sábado, 10 de agosto de 2013

Em Tatuí, Fundecitrus faz alerta contra inseto transmissor da pior doença da citricultura

Gabriela Marques

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) formou com produtores de citros de Avaré e região, incluindo Tatuí, um grupo de manejo regional para controlar o inseto que transmite o greening, a pior doença da citricultura. O Fundecitrus criou um sistema online, chamado Alerta Fitossanitário, em que os produtores enviam o número de insetos encontrados no pomar e, com esses dados, são gerados relatórios e mapas da propriedade e região.

Com as informações em mãos, os produtores se unem para fazer pulverizações em conjunto. Essa aplicação conjunta é meio mais eficaz de combate ao inseto. Tem produtores que relatam que diminuiu em 90% o número de insetos encontrados no pomar após o início do grupo. Esse sistema também gera economia e menos impacto ao meio ambiente, pois o produtor só vai aplicar inseticidas no momento correto, com a certeza da presença do inseto no pomar.

O greening é responsável pela erradicação de mais de 26 milhões de pés de laranja desde 2005. Neste ano, já foram eliminados 3,7 milhões de pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário