quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí estreia o novo palco da Praça da Santa

Espaço será inaugurado nesta quarta-feira, dia 18, às 19 horas, com acendimento das luzes do Pinheirão de Natal

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí

17/12/2019 | Fechada desde abril deste ano para uma obra de reforma, a Praça Martinho Guedes (Praça da Santa e do Pinheirão) será reinaugurada nesta quarta-feira, dia 18, às 19 horas, com o acendimento das luzes do tradicional Pinheirão de Natal. E quem estreia o novo palco da cidade é a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. 

De acordo com o professor responsável pelo grupo, o maestro José Antonio Pereira, o concerto reúne algumas das mais belas canções natalinas, como “Christmas Festival” (Leroy Anderson), “All you want for Christmas” (Mariah Carey), “Happy Christmas” (John Lennon e Yoko Ono), “Christmas Festival” (James Swearing), “Last Christmas” (George Michael), “We wish you a merry Christmas” (Rierks Der Velde, arranjo), “Silent Night” (James Swearing, arranjo) e “Natal” (Antonio Neves Campos, arranjo).

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por alunos dos cursos de Sopros e Percussão da instituição. Este grupo pedagógico foi criado na década de 1960 e promove a prática de conjunto em três níveis: básico, intermediário e avançado. Seu objetivo é integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. A prática de conjunto é considerada fundamental para a formação escolar e profissional dos estudantes de música e visa o reforço e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Seu diferencial é o repertório variado, que atrai grande público. 

José Antonio Pereira é mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp. Foi coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília. É pós-graduado em Metodologia de Ensino e Psicopedagogia e professor do Conservatório de Tatuí desde 1975, além de reger a Orquestra de Botucatu desde 1986. 

Concertos de Natal

A programação especial de Natal do Conservatório de Tatuí segue até sábado, dia 21, com várias outras apresentações na Praça da Matriz. Nesta quarta-feira, dia 18, às 20 horas, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí encena “Natal Mambembe”. O espetáculo retrata a história mais conhecida da humanidade – o nascimento de Jesus Cristo – com teatro, música e dança. A direção musical é de Ricardo Fenerich e a direção geral é da professora Dalila Ribeiro.

Na quinta-feira, dia 19, às 19 horas, será a vez do Coro do Conservatório de Tatuí, que estará acompanhado do Coro Amici Cantori, conduzidos pelo regente convidado, Marcos Baldini. No repertório, canções que prometem emocionar a plateia, como “Cantate Domino” (Mary Linn Lightfoot), “Ave Verum Corpus” (Karl Jenkins), “Carol of Bells” (Ukranian Christmas Carol), “Jubilate Deo” (Jay Althouse), “Jesus Bleibet Meine – de Oratorio de Noël Op.12” (Camille Saint-Säins), “Ó Noite Santa” (Adolphe Adam), “Jingle All The Way” (Glória Shayne), “Halleluja”, “Noite Feliz” (Franz Gruber) e muito mais.

Na sexta-feira, dia 20, às 19 horas, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí apresenta-se no cruzamento da rua Prudente de Moraes com a Praça da Matriz. E às 20 horas, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí também deve animar o público da Praça da Matriz com arranjos especiais de músicas natalinas, como “Jingle Bells” (James Pierpont), “O Christmas Tree - O Tannenbaum” (Tradicional), “It came upon de midnight clear” (Richard Storrs Willis e Edmund Hamilton Sears), “We wish you a merry Christmas” (Tradicional), “Jingle-bell rock” (Joe Beal e Jim Boothe), “Santa Clauss is coming’ to town” (J. Fred Coots e Haven Gillespie), “Silent Nighit” (Franz Gruber) e muito mais.

Quem encerra a programação é a Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí, grupo formado neste semestre, sob orientação do professor Edmilson Baia, que também promete encantar a plateia com uma seleção surpresa de canções natalinas. 

SERVIÇO
Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Reinauguração da Praça Martinho Guedes
Data: 18 de dezembro de 2019, quarta-feira
Horário: 19h00
Local: Praça Martinho Guedes (Praça da Santa) de Tatuí-SP

Concertos de Natal
Dia 18, 20h – “Natal Mambembe” – Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Dia 19, 19h – Coro do Conservatório de Tatuí e Coro Amici Cantori
Dia 20, 19h – Coro Infantil do Conservatório de Tatuí
Dia 20, 20h – Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Dia 21, 20h – Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí
Local: Praça da Matriz de Tatuí-SP
Eventos gratuitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário