sábado, 4 de abril de 2015

Secretário de Itapetininga culpa baixa adesão médica por falta de atendimentos

Câmara de Itapetininga convocou titular da Pasta para dar esclarecimentos.

Moradores não agendam consultas e pacientes não podem fazer tratamento.

ITAPETININGA (Do G1) - O secretário de Saúde em Itapetininga (SP), Denilson Rodrigues da Silva (Foto: Reprodução/ TV TEM), disse durante sessão da Câmara nesta quinta-feira (2) à noite que a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) deve-se à baixão adesão de médicos ao sistema, já que "profissionais não assumem as vagas". Ele afirmou ainda que esta é uma fase de transição, mas que será resolvida nos próximos dias. 

Moradores não conseguem agendar consultas na cidade e pacientes não podem fazer tratamento correto das doenças por falta de médicos. A ausência de médicos ocorre principalmente com o fim do contrato emergencial, que terminou no dia 31 de março.

O titular da Pasta foi convocado pelos parlamentares a prestar esclarecimentos sobre a crise na saúde pública da cidade. Ele lembrou que a prefeitura realizou um concurso público para contratar mais 27 médicos. "Muitos deles (médicos) fizeram concurso, assumiram que preencheriam a vaga, mas no momento de assumir não assumiram".

O vereador Itamar Martins (PMDB) questionou o secretário se a situação não poderia ter sido prevista. “Um planejamento evitaria o caos na saúde pública”, acredita. O parlamentar afirmou que o secretário fez o concurso que tinha 63 vagas para médicos, mas só 25 se inscreveram e houve um déficit de 38. "Então ele [o secretário] já sabia, deveria ter feito outro concurso para que viessem mais médicos para suprir a necessidade da população."

​O representante da prefeitura reconheceu o problema e disse que a solução será dada em alguns dias. O secretário lembrou ainda dos avanços nos investimentos da administração municipal na área da Saúde. Segundo ele, o investimento passou de 25% do Orçamento em 2014 para 30% no ano passado, o que corresponde a R$ 89 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário