sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Presépio 2019 do Conservatório de Tatuí traz o menino de costas e de sua face só emana luz

Obra do artista plástico e professor Jaime Pinheiro pode ser vista no jardim da instituição até 6 de janeiro

13/12/2019 | O Conservatório de Tatuí apresentou nesta semana seu Presépio 2019. A obra, produzida pelo artista plástico e professor Jaime Pinheiro, foi projetada para estimular uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal. A instalação está montada no jardim da instituição e pode ser vista até 6 de janeiro.

“Quando pensamos em montar o Presépio – e por tradição, devemos montá-lo por sete anos consecutivos – a ideia original era trazer, a cada ano, uma nova mensagem. Desta vez, a instalação esconde o rosto do bebê. Ele está de costas, sua face só emana luz, mas cada pessoa terá que construir dentro de si o rosto de  Jesus menino. Por isso a frase: Se quiseres ver o rosto de Jesus, olhe dentro do seu coração”, comenta o autor.

Segundo Jaime, o objetivo é estimular as pessoas a fazerem uma reflexão mais profunda sobre o Natal e o seu significado – que é o nascimento, o aniversário de Jesus Cristo. “As pessoas raramente se lembram do aniversariante, pois estão ligadas em presentes, festas e comércio. Então, este Presépio é para estimular a reflexão de como é Jesus dentro de cada um de nós, essa criança que volta, renasce e nos fortalece no Natal”, defende.

O Presépio utiliza materiais reciclados e reaproveitados, como cordas, estopa, bambus e lona de caminhão. “Primeiro por questões ecológicas e educativas. Depois, porque a construção improvisada é um exercício de Artes Plásticas. E porque nos remete também às pessoas que têm uma condição de vida precária, que vivem em acampamentos ou abrigos, com pouco ou quase nada. Como a esteira colocada como tapete sob Maria, José e Jesus: na história de minha avó, por muito tempo, uma esteira como essa era o único móvel que ela tinha para acompanhar o marido, que trabalhava na construção da ferrovia. A cada mudança, eles construíam um telhado e só levavam a esteira, uma lata para armazenar banha e outra lata para cozinhar. E assim foram felizes e criaram dois filhos”, conta Jaime.

Jaime Pinheiro destaca que já produziu vários Presépios ao longo de sua carreira no Conservatório de Tatuí e que a reação das pessoas diante das obras é a sua maior recompensa. “O primeiro que eu fiz usava material retirado do lixo: as cabeças eram de coco, o manto era uma blusa velha que achei numa caçamba. Um dia, vi uma senhora parada diante do Presépio e fui perguntar o que ela achou da instalação. Quando me aproximei, ela estava rezando – nem precisei de resposta. Na obra do ano passado, quando fui desmontar, passou um andante e me agradeceu pelo Presépio. Disse que passava pelo jardim todas as noites para olhar e se alegrar. Foi o meu presente. Nesta semana mesmo, enquanto preparava a obra, uma funcionária da escola entrou na sala, olhou as peças de gesso, tocou no pé do bebê e se benzeu. A fé dela me deu força para concluir o trabalho. Essas reações é que são as minhas recompensas”, garantiu.

SERVIÇO
Presépio 2019 do Conservatório de Tatuí
Jaime Pinheiro, artista plástico
Local: Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário