segunda-feira, 18 de maio de 2015

Estudantes do Conservatório de Tatuí protestam contra cortes e demissões

Do G1- Estudantes e músicos do Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, protestaram nesta segunda-feira (18) contra a demissão de funcionários e o corte de bolsas auxílios. Cerca de 100 pessoas participaram, segundo o grupo. Em passeata, eles seguiram pelas principais ruas e pararam em frente à unidade principal da instituição, onde fica o Teatro Procópio Ferreira. A PM e a Guarda acompanharam a manifestação que foi pacífica.

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, órgão responsável pelo conservatório, admitiu na semana passada que 28 músicos foram demitidos. Nesta segunda-feira, a secretaria afirmou que as bolsas estão mantidas, sendo que o primeiro edital de seleção deste ano, a Bolsa Performance, para 144 estudantes, já teve seu resultado divulgado. Os alunos receberão auxílio de R$ 750 ou de R$ 1 mil segundo a modalidade selecionada, diz o órgão.

No último sábado (26), em entrevista à TV TEM, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que os alunos não seriam prejudicados. “Fomos obrigados a fazer reajustes na atividade meio, mas mantivemos os professores, os bolsistas, sem prejudicar alunos.”

Mas, segundo os estudantes, com as demissões, a área pedagógica do conservatório foi afetada. “Estamos sem professores essenciais em algumas áreas, alguns que, aliás, eram os únicos professores do instrumento. Não temos transparência, não sabemos até quando nós vamos ficar nessa situação, por isso cobramos”, reclama o aluno Marcos Aurélio Soares Martins.

O Conservatório de Tatuí é referência no país e considerado um dos melhores da América Latina. São 51 cursos para formação de instrumentistas, atores e luthies (profissionais especializados na construção e reparo de instrumentos). Atualmente, são 2,3 mil estudantes na entidade.
(Foto: Carlos Alberto Soares/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário