sábado, 24 de novembro de 2018

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto às 11 horas no domingo

Grupo apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira às 11 horas, com solos dos pianistas Guilherme Frazzato e Lorraine Gregório


O Teatro Procópio Ferreira recebe neste domingo, dia 25, às 11 horas, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O concerto terá participação dos solistas Guilherme Frazzato e Lorraine Gregório, alunos do curso de Piano da escola, sob a batuta do maestro tatuiano Edson Beltrami. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.

O repertório começa com “Impressions nº 2 Ouverture para Orquestra”, obra composta pelo próprio maestro Edson Beltrami. “Escrita entre os dias 6 e 8 de novembro deste ano, a obra pretende reafirmar a utilização do tonalismo como linguagem ou recurso ainda não totalmente esgotado, se é que algum dia será. Com forte influência do impressionismo francês, utiliza também escalas exóticas orientais, bem como elementos da música contemporânea atonal”, descreve.

Em seguida, o grupo apresenta “Concerto nº 2 em Sol menor, op. 22 para Piano e Orquestra”, de Charles-Camille Saint-Saëns. A peça foi composta em 1868 e é provavelmente o concerto para piano mais popular deste autor. Começa com solo de piano tocando uma longa introdução quase como uma improvisação no estilo de uma fantasia de Bach, que será interpretado por Guilherme Frazzato. 

Para fechar, o grupo traz “Concerto nº 2 em Si bemol Maior, op. 29 para Piano e Orquestra”, de Ludwig van Beethoven, com solo de Lorraine Gregório. A música foi composta entre 1787 e 1789, embora só tenha atingido a forma como é conhecida em 1795. A obra tornou-se uma importante peça de exibição e estreia para o jovem Beethoven após sua mudança da Alemanha para Viena (Áustria). 

Criada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí sobe ao palco neste domingo com 61 integrantes – professores e alunos bolsistas da instituição. A coordenação é de Edson Beltrami, formado em Flauta Transversal pelo próprio Conservatório de Tatuí, com grande experiência em regência e intensa carreira como compositor. 

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Edson Beltrami, regência
Data: 25 de novembro, domingo
Horário: 11h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário