sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Conservatório de Tatuí participa do Intensivão #CulturaEmCasa com aula ao vivo sobre Viola Caipira

Prof. Zeca Collares fará aula online e gratuita no dia 25 de agosto, às 17h, para falar sobre a Cultura Popular e a Viola Brasileira

Zeca Colares (Prefeitura de Tatuí / Divulgação)
21/08/2020 | O Conservatório de Tatuí participa, na próxima terça-feira, dia 25, do Intensivão #Cultura Em Casa. A aula ao vivo (live) terá como tema “Cultura Popular e a Viola Caipira” e será ministrada por Marcus Held, professor do curso de Viola Caipira na instituição. A transmissão será às 17h e pode ser acompanhada gratuitamente pelo site www.culturaemcasa.com.br

“Esta será uma aula lúdica e dirigida ao público em geral – pessoas com e sem noções teóricas musicais. Será uma aula abrangente sobre a viola caipira e sua ligação com o universo popular dos ‘causos’ e das lendas: como as diversas afinações da Viola e sua relação com os pactos profanos e sagrados. A música caipira é uma síntese de elementos cultural/musical do colonizador português, do africano, do índio, dos colonos emigrados de países do mundo inteiro. E isso deu a ela traços como o suingue, a diversidade rítmica, o que fez com que ela tivesse característica própria, a cara do nosso povo. Por isso, a necessidade, da valorização, do estímulo, da fomentação, da democratização para que esse patrimônio tenha continuidade”, comenta Zeca Collares.

Com mais de 25 anos atuando como músico profissional e mais de 30 anos como professor, Zeca atua no Conservatório de Tatuí desde 2018, quando a Abaçaí Cultura e Arte incluiu o curso de Viola Caipira na grade de habilitações da instituição. Músico, compositor, instrumentista e professor, é bacharel em Cinema, possui uma longa trajetória com a música regional brasileira, uma técnica peculiar como instrumentista e muita sensibilidade. Ele mostra em suas composições vocais/instrumentais, uma fusão entre a música brasileira de raiz, o jazz, o barroco e elementos contemporâneos. Tem sete discos lançados, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como: Hermeto Pascoal, Duofel, MPB4, Pena Branca (da dupla Pena Branca e Xavantinho) Renato Teixeira, Xangai, Fernando Deghi, Adelmo Arcoverde, Rogério Gulin, entre outros. Tem vários prêmios na bagagem e shows no Brasil e na Europa. 

#CulturaEmCasa

O projeto #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, criado no primeiro semestre deste ano após a suspensão das atividades de seus equipamentos culturais em decorrência da pandemia de Covid-19. A campanha tem como principal objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e oferta gratuita de conteúdos virtuais produzidos pelas instituições, corpos artísticos e programas culturais mantidos pelo Estado. 

A plataforma (www.culturaemcasa.com.br) disponibiliza materiais diversos, que incluem shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, filmes, espetáculos e aulas. A área “Intensivão” traz aulas e debates todas as terças e quintas, que podem ser acompanhadas ao vivo, às 17h, ou podem ser acessadas posteriormente pelo site. 

O Conservatório de Tatuí contribui ativamente com o projeto, por meio de vídeos publicados regularmente na plataforma e, também, em suas redes sociais. As gravações são feitas por professores da instituição, que apresentam miniaulas, dicas de estudo, interpretação de texto e outras curiosidades sobre o universo da música e das artes cênicas.

SERVIÇO
Intensivão #Cultura em Casa
Tema: “Cultura Popular e a Viola Caipira”
Zeca Collares, professor responsável
Data: 25 de agosto, terça-feira
Horário: 17h00 (live)
Participação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário