quinta-feira, 28 de maio de 2015

Maior evento mundial do cavalo Lusitano acontece em Araçoiaba da Serra

A 34ª Expo Internacional do Puro Sangue Lusitano e o 2nd International Riding & Dressage Meeting (IRDM) vão movimentar as pistas da Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), a partir desta quinta-feira (28). O evento, que segue até domingo (31), vai reunir mais de 500 animais em 40 horas de atrações variadas, consolidando-se como o maior evento mundial do cavalo Lusitano na temporada

Uma festa no campo no melhor estilo. Criadores de todo o Brasil e de vários países. Programação diversificada. Concurso de Modelo e Andamentos com a nata dos animais de várias gerações. Competições esportivas de Adestramento, Salto e o Grand Prix de Velocidade. Disputas internacionais de Adestramento e Paraequestre válidas como observatórias para os Jogos Panamericanos de Toronto, em julho, e as Olimpíadas do Rio 2016. Negócios nas conversas ao redor das mesas da área VIP, em torno da pista Donaire - palco das atrações da Expo -, e no tradicional Leilão Internacional Luso Brasileiro. Mostra de fotos contanto a trajetória da ABPSL ao longo dos 40 anos de sua fundação. Fórum com juízes olímpicos, treinadores internacionais, mestres do Adestramento e Paraequestre. E muita confraternização.

Essa a proposta da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e do International Riding & Dressage Meeting (IRDM),idealizado pelo criador Victor Oliva e a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que se uniram esse ano para promover esse misto de evento esportivo, de negócios e de lazer que reúne criadores, proprietários, cavaleiros e amantes do cavalo e dos esportes equestres do Brasil e do exterior. É o maior e melhor evento mundial do cavalo Lusitano na temporada.Pelas pistas Sol, Donaire e pelo picadeiro Ícaro da Coudelaria Ilha Verde vão passar mais de 500 cavalos em competições diversificadas. Um deleite para o público seleto que deve ultrapassar a casa dos mil no fim de semana.

Confira as principais atrações da XXXIV Expo Internacional do PSL e do IRDM.

Concurso de Modelo e Andamento: divididos por sexo e categoria de idade, os animais serão avaliados morfologicamente e comparados por um trio de juízes, esse ano composto por Nuno Santos Pereira e Antonio Pedro Andrade Vicente, ambos de Portugal, e Yves Mamzanares, da França. As fêmeas serão julgadas na quinta-feira (28) e os machos na sexta-feira (29) e domingo (31). Os campeões de cada categoria retornam à pista no domingo (31) para disputa dos grandes campeonatos. Pista Donaire.

Copa de Adestramento Ten. Cel. Sérgio Murillo de Almeida Cerqueira Filho: a prova abre as atrações da Expo na manhã de quinta-feira (28). Com representantes de várias categorias, será válida como II etapa do ranking paulista 2015 da ABPSL. Pista Donaire.

Copa ABPSL de Salto: com obstáculos de 0.80m a 1.20m, a prova é atração a partir das 20h00 da quinta-feira (28). Pista Donaire.

Grand Prix de Velocidade: a competição mais empolgante da temporada promete levantar a torcida a partir das 19h00 do sábado (30). Competem amazonas e cavaleiros a partir dos sete anos até atletas profissionais.Pista Donaire.

CDI3* - Concurso Internacional de Adestramento: a Coudelaria Ilha Verde é oúnico haras particular no País a sediar um Concurso Dressage Internacional (CDI3*/CDIYR/CDIJR). Serão três dias de provas, de sexta (29) a domingo (31), às 09h00, na pista Sol. O Prix St. George, na sexta-feira será válido como última observatória em solo nacional para os Jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá, em julho, e primeira observatoria para as Olimpíadas do Rio 2016. Contando com um estrelado time de juízes olímpicos, o CDI3* Ilha Verde reunirá a nata dos atletas da modalidade em competições que também abrangem as categorias Junior (CDIJR) e Jovens Cavaleiros (CDIYR). Evento com organização da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e chancela da Federação Equestre Internacional (FEI). Pista Sol.

Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI3*): reúne atletas paraequestres em prova adaptada de Adestramento, com diferentes graus de dificuldade, conforme a deficiência física do atleta, como cadeirantes e atleta cego. Para disputar vaga na Paraolimpíada de Toronto é necessário que o atleta alcance nota mínima de 60% nos dois primeiros dias de competição para se habilitar a vaga na equipe; e a CBH estabeleceu o critério mínimo para os Jogos Paraolímpicos de 65% na prova individual do 2º dia de competição.

Concurso de Adestramento Nacional (CAN): dentro da programação do IRDM, a disputa reúne amazonas e cavaleiros de diferentes níveis técnicos.Provas na sexta-feira (29) às 13h00 e domingo (31) às 13h30. Pista Sol. Pista Sol.

II Fórum Internacional de Adestramento Ilha Verde: juízes olímpicos como palestrantes, aulas públicas, interação entre palestrantes e público e marketing esportivo são atração do Fórum que acontece na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), sempre depois das 18h00, na pista Sol e picadeiro Ícaro. O evento é gratuito e podem participar atletas de várias modalidades hípicas, treinadores, criadores, proprietários e quem se interessa por esportes equestres.

XVI Leilão Internacional Luso Brasileiro – Geração Tulum: referência mundial em comercialização do cavalo Lusitano atrai criadores de vários países. No sábado, 30, a partir das 13h00, serão disponibilizados 35 lotes da melhor safra dos plantéis da anfitriã Coudelaria Ilha Verde e das coudelarias Rocas do Vouga, de Manuel Tavares de Almeida Filho, e Alegria dos Pinhais, de Luis Ermírio de Moraes. Pautado pela excelência dos animais ofertados, os compradores terão à disposição animais consagrados em pistas funcionais e de morfologia, com destaque para cavalos destinados ao Adestramento, foco da seleção destes criatórios. Picadeiro Ícaro.

Aprovação de Garanhões: na sexta-feira (29) às 19h00. Pista Donaire

Apresentações Especiais: na sexta-feira (29), às 19h30, apresentação de Atrelagem seguida da apresentação dos animais do Leilão. No sábado (30), às 18h30, apresentação de Rédeas. Pista Donaire

O evento também terá programação social, com coquetéis e shows musicais.

A 34ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano tem organização e promoção da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), e o International Riding & Dressage Meeting de Victor Oliva e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário