quarta-feira, 26 de agosto de 2020

COOP amplia doações para Banco de Alimentos e Mesa Brasil

Coop já encaminhou mais de 2,233 mil toneladas de alimentos para os dois programas

Marli Popolin 

24/08/2020 | Em seus 66 anos de existência, a Coop - Cooperativa de Consumo sempre exercitou o 7º princípio cooperativista - interesse pela comunidade, onde possui unidades de negócios. E neste momento atual de pandemia, o verbo compartilhar está cada vez mais forte e presente. E o resultado são as doações crescentes para os Banco de Alimentos, mantidos pelas prefeituras em algumas cidades, e o Mesa Brasil, coordenado pelo Sesc - Serviço Social do Comércio.

Os dois programas foram desenvolvidos visando o combate à fome e ao desperdício e os produtos destinados são aqueles que se encontram fora dos padrões de comercialização, mas que ainda são adequados para o consumo. As organizações parceiras coletam, transportam e distribuem os produtos para instituições que atendem crianças, jovens e adultos em situação de carência alimentar.

Desde 2016, a Coop já encaminhou mais de 2,233 mil toneladas de alimentos para os dois programas e, para se ter ideia, no primeiro semestre deste ano foram doadas cerca de 374,9 toneladas contra 341,3 no mesmo período de 2019. Grande parte da doação é composta de frutas, legumes e verduras.

Luciana Benteo, coordenadora das ações de Responsabilidade Social da Coop, explica que o volume de alimentos doados se refere a gêneros em perfeitas condições de consumo e se não fosse a parceria com os programas, os alimentos seriam descartados afetando a alimentação de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Coop: atualmente, é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, possui mais de 850 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos, 32 lojas de supermercados, sendo duas em Tatuí, 24 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos e duas em Sorocaba, além de três postos de combustíveis e 57 drogarias. 

Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes das cidades onde conta com unidades de distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário