segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta Jovens Solistas

Alunos vencedores de Concurso Interno farão participação solo no concerto desta terça-feira, dia 03, às 20 horas – entrada gratuita

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta nesta terça-feira, dia 03, às 20 horas, um concerto com participação especial de cinco alunos vencedores do Concurso Interno de Jovens Solistas, realizado em novembro pelo grupo. O concerto será no Teatro Procópio Ferreira, às 20 horas, com entrada gratuita. Os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do teatro. 

De acordo com o regente convidado, Marco Almeida Júnior, o concerto começa com “Conversation” (Art Wiggins) e solo do saxofonista Rafael Pereira. Natural de Sumaré (SP), Rafael iniciou seus estudos musicais aos 12 anos e atualmente cursa Saxofone Erudito no Conservatório de Tatuí com o professor Giancarlo Medeiros. Já atuou como solista em vários grupos na Banda Experimental de Hortolândia e Orquestra Filarmônica Patrulheiros Campinas. Recentemente, conquistou o segundo lugar no 11º Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí com o Quarteto Kairós.

A próxima peça é “Concerto para clarineta e banda militar” (Nicolai Rimsky-Korsakov), com solo do clarinetista Daniel Antunes. O paulistano estuda clarinete deste os 8 anos de idade e ingressou no Conservatório de Tatuí aos 14 anos. Nesta instituição, participou da Orquestra Jovem, Banda Sinfônica Jovem e de vários master classes. Atualmente, é bolsista da Orquestra Sinfônica e toca como convidado com a Banda Sinfônica do Conservatório.

A terceira obra do concerto será “Divertimento para flauta e banda” (Alfred Reed), com solo da flautista Hethiely Gonçalves. Nascida em Ribeirão Preto (SP), iniciou seus estudos de flauta aos 11 anos no Projeto Guri de Rio Claro. Nesta cidade, tocou com a Orquestra Sinfônica, Orquestra Experimental, Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários, Orquestra Sinfônica e Banda da Guarda Mirim. É aluna do Conservatório de Tatuí desde 2017.

O programa continua com “Ode for trumpet” (Alfred Reed) e solo do trompetista Daniel Galdino. Ele iniciou seus estudos musicais em 2008, no Consertavório de Música Cacilda D. Freitas (Piranhas-AL). Tocou com diversas bandas e orquestras nordestinas, entre elas a Filarmônica Mestre Elísio, onde foi trompetista e chefe de naipe de 2013 a 2015. Estuda no Conservatório de Tatuí desde 2015, onde já integrou o Conjunto de Metais, Orquestra Jovem e atualmente é bolsista da Banda Sinfônica.

O concerto termina com “Concertino for marimba e winds” (Alfred Reed) e solo do percussionista Jehison Cruz Chavez. Nascido em Cusco (Peru), ele iniciou seus estudos em aujas particulares com Joham Rosel. Em 2016, ingressou no Conservatório Nacional de Música de Lima. Neste ano, veio para o Conservatório de Tatuí, onde cursa Persussão Sinfônica com o professor Luis Marcos Caldana. Atuou como bolsista do Grupo de Percussão e hoje é bolsista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. 

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1992 em um processo de semiprofissionalização de grupos dentro da instituição. Até 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais. Com repertório eclético, o grupo tem vários CDs e um DVD gravados, além de ter sido regido por diversos maestros consagrados no cenário musical do Brasil e do exterior. 

O regente convidado nesta temporada é Marco Almeida Júnior, bacharel em Eufônio pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí. Iniciou seus estudos musicais com o pai, aos 10 anos de idade, e seguiu sua carreira tocando como convidado em diversos festivais e orquestras do País. Atualmente, é musico da Banda Sinfônica de Nova Odessa, professor de Eufônio e professor responsável da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

Bilheteria – A bilheteria do Teatro Procópio Ferreira funciona de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 21h; ou uma hora antes de cada espetáculo.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Daniel Antunes, Daniel Galdino, Hethiely Gonçalves, Jehison Cruz Chavez e Rafael Pereira, solistas convidados
Marco Almeida Júnior, regente convidado
Data: 03 de dezembro de 2019, terça-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário