quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeito reivindica curso de manutenção de aeronaves para Tatuí

O prefeito José Manoel Correa Coelho participou de uma audiência no Centro Paula Souza, na semana passada. Recepcionado pela diretora superintendente da instituição, Laura Laganá, Manu apresentou uma série de reivindicações voltadas ao setor educacional, em especial com foco na formação profissionalizante. Também estiveram na reunião o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Vicente Menezes, e o diretor da Fatec de Tatuí, professora Mauro Tomazela.

E a unidade local da Faculdade de Tecnologia foi uma das pautas principais do encontro. Além da renovação dos convênios para cursos já existentes, foram solicitadas a liberação de recursos para conclusão das obras de ampliação e adequação do prédio, incluindo um estúdio especial para o curso de produção fonográfica, espaço para criação de uma nova incubadora, além de uma quadra poliesportiva.

Manu também solicitou investimentos para reforma estrutural da ETEC Sales Gomes nas áreas civil, hidráulica e elétrica. “O governo federal já se comprometeu a liberar R$ 1 milhão à nossa Escola Industrial, através do programa Brasil Profissionalizado. É preciso que o Estado e também o município abracem essa parceria para darmos melhores condições à ETEC, permitindo inclusive o aumento no número de vagas e a realização de novos cursos que são necessidades prementes no mercado de trabalho local”, comentou o prefeito que também reivindicou a implantação de um curso de bioquímica e novos equipamentos para aulas práticas nos cursos já existentes.

Mas, o ponto central do encontro foi o pedido para criação de cursos de manutenção de aeronaves em Tatuí, uma das principais propostas do plano de governo de Manu. A ideia é transformar a cidade em referência nesse assunto, através da integração da ETEC e FATEC, que teriam como missão capacitar e formar técnicos e tecnólogos nesse segmento. A Prefeitura comprometeu-se a ceder uma área ao lado da pista do aeroporto municipal para implantação do curso. “Vale lembrar que nossa cidade é reconhecida pela qualidade de sua pista atual para pouso e decolagem, de seus angares e oficinas, bem como pela tradição de seu aeroclube que é referência nacional de voo a vela. Justamente por isso temos recebido inúmeros empresários desse setor interessados em se instalar no município”, explicou Manu.

Tatuí receberá ainda, através de parceria com o Centro Paula Souza, a unidade móvel do programa Via Rápida Emprego, que além de formar profissionais em cursos de curta duração, oferece bolsa-auxílio para os alunos no valor de R$ 210. Os cursos já solicitados, de maneira formal através de ofício, são: panificação, imagem pessoal – que inclui formação de cabeleireiro, manicure e pedicuro, além de maquiagem -, e de confecção. A expectativa é que as carretas, equipadas com laboratórios práticos, cheguem ao município ainda este ano.


Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 210 Escolas Técnicas e 56 Faculdades de Tecnologia estaduais em 159 municípios paulistas. As ETECs atendem cerca de 220 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 120 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços. Este número inclui três cursos técnicos oferecidos na modalidade semi-presencial, 20 cursos técnicos integrados ao ensino médio e dois cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas Fatecs, mais de 61 mil alunos estão matriculados nos 62 cursos de graduação tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário