terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Professores reivindicam prestação de contas do Fundeb em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

Aproximadamente 100 professores fizeram uma manifestação nesta segunda-feira 17 em Tatuí. O grupo reivindica prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os professores da rede municipal de ensino se reuniram na Câmara de Vereadores e de lá seguiram em passeata até a sede da Secretaria de Educação. Segundo os manifestantes, há dinheiro das verbas depositadas pelo governo federal e que deverá ser repartida entre os professores. Eles afirmam ainda que o atual prefeito se nega a fazer esse repasse.

O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí informou que, em nenhum momento, o prefeito disse que não pagaria o bônus. Informou também que a manifestação teve cunho político-partidário, tendo em vista que a prefeitura sempre pagou o funcionalismo público em dia, nos últimos oito anos.

A assessoria do prefeito explicou que as contas referentes ao bônus mérito de valorização do ensino são fechadas sempre no início do ano seguinte. De acordo com a nota, a prefeitura aguarda a liberação da última parcela do Fundeb, que deverá ocorrer no dia 28 deste mês. Sem esse valor, não há como fechar as contas e pagar o bônus.

A prefeitura informou ainda que em 2011, o bônus foi pago em 31/01/2012, beneficiando 632 professores. O valor total do bônus foi de R$ 1,4 milhão. Já os valores referentes ao ano de 2010, foram pagos em janeiro de 2011. Foram beneficiados 605 professores e o valor total do bônus foi de R$ 3,3 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário