quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conservatório de Tatuí abre inscrições para III Seminário de Regência

O Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abriu inscrições para o III Seminário de Regência, ação integrante do projeto Coreto Paulista. O evento será realizado de 22 a 25 de junho, em Tatuí (SP). As inscrições para duas modalidades diferentes podem ser feitas até o dia 5 de junho (regentes ativos) e 18 de junho (regentes participantes). A coordenação é do maestro Dario Sotelo.

O Seminário de Regência consiste em uma série de aulas técnicas, ensaios abertos, palestras, recitais e concertos, com ênfase em banda sinfônica. O objetivo do evento é a renovação de conhecimento musical, repertório mundial e repertório brasileiro, além de renovação de técnicas de ensaio e conscientização sobre a necessidade de intercâmbios entre instituições.

O evento é voltado a regentes de bandas sinfônicas, estudantes de regência e músicos em geral. São oferecidas duas modalidades de participação: regentes ativos (para os que desejarem reger obras publicamente) e regentes participantes (que frequentarão as atividades).

Para a modalidade regentes ativos, as inscrições estão abertas até o dia 5 de junho – pessoalmente ou via internet. Já para os regentes participantes, as inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 18 de junho. Para se inscrever em qualquer das modalidades basta acessar o site conservatoriodetatui.org.br/seminarioderegencia e efetuar pagamento de taxa única de inscrição no valor de R$ 10. As inscrições somente serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário referente à taxa de inscrição. Alunos regularmente matriculados e professores do Conservatório de Tatuí terão gratuidade na taxa de inscrição. Todos os inscritos serão automaticamente aceitos nas atividades pedagógicas e artísticas do evento e terão acesso gratuito a todas as atividades oferecidas, inclusive os concertos.

O interessado que se candidatar à vaga de regente de um dos concertos oferecidos no evento também deve informar, na ficha de inscrição, link onde possa ser acessado vídeo que comprove sua atuação como regente e preencher breve currículo. Estes serão os itens a serem avaliados na seleção dos candidatos. Serão, ao todo, 21 selecionados para a participação “ativa”.
O Conservatório de Tatuí também oferece, aos 40 primeiros candidatos inscritos, maiores de 18 anos, terão direito a alojamento gratuito.

A lista dos candidatos aprovados para participação como ativo será divulgada a partir do dia 12 de Junho, já com a obra designada. Os que não forem aprovados para participação como regente ativo estarão automaticamente inscritos como participantes. Serão oferecidos certificados.
Os programas dos concertos aos quais os interessados poderão se candidatar a contam com obras de James Curnow, Alfred Reed, Wolfgang Amadeus Mozart, Edson Beltrami, Otto M. Schawrz, James Barnes, Richard Strauss, Carl Wittrock, Philip Sparke, Victoriano Valencia Rincón, Bert Appermont e Arturo Marquez.

Palestrantes – As atividades de prática de regência serão coordenadas pelo Dario Sotelo (regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí), com participação do maestro Matthew George (EUA), doutor em regência e chefe do Departamento de Música da Universidade de St. Thomas na cidade de Mineapolis/St. Paul nos Estados Unidos.

Programação – O III Seminário de Regência terá início às 9h da segunda-feira, 22, com abertura oficial da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e ministração da palestra “Construindo a Sonoridade do Conjunto Sinfônico”. Em seguida, haverá ensaio sob regência de Matthew George. Às 14h acontece o seminário “Harmoniemusik” – Os Sopros no Período Clássico – Dario Sotelo, orientação e, às 15h50, seminário Preparação de Partitura – Obra “Duende”, de Victoriano Valencia.
Na terça-feira, 23, haverá ensaio aberto a partir das 9h com os regentes ativos e participantes. Às 14h ocorrerá o seminário “Trabalhando com os Elementos Básicos”, seguido, às 15h50, do seminário “Construindo a Música”.

Na quarta-feira, 24, a partir das 9h, haverá ensaio aberto, sempre com orientação técnica. Às 14h, será realizado o seminário Comunicação Gestual – Obras “Duende e Suite” e, às 15h50, o seminário O Gesto de “Anacruse”, Elemento Fundamental e Estrutural da Regência.
Na quinta-feira, 25, a partir das 9h, serão oferecidos ensaios abertos com orientação técnica e, às 14h e 15h50, dois seminários: Construindo a Interpretação de Obras Novas e Forma Musical e Interpretação – Obra “2ª Sinfonia”, de Alfred Reed.

Em todos os dias haverá concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, às 20h30, precedido de encontro com o público para explanação de detalhes das obras às 20h. Os concertos serão sempre realizados no Teatro Procópio Ferreira, à Rua São Bento, 415, sendo que os ingressos podem ser retirados de terça a sexta, das 14h às 17h30 e das 19h às 21h, ou uma hora antes do início das apresentações.

SERVIÇO
Coreto Paulista – III Seminário de Regência
22 a 25 de Junho de 2015
Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Inscrições: R$ 10,00
Até 5 de junho (regentes ativos) ou até as 18h do dia 18 de junho (participantes)
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário