terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Instituto Amadeus apresenta o musical Os Saltimbancos no CEU das Artes

O Espetáculo acontece nos dias 11 e 12 de dezembro no Teatro do CEU das Artes de Tatuí, com duas sessões, às 19h e às 20h45

Nos dias 11 e 12 (amanhã e quinta-feira), os alunos do curso de iniciação teatral do Instituto Cultural Amadeus estarão no CEU das Artes com seu primeiro espetáculo - "Os Saltimbancos", com direção de César Santos e regência do maestro Luís Bernardo Trindade. 

O curso de Iniciação Teatral era uma das grades curriculares do Instituto, porém somente em setembro deste ano o presidente e maestro da ONG convidou o ator e diretor César Santos a ministrar aulas de jogos teatrais para os inscritos. Com aulas às quintas-feiras, três horas por semana, além dos jogos, os alunos receberam também a presença do ator Fredy Allan, que trouxe uma perspectiva ao grupo de como interpretar o texto e criação de personagem. Após isto, os alunos deixaram os jogos e passaram a ensaiar o espetáculo "Os Saltimbancos", adaptação de Chico Buarque. 

O Instituto Amadeus

O Instituto Cultural Amadeus foi fundado em 30 de outubro de 2013 por um grupo de músicos estudantes do Conservatório de Tatuí, liderados e orientados pelo maestro Luís Bernardo Trindade. Os músicos faziam parte da Orquestra de Câmara Amadeus, formado independente do Conservatório de Tatuí. Após se desligarem da instituição, decidiram criar um projeto de educação musical nas escolas, fundando então o Instituto. Hoje, o Instituto firma parceria com o Movimento Popular Práxis, e atende 120 crianças e jovens em quatro grupos pedagógicos: o Coral Amadeus; a Amadeus Orchestra; Camerata de Violões; e aulas de música para crianças e jovens carentes. O Instituto trabalha de forma voluntária, incluindo professores de iniciação musical, imersão teatral, partitura, entre outros. Desta forma, os jovens participam das aulas gratuitamente, auxiliando na formação de novos cidadãos para o enriquecimento cultural, artístico e educacional. 

"Os Saltimbancos"

Inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, a peça "Os Saltimbancos" narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que sofriam maus tratos, e assim fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades. O Espetáculo acontece nos dias 11 e 12 de dezembro no Teatro do CEU das Artes de Tatuí, com duas sessões, às 19h e às 20h45, e possui 2 elencos principais: o primeiro com Giovanne Moreira como Jumento, Pedro Santos como cachorro, Jaqueline Marcela como galinha e Paloma Gomes como gata; o segundo agrega Carlos Silva e Nicoli Montanaro interpretando o cachorro e a gata, respectivamente. 

A direção cênica fica a cargo de César Santos, e o acompanhamento musical a cargo da Amadeus Orchestra, regido pelo maestro Luís Bernardo Trindade, que também preparou os alunos vocalmente para a estreia. 

A realização de "Os Saltimbancos" contou com apoio de: Ótica Virtual, Colmeia, Estacionamento Florentino, Açaí da Barra, Rede Caetano, Hotel Del Fiol, Paulinho Motos, CEU das Artes de Tatuí, Movimento Popular Práxis, Matriz 26 e Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. 

Novos Planos

Para o próximo ano, o Instituto pretende manter na grade o curso, e ainda inaugurar em Tatuí a primeira aula de "preparação vocal para atores". Além disto, o Maestro pretende trazer a Tatuí uma ópera com alunos do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário