terça-feira, 19 de junho de 2012

Homenagem a Fredy Nabhan, o poeta

ROGÉRIO VIANNA


Fredy Nabhan em
O CONTO DE NATAL TATUIANO - 2011
Foto Rodrigo Rodrigues


O Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” de Tatuí presta os pesares a família Nabhan pelo falecimento do poeta Fredy Nabhan, na sexta-feira, 15 de junho, em São Paulo.

Fredy Nabhan deixa a poesia aos 69 anos, neste outono de 2012.

Importantíssimo publicitário foi um dos pioneiros da atividade de produção de RTVC (Rádio, TV e Cinema) no Rio de Janeiro.

Como ator participou de filmes na década de 70, como Anjos e Demônios (de Carlos Hugo Christensen), A Possuída dos Mil Demônios (de Carlos Frederico Rodrigues) e da novela Irmãos Coragem, da Rede Globo, interpretando um homem do grupo de João Coragem interpretado por Tarcísio Meira.

Desde 2006, participa do espetáculo “O Conto de Natal Tatuiano” produzido pelo Núcleo “Falsa Modéstia”. Seu personagem era o Ouro, presente dado ao Menino Jesus e que representa a divindade, a perfeição e a absoluta pureza. Da primeira a quinta edição do espetáculo, Fredy fazia o uso dessas qualidades e declamava com tanto vigor a poesia de sua própria autoria, criada para aquele momento do espetáculo, que se tornou inesquecível ao público, emocionando e às vezes gerando conflito na platéia sobre Deus e o Diabo  e o fruto da Salvação que acabara de nascer. Em 2011, sem aviso prévio encenou pela última vez “O Conto de Natal Tatuiano” coma força e brilhantismo que somente Freddy, amigo e incentivador do Núcleo poderia fazer.

Importante poeta foi agraciado diversas vezes no Concurso Paulo Setúbal e representou Tatuí, a Cidade Ternura em diversas fases do Mapa Cultural Paulista.

Deixando a saudade e a lembrança memorável de um incentivador das artes, Fredy foi sepultado na manhã de sábado, 16, no cemitério “Cristo Rei de Tatuí”.

“Nada de monumento coberto de elogios. Meu epitáfio será meu nome, nada mais” – disse Byron e que agora utilizamos para comprovar a importância de Fredy Nabhan.

Fredy Nabhan em
O CONTO DE NATAL TATUIANO - 2011
Foto Arquivo Falsa Modéstia
Transcrito do blog  Rogério Vianna - Ator e Produtor Cultural - rogerioviannatatui.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário