quinta-feira, 25 de maio de 2017

Semana do Meio Ambiente volta a ter eventos no Parque Ecológico Municipal Maria Tuca.

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, definiu a programação da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 2 a 13 de junho, com atividades educativas, recreativas e culturais. O objetivo do evento é que o maior número de pessoas tenha acesso a informações ambientais de relevância para o município, a fim de preservar e melhorar o ambiente onde vivemos.

As atividades começam no dia 2 de junho, sexta-feira, com atividades de educação ambiental e conhecimento sobre todas as funções e necessidades de um viveiro de mudas nativas. A ação será feita no Viveiro de Mudas Municipal, pelo Setor de Educação Ambiental junto com os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será comemorado com a abertura oficial da Semana. O Setor de Educação Ambiental realizará uma palestra sobre Biodiversidade e uma oficina de origamis aos idosos do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, o FUSSTAT. O evento será das 9h às 11h, no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. Neste dia também estarão no Parque Maria Tuca cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Bem Me Quer Positivo, realizando uma trilha ecológica e o plantio de mudas, com apoio e parceria da Prefeitura Municipal.

Outra atividade da Semana do Meio Ambiente que está acontecendo nos terceiros anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais “Prof. Firmo Antonio de Camargo Del Fiol”, “Prof. José Galvão Sobrinho” e “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” é um concurso de desenhos com o tema “Animais e seus Habitats”. Cada escola selecionará 25 alunos que tenham feitos os melhores desenhos e, no dia 5 de junho, fará uma exposição com os mesmos no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. Como prêmio do concurso os 75 alunos selecionados participarão, também, de uma trilha ecológica com a professora Inajara. Após a trilha, as crianças farão atividades físicas ambientais, com o Setor de Educação Ambiental: um Circuito dos Resíduos, onde irão coletar as imagens de lixo espalhadas pelo caminho; uma Queimada na Floresta, jogo de queimada com explicação sobre o quanto as queimadas são prejudiciais; e um Tatu Sai da Toca, brincadeira sobre biopirataria e caçadores. Terminando as atividades físicas ambientais os alunos receberão um lanche no local da exposição de seus desenhos e terão uma breve explicação sobre os animais e seus habitats. Depois do lanche, partirão para o plantio de seis mudas no Parque Maria Tuca, sendo duas mudas para cada escola. Para concluir o passeio serão entregues cartilhas da Campanha Abrace Tatuí e da Educação Ambiental.

Já no dia 6 de junho, terça-feira, acontece no auditório do CEU das Artes a entrega dos certificados aos alunos do Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) que participaram do programa Aprendizes da Sustentabilidade, promovido pelo Setor de Educação Ambiental. O projeto começou em março e abordou atividades sobre quatro temas: água, resíduos sólidos, biodiversidade e arborização. Serão 20 alunos certificados no período da manhã, das 9h às 11h, e mais 23 alunos no período da tarde, das 14h às 16h.

Na quarta-feira, dia 7, às 14h, será o Lançamento da Primeira Nascente Modelo de Tatuí, situada no Bairro Santa Cruz. O local abriga a nascente mais preservada do município. O ato contará com a presença dos alunos do curso de Meio Ambiente da ETEC “Sales Gomes”.

No dia 8 de junho, no período da tarde, mais 94 alunos, aproximadamente, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bem Me Quer Positivo irão ao Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. Lá participarão de uma trilha ecológica, do plantio de mudas e das atividades físicas ambientais: Circuito dos Resíduos, onde irão coletar as imagens de lixo espalhadas pelo caminho; Queimada na Floresta, jogo de queimada com explicação sobre o quanto as queimadas são prejudiciais; e Tatu Sai da Toca, brincadeira sobre biopirataria e caçadores. Para concluir o passeio serão entregues cartilhas da Campanha Abrace Tatuí e da Educação Ambiental.

No dia 9 de junho, sexta-feira, acontecerá a doação de mudas de espécies nativas e frutíferas do Viveiro de Mudas Municipal. Técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estarão, das 9h às 11h, distribuindo 140 mudas no Chafariz da Praça Olívio Junqueira, em frente à Prefeitura Municipal, e mais 60 mudas no Poupatempo.

Outro evento que promete agitar a Semana do Meio Ambiente é o Pedaleco, organizado pela ETEC Sales Gomes, com apoio da Prefeitura Municipal, no dia 11 de junho, domingo. O tradicional passeio ciclístico da ETEC terá a concentração na Praça Paulo Setúbal, conhecida como a Praça do Barão, às 9h, e irá percorrer as ruas da cidade até o Jardim Alvorada, onde haverá o plantio de 100 mudas ao redor da nascente do afluente do Ribeirão do Manduca. A inscrição poderá ser feita no dia do evento, bastando levar 1 litro de leite em prol do Banco de Alimentos de Tatuí.

O encerramento das atividades relacionadas ao Meio Ambiente será com um evento intermunicipal. No dia 13 de junho, às 9h, na Sala do Pregão do Paço Municipal, haverá uma capacitação sobre Licenciamento Ambiental para os técnicos ambientais dos sete munícipios da região de Tatuí (Porangaba, Guareí, Tatuí, Cesário Lange, Quadra, Cerquilho e Boituva) que integram o programa Munícipio Verde Azul. A capacitação será ministrada pela engenheira ambiental Daiane Aparecida Bueno dos Santos Machado, coordenadora do Setor de Licenciamento e Controle Ambiental de Tatuí.

Semana do Meio Ambiente - A Semana do Meio Ambiente é comemorada devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Esse dia foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, pois foi a partir dessa Conferência que se iniciou uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário