sábado, 30 de maio de 2015

2º Encontro dos Desenhistas Urbanos de Sorocaba

No dia 13 de junho, das 9:30 às 12h, os apreciadores do Desenho e da Pintura tem um encontro marcado com os Desenhistas Urbanos de Sorocaba na frente da Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Trata-se do segundo encontro do grupo, que iniciou suas atividades em maio. A primeira edição aconteceu na frente da antiga estação ferroviária e reuniu um grupo bem animado, que além de praticar o desenho, conversar e aprender em conjunto, pôde ainda apreciar a exposição da artista Iza Figueiredo no MACS.

Neste segundo encontro, a Catedral e seus arredores serão a fonte de inspiração para que ao longo da manhã, os participantes registrem livremente nos seus cadernos os motivos mais interessantes (arquitetura, paisagem, pessoas). Ao final do evento, os participantes serão incentivados a compartilhar suas experiências e os desenhos que foram produzidos, e que posteriormente, poderão postar no grupo Desenhistas Urbanos Sorocaba do Facebook.

A proposta do projeto é organizar encontros entre desenhistas urbanos em Sorocaba e região, incentivando não apenas a prática do desenho, mas também o convívio e a troca de experiências entre artistas, amadores e profissionais. Ser um desenhista urbano é ter prazer em estar ao ar livre, reaprender a olhar para a nossa cidade, a apreciar a beleza das pequenas coisas, que na correria do dia-a-dia deixamos passar. Desenhar e pintar nos ensina a desacelerar o olhar e a mente, tão sobrecarregada de informações e imagens do mundo virtual.

O movimento dos Desenhistas Urbanos não tem fins lucrativos, nem custo aos participantes. É um encontro informal, aberto a pessoas de todas as idades, com ou sem experiência anterior, interessados em compartilhar o prazer de desenhar ao ar livre, não sendo, portanto, uma aula de desenho e pintura. Para participar não é necessário realizar inscrição prévia. Cada participante deverá levar seus próprios materiais de desenho e/ou pintura. Recomenda-se também que os interessados levem algum banquinho dobrável (ou algo improvisado) para sentar. O objetivo principal é a troca de ideias e experiências num exercício coletivo criando uma dinâmica própria, estabelecendo uma “rede” e uma base de diálogo entre os desenhistas da cidade.

O evento é organizado pelos artistas Joaquim Marques e Letícia Barreto, proprietários e professores do ateliê-escola Nextart Brasil, em colaboração com Marcel Bartholo, ilustrador, caricaturista e professor de Ilustração e Desenho de Humor na mesma escola. 

O projeto Desenhistas Urbanos Sorocaba, aos moldes dos movimentos semelhantes em outras partes do mundo, é um coletivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os locais por onde viajam. Encontram-se para desenhar periodicamente e compartilham experiências e a paixão pelo desenho. Os diários gráficos (pequenos cadernos de desenho) são utilizados como forma de apontar ideias para futuros projetos, registrar o quotidiano, e acima de tudo treinar a observação e incentivar o ato de desenhar sempre e em todo lugar.

Para saber mais sobre esta 2ª edição e também sobre os futuros eventos do grupo, acesse:


Joaquim Marques, Letícia Barreto e Marcel Bartholo
Nextart Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário