sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Pilar do Sul | Caso Tainá: Polícia passa a tratar o caso como subtração de incapaz

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba retificou boletim de ocorrência nesta quarta-feira (28).

Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Jovem de 18 anos e filha de oito meses sumiram de Pilar do Sul — Foto: Reprodução/Facebook

28/11/2018 | A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) informou nesta quarta-feira (28) que deixou de trabalhar com a hipótese de desaparecimento no caso da jovem de Pilar do Sul (SP) Taina de Queiroz Mendes, de 18 anos, e passou a investigar como subtração de incapaz.

Segundo o delegado Acácio Leite, a retificação do boletim de ocorrência ocorreu após investigações e entrevista com o marido da jovem, Raul Kennedy da Silva, de 19 anos. “A partir das entrevistas com o pai e os vídeos que temos a gente entende que podemos ter uma subtração de incapaz. Nos vídeos mostra que ela está bem, sorrindo e em situação tranquila. Então, o desaparecimento cai por terra e já que temos a menina que pode ter sido levada induzida por um erro por conta desse indivíduo, que é procurado pela Justiça. Por conta da criança, da gravidade envolvendo a menor, vamos retificar o BO”, ressaltou.

Questionado se Taina poderá responder criminalmente por subtração de incapaz, Acácio explica que inicialmente não. "Não poderá. Mas se ela demorar para se apresentar na delegacia e afirmar que está bem, e até deixar comprometida a saúde da criança, colocar a menor em riso, isso pode comprometê-la. Quem sabe no futuro responder por maus-tratos e comprometer a guarda. Mas isso vai depender do que vai acontecer e com o andar das investigações", diz o delegado.

Ainda segundo Acácio, outros familiares serão ouvidos nos próximos dias para continuar com as investigações. Até o momento, a Polícia Civil não trabalhará com a hipótese de sequestro. "Conversamos com o marido, mas serão ouvidas outras testemunhas em Pilar do Sul para agregar com as investigações. Não vamos trabalhar ainda com a hipótese de sequestro porque não há pedido de resgate e não há elementos que mostrem o cárcere privado", diz Acácio.

Sumiço

O marido da jovem, Raul Kennedy da Silva, de 19 anos, registrou boletim de ocorrência de desaparecimento logo após o sumido de Tainá, no dia 3 de novembro.

Porém, ele suspeita que o ex-patrão Luis Fernando Lourenço tenha sequestrado as duas. Luis Fernando enviou imagens das duas à família e negou o sequestro.

Ao G1, o marido da jovem conta que viajou a trabalho para Castilho (SP) e, quando retornou para casa, não encontrou mais a esposa e a filha. Ele acredita que as duas tenham sido levadas pelo ex-patrão dele em uma empresa de Sorocaba (SP).

Raul ainda afirma que conheceu o ex-patrão, Luis Fernando Lourenço, há quatro meses, em Sorocaba. Ele se apresentou como cantor e empresário e ofereceu emprego para o rapaz entregar outdoor em cidades do interior de São Paulo. "Ele levou a gente em shows e se mostrava uma pessoa que tinha conhecimento, importante. Nunca tive problema com ele, mas é um cara invejoso e não aceitava ver a gente feliz. Não sei por qual motivo está fazendo isso comigo", diz.

De acordo com Raul, os vídeos foram encaminhados por Luis Fernando para ele e parentes logo após o desaparecimento da esposa e filha.

Policiais civis de Pilar do Sul ligaram para Luis no número usado por ele para enviar as mensagens. O suspeito disse que as duas estavam bem, mas não contou onde estavam. Depois, policiais e familiares não conseguiram mais contato.

Nas imagens é possível ver Taina deitada em uma cama ao lado da filha. O homem que filma é o suspeito. Ele faz questionamentos e Taina responde. Segundo o delegado Acácio Leite, os vídeos não foram encaminhados para a Polícia Civil.

Parentes da jovem acreditam que ela apresentou sinais de que está sendo ameaçada nos vídeos enviados à família.

Em entrevista ao G1, a prima de Raul, Aline Trindade, afirma que nas imagens do vídeo Taina está abatida, magra e faz sinais de nervosismo com as mãos e olha para o lado. "Eu considero ela como minha prima e a conheço. Acho muito estranho tudo o que está acontecendo. Nos vídeos ela aparece com a mesma blusa, muito magra e tem um roxo no braço. Ela olha para o lado como se tivesse outra pessoa e faz sinais quando está nervosa", aponta a prima.

Foragido

O homem suspeito de sequestrar a jovem é foragido da Justiça há cerca de um ano, segundo a Polícia Civil.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Luis esteve preso em 22 de outubro de 2013 pelo artigo 158, que é constranger alguém mediante violência. Mas, segundo o órgão, foi solto no dia 23 de outubro.

Ainda de acordo com a SSP, Luis foi condenado por estelionato a cumprir pena de prestação de serviços à comunidade, porém não cumpriu a determinação. Por isso, consta como foragido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário