sábado, 20 de maio de 2017

Carros abandonados em Tatuí trazem risco por segurança, dengue e dão até prejuízo

'Acaba servindo para maus feitores', teme dona de casa. Prefeitura afirma que fará licitação para criar depósito público municipal e recolher veículos largados.
Por G1 Itapetininga e Região

Carros abandonados em ruas de Tatuí são motivos de reclamação dos moradores por três motivos: risco à segurança, prejuízo para comerciantes e possíveis criadouros do Aedes aegypti. “Durante a noite, como a rua é escura, acaba servindo como abrigo para maus feitores”, diz a dona de casa Josefina Neves Rosa sobre a insegurança. A prefeitura afirma que fará um depósito para recolher esses veículos (veja a resposta abaixo).

Josefina mora na Rua Godoy Moreira, no Centro, há mais duas décadas e já há alguns anos tem um veículo abandonado em frente à casa dela. “A situação era pior, já chegou a acumular seis veículos que ficavam tomando espaço onde poderíamos estacionar. Já fiz diversas reclamações, mas sempre fica assim”, afirma.

Josefina Neves Rosa, dona de casa, alerta para insegurança gerada pelo carro abandonado (Foto: Reprodução/ TV TEM)
O feirante Miguel Costa Oliveira sofre com o mesmo problema. Ele tem uma loja de roupas na cidade e em frente ao comércio tem um carro abandonado. “Faz uns seis anos que está assim e isso atrapalha o movimento, pois não tem como expandir as bancas”, conta.

Os veículos abandonados são facilmente reconhecidos. Eles possuem a lataria danificada, pintura descascando, pneus em mau estado, sem algumas peças e muita sujeira, e até vidros abertos o que pode acumular água tornando-se local propício para criadouros do mosquito Aedes, transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika.

O comerciante Sérgio Camargo é dono de um dos veículos que está abandonado na cidade. Ele conta que tentou tirar o carro do local, mas não tem onde deixar. “Foi estragando peças e então acabei cobrando outro e ele ficou abandonado. Eu queria que a autoridade recolhesse, ou que fornecesse um lugar onde pudesse deixá-lo”, justifica.

Feirante Miguel Costa Oliveira tem vendas prejudicadas pelo veículo largado na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Posição da prefeitura
Segundo a prefeitura da cidade, não há um prazo para que o carro seja considerado abandonado. Mas algumas características mostram isso, como não ter placa de identificação ou a carroceria estar em estado de decomposição, por exemplo.

Ainda segundo o Executivo, os veículos nessas condições seriam recolhidos e ficariam sob responsabilidade da prefeitura por até 90 dias, mas aguarda uma autorização do Detran para licitação de implantação de depósito público municipal.

Moradores reclamam de carros abandonados em ruas de Tatuí (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário