Nosso Jornal Online

Tatuí, 


terça-feira, 29 de maio de 2018

Tietê promove evento em homenagem aos seus dois maiores músicos

29/05/18 | Marinaldo Cruz Filho - agenda1metropolitana@gmail.com

Fred Jorge e Marcello Tupynambá são dois músicos tieteenses com grande expressão nacional 

29/05/18 | Shows gratuitos de música, dança e monólogos fazem parte da programação da Semana Fred Jorge & Marcello Tupynambá, de 29 de maio a 2 de junho, em Tietê. O evento é realizado anualmente, em homenagem aos dois músicos nascidos no município que mais se destacaram no cenário nacional. Todas as atividades acontecem à noite, na Praça Dr. Elias Garcia, no Centro. 

Marcello Tupynambá trocou a engenharia pela arte: compôs mais de mil músicas

Marcello Tupynambá – pseudônimo de Fernando Álvares Lobo – compôs mais de 1.200 melodias, das quais 600 foram impressas e gravadas, incluindo o Hino Constitucionalista de 1932, denominado “O Passo do Soldado”. Nasceu em 29 de maio de 1889 e formou-se em engenharia civil ainda muito jovem. Porém, a herança musical do pai, o maestro Eduardo Álvares Lobo, falou mais alto e ele acabou se dedicando à arte. É considerado um dos autores mais autênticos de sua época, tendo inspirado várias gerações de artistas, principalmente no que se refere à valorização da cultura popular e na utilização de temas do cotidiano. Faleceu aos 64 anos, fiel ao “caipirismo” que sempre defendeu. 

Fred Jorge (dir.), com Antônio Aguillar, fez sucesso como autor de novelas e músicas para a Jovem Guarda

Já Fred Jorge Jabur, ou simplesmente Fred Jorge, foi novelista, compositor musical e incentivador do movimento da Jovem Guarda. Compôs mais de 100 músicas, incluindo sucessos nacionais como “Estúpido Cupido”, “Lacinhos cor-de-rosa”, “Diana”, “Todos os Meus Rumos” e “A Palavra Adeus”. Esta última foi gravada por Roberto Carlos. 

Em meados da década de 1940, pouco depois de completar 18 anos, mudou-se para São Paulo, ingressando na Rádio São Paulo e iniciando a carreira de novelista. O gênero, que acabava de estrear no Brasil, logo conquistou o grande público. Publicou fantasias denominadas “Cartas de Amor”, obra em quatro volumes. Depois de uma longa temporada nos Estados Unidos, retornou como “versionista” da música moderna americana, traduzindo para o português os grandes sucessos musicais dedicados à juventude. Faleceu em 1994. 

Confira a programação da Semana Fred Jorge e Marcello Tupynambá: 

• Dia 29 de maio (terça-feira) 
- 18h15 - Monólogo sobre a vida de Fred Jorge e Marcello Tupynambá – pela professora de Artes Cênicas da Oficina Cultural Lívia Maria; 
- 18h30 - Apresentação Musical do Projeto Guri. 

Sexta-feira (1°) tem espetáculo de dança com o Espaço Ana Laura Casares, Studio Marília Scomparim e Anabete Ballet

• Dia 1° de junho (sexta-feira) 
- 20h - Reapresentação do monólogo sobre Fred Jorge e Marcello Tupinambá, com a professora Lívia Maria; 
- 20h15 - Espetáculo de dança com participação do Espaço Ana Laura Casares, Studio Marília Scomparim e Anabete Ballet. 

Banda Chip 7 é uma das atrações da Semana Fred Jorge e Marcello Tupynambá

• Dia 2 de junho (sábado) 
- 20h –Espetáculo musical com a Banda Chip 7. 

SERVIÇO – Todos os eventos da Semana Fred Jorge e Marcello Tupynambá têm entrada gratuita. 

A Praça Dr. Elias Garcia fica no centro de Tietê, ao lado da Igreja Matriz. 
Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, pelos telefones (15) 3282-8606 e (15) 3285-3338. 
O Município de Tietê está localizado no extremo norte da Região Metropolitana de Sorocaba, a 33 quilômetros de Tatuí, 58 quilômetros de Itu, 60 quilômetros de Sorocaba e 118 quilômetros de Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário