segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Projeto sobre shopping deve ser votado em menos de 15 dias

A Câmara Municipal deverá votar em menos de duas semanas o projeto que altera a lei de zoneamento e que pode, com isso, criar condições legais para a construção de um shopping center na cidade. O novo projeto de lei foi protocolado na Casa de Leis na semana passada e poderá ser colocado em pauta para discussão e votação em menos de 15 dias.

O tema da construção de um shopping voltou a ganhar destaque nas últimas semanas, quando a administração municipal organizou duas audiências públicas e apresentou as bases de um novo projeto de lei. A construção do shopping, que seria realizada por um grupo de investidores, depende de alteração na lei de zoneamento, uma vez que a área pretendida para receber o empreendimento está, atualmente, descrita como residencial. Ela está localizada à margem da rodovia Antonio Romano Schincariol, a SP-127.

Em setembro, o projeto de alteração de zoneamento, que incluía outros bairros da cidade, foi rejeitado por oito vereadores: Junior Vaz, Márcio Santa Rita, Bossolan, Job, Marquinho Santa Casa, Saporito, Rosana e Franson. O tema necessita de aprovação da maioria absoluta (12 votos) e recebeu nove, na ocasião.

Após a derrota na Câmara, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, mudou o projeto e o discurso. Em duas mobilizações públicas (dia 15, no Centro de Artes e Esportes Unificados, e sexta, dia 23, na Câmara Municipal), apresentou as bases do novo projeto, que se restringia a alterar a denominação da área pretendida para o shopping - exclusivamente ela.

Além disso, nos dois momentos, o prefeito convocou ambas as bases - de situação e oposição - a avaliar o projeto, apresentou os empreendedores publicamente e citou os investimentos, excluindo todos os pontos criticados pelos vereadores contrários ao projeto.

A nova proposta prevê a criação de nova área de zoneamento, a 15ª do município. Essa área, segundo o secretário da Fazenda, Finanças e Planejamento, Carlos Cesar Pinheiro da Silva, envolve exclusivamente o local de construção do shopping e novas avenida e entrada, da área de construção às margens da SP-127 até o Jardim Paulista.

‘Paredes prontas’

Nas duas reuniões públicas, Nilton Azevedo, diretor de projetos da empresa JDGS Empreendimentos Imobiliários, que assume a construção do empreendimento, afirmou que o shopping “já poderia estar com as paredes prontas e em fase de cobertura”, se considerados os quase dois anos decorridos até o momento.

“O shopping já poderia estar quase pronto e nós, cuidando de negociações com outros empreendedores, lojistas, lojas-âncora e praça de alimentação e cinema. Temos condições de realizar este projeto em outras cidades, mas acreditamos na resolução dessas pendências”, disse ele.

Durante a reunião, também foram apresentados os empresários Giuliano di Franco e Caio Ermani, responsáveis pela construção da nova avenida e entrada da cidade.

O projeto de construção do shopping, conforme anunciado, envolve investimento de R$ 200 milhões. A expectativa é de que, após concluídas as obras, sejam gerados 4.000 empregos diretos e indiretos.

Matéria do jornal O Progresso de Tatuí, ed. 5.946, de 01/11/2015, editada pelo DT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário