sexta-feira, 29 de abril de 2016

Recital de Música de Câmara apresenta os melhores grupos da área no Conservatório de Tatuí

Formados por alunos de diferentes áreas, quatro grupos fazem apresentação gratuita no próximo sábado, 7



Quatro grupos formados por alunos do Conservatório de Tatuí fazem no próximo sábado, 7 de maio, recital especial de música de câmara. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira (à Rua São Bento, 415).

Os grupos são vencedores do Prêmio Incentivo de Música de Câmara, realizado no último ano. São duos, quartetos e quinteto que destacaram-se entre os mais de 200 grupos que disputaram o prêmio. A idealização e coordenação são da professora Míriam Braga.

No recital do sábado, 7, apresenta-se o Duo Qualquer Nota, Quarteto Tromba-bones, Quinteto Junção Low e Duo Dias e Dias.

O duo Qualquer Nota é formando por Wender Campi e Fernando Palloni. Surgiu no início do ano de 2014 e, desde então, busca levar ao público um repertório até então negligenciado: os duos de trompetes. “Exploramos os diferentes desafios que esse tipo de composição proporciona, como a falta de harmonia e o contraponto simples. Além disso, buscamos levar toda a riqueza dessas obras de uma maneira inusitada, com performances cênicas bem humoradas, mas sempre tendo a música em primeiro plano”, afirmam os integrantes.

Para a apresentação, o duo selecionou obra de F. Mendelssohn (“Canção de Outono”) e traz composições dos próprios integrantes do duo: de Fernando Palloni será apresentada “Fantasia Cromática” e, de Wender Campi, “Dueto nº 2 para Flugelhorns – Valsinha”.

Outro grupo a se apresentar é o quarteto Tromba-bones, formado por Everton Souza, Fabricio Vieira, Luis Henrique Mattos e Isaque Proença. Nesta apresentação, Isaque será substituído pelo professor Marcelo de Jesus Silva (Bambam). O quarteto Tromba-bones foi criado com intuito de proporcionar experiência aos seus integrantes em música erudita, música popular e com o principal objetivo de explorar as virtudes interpretativas e técnicas possibilitadas pelo instrumento trombone. “Faz parte do trabalho do grupo a preparação de cada integrante, o convívio e respeito para com as diferenças de cada personalidade, buscando fazer a melhor performance possível”, destaca o grupo.

Em seguida, apresenta-se o grupo Junção Low, formado por duas tubas (Daniel Satler e Marcel Montini) e dois eufônios (Andressa Luz e Lucas Belloni), com participação especial de um percussionista (Washington Oliveira). O grupo apresentará obras de John Stevens (Diversions) e Peter Boris Koval (No Balanço).

O Junção Low nasceu no ano de 2013 com a finalidade de explorar as diversas cores que essa formação possibilita. A cada semestre, tem como objetivo aprender as técnicas de conjunto e o entrosamento entre os músicos, com a finalidade de vencer juntos as dificuldades individuais e levar música de qualidade para o público.

Ainda no recital, apresenta-se o duo Dias&Dias, formado pelas primas Milene de Souza Dias e Francine Dias. No repertório, estão obras de Tchaikovsky (Suíte Quebra Nozes/Trepak), Brahms (Dança Húngara n. 5), Ronaldo Miranda (Frevo) e Darius Milhaud (Scaramouche/Brasileira).

Ainda quando eram crianças, as primas já se interessavam pela música. Ao longo do tempo, começaram a fazer apresentações juntas e criaram uma identidade musical com o mesmo propósito. No ano de 2015 foram premiadas com a primeira colocação do nível básico no VII Prêmio Incentivo à Música de Câmara e primeiro lugar no Concurso Interno de Piano Homenagem a Villani-Cortês, categoria a quatro mãos. “O duo tem uma excelente comunicação e diversão no palco e nos ensaios, isso mostra o quanto a músicas as une. Procuram tocar um repertório diversificado de maneira que impressione o público”, afirmam as pianistas.


Música de Câmara – A Área de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí se apresenta como um ponto de função exponencial para interlocução interdisciplinar de âmbito musical assim como sociocultural do aluno por meio da prática em conjuntos musicais.

A área tem por objetivo possibilitar, por meio da interação das diferentes sonoridades dos conjuntos camerísticos, o observar do desenvolvimento da técnica instrumental, da disciplina corporal, da dicotomia tensão/relaxamento, do direcionamento gestual e respiratório em função do discurso musical, e assim facilitar o emergir de uma consciência consistente e expressiva.

A área pretende incentivar a pesquisa objetiva e disciplinada, propor o estudo dirigido da produção musical para conjuntos camerísticos dos diversos períodos, buscando fazer com que o aluno vivencie atividades que despertem o controle musical e valores como hierarquia, ética e disciplina em função da melhor organização racional do trabalho em conjunto, ensaios e apresentações.

Também são objetivos o incentivo do controle auditivo (percepção e vivência no diálogo musical) e a dramaticidade vocal, instrumental e cênica (imaginação, comunicabilidade, rapidez de reação em palco).

Com classes de 50 minutos, os alunos dos diversos níveis participam de atividades que propiciam vivências do conteúdo musical em conjunto e visam a formação total do aluno no sentido de conduzi-lo a um trabalho final que valorize a iniciativa pessoal e independente.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2015
Grupos destaques: Duo Qualquer Nota, Quarteto Tromba-bones, Junção Low e Duo Dias e Dias
Míriam Braga, coordenação
Quando: Sábado, 7 de Maio de 2016
Horário: 20h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário