terça-feira, 5 de abril de 2016

Conservatório de Tatuí sedia workshop sobre ‘técnicas de crossover singer’

Aula gratuita é promovida em parceria com grupo de estudos da Unesp


O Conservatório de Tatuí sedia no dia 6 de maio (sexta-feira), das 15h às 20h, um workshop gratuito sobre técnicas de “crossover singer” (técnicas para transição de voz entre variados estilos musicais).

Voltado a alunos de canto lírico, o workshop será ministrado pelo tenor Carlos Nascimento e pelo pianista Rodolfo Schwenger, no salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415).

O evento integra as ações de difusão do EVPM (Estudos da Expressão Vocal na Performance Musical), grupo que tem como principal foco de trabalho o desenvolvimento de atividades sobre a questão do português brasileiro cantado e ações em estudos aplicados sobre música e linguagem verbal, técnicas, estéticas e pedagogias do canto e performance e produção de conhecimento.

O tenor Carlos Nascimento é membro do Coro da Osesp desde 2010 e mestrando em Performance Vocal pela Unesp (São Paulo). Intérprete tanto de música popular como erudita, desenvolve pesquisa científica sobre os diferentes estilos de canto incluindo técnica vocal para teatro musical. Possui formação em voz no The Contemporary Music Vocal Pedagogy Intitute na universidade de Shenandoah, nos Estados Unidos, e é professor de canto, vocal coach, preparador vocal para coro e grupo vocal. Bacharel em Música pelo Conservatório Brasileiro – Centro Universitário (Rio de Janeiro), possui Licenciatura plena e Formação Pedagógica para Docentes em Música pela Universidade Vale do Rio Verde (Minas Gerais). É formado em Piano e Violino pelo Conservatório Estadual de Música Haidèe França Americano (Minas Gerais).

O pianista Rodolfo Schwenger nos musicais Crazy for You, de Cláudia Raia, sob direção de José Possi Neto e Marconi Araujo, Chaplin o musical, direção de Mariano Detry e Marconi Araujo, Mudança de Hábito, sob direção de Fernanda Chamma e Vânia Pajares e O palhaço e a bailarina, direção de Lazaro Menezes, Kiara Sasso e Guilherme Terra. É Bacharel em Música, com habilitação em Composição e Regência, pela UNESP e técnico em Regência pela Escola de Música de São Paulo. Estudou piano com Renato Figueiredo, Marisa Lacorte, Sergio Villafranca, Claudio Richerme e Dinah Pousa Mihalef; regência coral com Vitor Gabriel, Samuel Kerr e Naomi Munakata; regência orquestral com Abel Rocha, Ricardo Bologna e Érica Hindrikson. Sua atuação como regente inclui o coro O Fino do Canto, em Leme, o coro do Monastério da Divina Trindade e o coro Paz e Unidade, em São Paulo. Sua atuação como pianista envolve o acompanhamento de diversos coros como o da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e o Coral Infantil da Escola Móbile. É professor de teoria musical, regente coral e pianista correpetidor no Projeto Guri Santa Marcelina.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário