sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Projeto “De Olho no Futuro” dá assistência oftalmológica aos alunos da rede municipal de educação de Tatuí

Crédito Foto
Comunicação Tatuí - Evandro Ananias    
Alunos recebem acompanhamento e tratamento oftalmológico gratuitamente. 

Tatuí é a única cidade da região que possui um projeto, dentro das escolas da rede municipal de ensino, que oferece acompanhamento oftalmológico para os alunos do primeiro ao nono ano do ensino Fundamental. Trata-se de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo e de Saúde.

Anualmente, os estudantes recebem, dentro da própria escola, a visita da professora e auxiliar de enfermagem Elisabete Gonçalves, que faz a triagem e identifica os casos que necessitam ser encaminhados para o oftalmologista. “Algumas coisas são perceptíveis como uma mancha ou vermelhidão. Já através do exame conseguimos identificar o grau de dificuldade de visão de cada um”, explicou.

Após a coleta das informações, os alunos são agendados para passar por uma consulta médica no Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas), com o oftalmologista Jorge Mendonça. O atendimento acontece sempre às quintas-feiras, a partir das 17h30, onde são atendidas em média 20 crianças. A sala é equipada com todos os aparelhos necessários para diagnosticar. “Esse projeto inédito é importante, pois o diagnostico precoce possibilita um resultado mais eficaz e também diminuiu a fila de espera nos atendimentos dos postos de saúde. No procedimento normal, a criança teria que passar primeiro por um pediatra para depois fosse encaminhada ao oftalmologista”, completa o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

Em média são atendidos, por ano, 10 mil estudantes da zona urbana e rural. De acordo com os dados, apenas 13% do total de alunos atendidos possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade visual. Os resultados desse programa são visíveis dentro e fora da sala de aula. “Nós podemos observar uma melhora de 100% no rendimento escolar dos alunos que começaram a utilizar óculos. Além disso, eles passam a se sentir mais seguros no convívio social e no relacionamento com colegas e professores. Uma ação aparentemente simples, mas que melhora de verdade a qualidade de vida dos nossos estudantes”, finaliza a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário