terça-feira, 28 de abril de 2015

Panela de vidro é a melhor para uso doméstico, recomenda nutricionista tatuiana

(Foto: Reprodução/TV TEM)

Material não solta substâncias prejudiciais à saúde, afirma especialista.

Sabão também deve ser bem escolhido, segundo professor de química.

Do G1 - A grande variedade de panelas disponíveis no mercado deixa muitas donas de casa com dúvida na hora de escolher qual a melhor opção. Para a nutricionista Ana Cristina Monteiro, que mora em Tatuí, alguns dos materiais usados podem prejudicar a saúde. “O melhor é o vidro, pois não libera as substâncias perigosas. No entanto, ele precisa de mais cuidados por conta da sua baixa resistência”, afirma.

Segundo a especialista, as panelas de cobre são as que mais afetam o organismo. Ana revela que entre os metais, o inox é o que menos prejudica a saúde das pessoas. Mas ela ressalta que muitos consumidores ainda compram pensando só na economia. “Hoje a panela de teflon é muito utilizada por conta do preço”, lembra a nutricionista.

Contudo, o professor de química Paulo Arthur alerta que o sabão ou detergente usados na limpeza não podem ter muita acidez. “O PH não pode estar alto. Até porque isso pode machucar as mãos de quem está lavando”, fala.

De acordo com o docente, os detergentes industrializados têm a acidez mais próxima do teor indicado do que aqueles caseiros. “O ideal é comprar o sabão ou detergente neutro, pois são os melhores para trabalhar com os utensílios domésticos”, comenta.

Entretanto, há quem ainda se utilize de materiais mais rústicos como a dona de casa Benedita Martins, que possui utensílios de pedra e ferro. Segundo ela, a escolha por panelas deste tipo se deve ao sabor que a comida ganha. “Dá um gosto diferente, o alumínio não conserva da mesma forma”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário