sua família, que morando em casa alugada, de forma caridosa, acolhiam pessoas desabrigadas, andarilhos e lhes prestavam assistência material, espiritual e saúde. Esse é o começo da história do do Recanto do Bom Velhinho.

A diretoria vem se empenhando desde 2004 em regularizar a situação financeira da instituição, que é mantida quase que, exclusivamente, com doações da comunidade e da aposentadoria dos internos. Internos esses, em sua maioria, sem família. Também há idosos e portadores de deficiência, em idade entre 29 e 90 anos.

Conforme explica José Joaquim Mendes Castanho, administrador da instituição, ela oferece para os assistidos: assistência médica, tratamento fisioterápico de acordo com as prescrições médicas sempre que for necessário, alimentação balanceada com cuidados especiais com os diabéticos e hipertensos, conforme orientação da nutricionista. Além da recreação; festas comemorativas, aniversariantes do mês, ouvir músicas, assistir filmes, leitura, comentários, cantos, passeios, lanches especiais e visitas familiares. "Para tanto, contamos com o trabalho voluntário das Igrejas da nossa cidade. Também temos uma parceria com o CRAS de Tatuí - onde, quinzenalmente, há oficina de artes, para incentivar os internos que conseguem executar atividades como pintura, recorte, dobraduras (papel e tecido), tricô", explica.

O Recanto do Bom Velhinho atende, atualmente, 52 pessoas (29 mulheres e 23 homens) e tem duas alas, uma masculina e outra feminina. Há cozinha, despensa, lavanderia, sala de fisioterapia, sala de visitas, áreas de enfermagem e almoxarifado. contam também com uma ampla área externa descoberta para convivência (bancos, vegetação e outros).

Quem quiser, pode ajudar o Recanto do Bom Velhinho de diversas formas, como levando as doações até as instalações da instituição ou ligando no número (15)3251-2669, para que eles façam a retirada. E quem quiser pode doar para nossa conta do Banco do Brasil (Agência 0511-8 - Conta Corrente 22201-1) ou, simplesmente, doar notas fiscais ou cupons fiscais, solicitando a nota sem o CPF e depositando nas urnas em locais identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário