terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Músicos de Tatuí participam de festival internacional no Uruguai


Do G1 - Os nove músicos que integram o grupo ‘Noneto de Casa’, formado em Tatuí, se preparam para participar do festival internacional “Jazz a la Calle”, no Uruguai.

A apresentação do grupo será no próximo sábado (19), por isso, todos embarcam para a cidade de Mercedes nesta quarta-feira (16), partindo do aeroporto de Guarulhos (SP).

Segundo o baterista do ‘Noneto de Casa', João Casimiro, a maior preocupação do grupo é com os instrumentos. Em outra viagem internacional que fez em 2012, foi preciso pagar taxas extras para embarcar. “Já para este ano, iremos por uma companhia aérea maior e que libera alguns instrumentos para serem levados como bagagem de mão”, comenta.

Ao todo, são nove músicos e nove instrumentos: Diego Garbin (trompete), Dô de Carvalho (saxofones), Fabio Oliva (trombone), Isaias Alves (saxofones), João Casimiro (bateria), Wellington Viana (saxofones), Rafael Amarante (guitarra), Reynaldo Izeppi (trompete) e Tiago di Bella (baixo). Casimiro afirma que no caso dele, bateria, só levará os pratos. “A organização do evento disponibiliza a estrutura da bateria. Eu levo os pratos pois eles são muito pessoais. O músico consegue de adaptar facilmente aos outros elementos da bateria, mas os pratos são únicos”, comenta.

O baterista comenta que a seleção deles para participar do festival foi uma surpresa. “Por ser um grupo grande, tínhamos muitas dúvidas. Achamos que não daria certo porque, com muita gente, acaba sendo mais difícil por questão de passagens e custo. O custo fica mais alto. Então, quando saiu a notícia, ficamos felizes, não estávamos esperando”, diz.

O festival teve início no último sábado (12) e segue até o dia 20. É realizado em uma praça e reúne 30 grupos de três países latinos: Uruguai, Argentina e Brasil. Segundo a organização, são 13 grupos brasileiros dos estados de Saulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

A expectativa é que mais de 2,5 mil pessoas acompanhem a apresentação do grupo de Tatuí. Para quem participa pela primeira vez de um festival internacional, a expectativa é grande. O músico Jonatas de Carvalho toca sax alto, sax soprano e flauta. Nesta primeira viagem, terá dupla missão. “Eu faço parte de dois grupos que foram aprovados para o festival, então vou participar dos dois. É uma experiência nova, principalmente, porque eu nunca tinha saído do Brasil. Agora vou e para tocar”, diz emocionado.

Para a apresentação, o grupo preparou um repertório autoral, o que para eles não é novidade já que a maior parte das músicas trabalhadas são compostas pelos integrantes. “Temos músicas compostas especialmente para o Noneto, temos algumas que o pessoal já tinha porque tocava em outros grupos e acabamos transcrevendo para o Noneto. Tem ainda músicas de outros autores, mas que colocamos nosso arranjo”, diz o trompetista, compositor e arranjador Diego Garbin.

Para o guitarrista Rafael Amarante, participar de festivais internacionais é uma maneira de trocar experiência e enriquecer o conhecimento. “Tem muitos músicos bons nesses festivais. Tem gente do mundo inteiro tocando e a gente entra em contato. Isso ajuda até a enriquecer nossa própria música”, afirma.

O músico Tiago di Bella também afirma estar ansioso. “Todo mundo gosta muito e trata a gente muito bem. Isso é muito importante porque a gente sente que é recíproco. Há uma energia quando a gente toca e vê as pessoas que assistem envolvidas”, ressalta.

Noneto de Casa
Formado por músicos que estudam ou trabalham no Conservatório de Tatuí, o grupo uniu-se no final de 2010 com o intuito de proporcionar um espaço para a produção instrumental. No ano seguinte, participou de workshop e fez apresentação ao lado da reconhecida e veterana Banda Mantiqueira. O grupo tem como principal característica a multiplicidade de experiências, que se reflete em suas obras e na maneira como conduzem o grupo, por meio da direção coletiva. Suas principais referências são Maria Schneider, Moacir Santos, Dave Holland e Banda Mantiqueira.

O Noneto de Casa participou de diversas apresentações em Tatuí e Campinas. Participou do Painel Instrumental 2012 de Tatuí, fazendo a abertura do show de Hermeto Pascoal e Grupo. Participou também de diferentes festivais, sendo o último a 30ª FAMPOP (Feira Avareense de Música Popular em Avaré).
Músicos do 'Noneto de Casa' participam de festival internacional de jazz no Uruguai. (Foto: Divulgação / Noneto de Casa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário