terça-feira, 15 de julho de 2014

20 cidades concorrem a Oficinas Técnicas Itinerantes

Vinte municípios do Estado de São Paulo concorrem às Oficinas Técnicas Itinerantes que integram o Coreto Paulista 2014, programa do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura voltado exclusivamente às atividades de banda. Três dos municípios serão contemplados com cursos de música ministrados gratuitamente por professores do Conservatório de Tatuí, instituição reconhecida internacionalmente.

Sob coordenação de Marcelo Maganha, as Oficinas Técnicas Itinerantes serão realizadas entre os meses de setembro e outubro. Elas são voltadas a maestros e músicos de bandas e têm como objetivo proporcionar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado de São Paulo.

Em sua essência, as ações das oficinas visam a fomentar, formar e difundir a cultura musical das bandas paulistas. Instrumentistas e regentes praticarão ao longo de um final de semana uma ampla abordagem ao universo musical atual. Para isso, eles receberão, por meio de novos materiais, acompanhamento pessoal de profissionais atuantes no mercado em um processo interativo.

Durante as atividades, os participantes terão oportunidade de trocar experiências. O projeto consiste na realização de 12 horas de oficinas intensivas de trabalhos técnicos, utilizando partituras e metodologias escolhidas de forma criteriosa.

São oferecidos, ao todo, 13 cursos diferentes. Eles abrangem a regência, toda a família de instrumentos de sopro e percussão (flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba, percussão e arranjo), além cursos extras que irão contribuir para a evolução técnica dos grupos.

Os resultados das oficinas são sentidos não só de forma imediata, como também a médio e longo prazo. Em médio prazo, os músicos que participam das oficinas sentem-se mais à vontade na execução instrumental e desenvolvem a técnica musical a partir do material distribuído pelos ministrantes. Em longo prazo, as bandas são fortalecidas e mostram-se empenhadas na manutenção dessa tradição cultural.

A difusão de obras musicais e técnicas oferecidas pelo Conservatório de Tatuí, por meio de suas oficinas, tornou-se uma ação fundamental para a ampliação de repertório, contribuindo significantemente para a manutenção daquelas que são as mais antigas instituições musicais de que se têm notícias no país.

Aos municípios-sede das oficinas, os resultados são obtidos pela visibilidade junto a meios de comunicação e, principalmente, pela quantidade de instrumentistas e regentes envolvidos na ação. Fazer parte do projeto significa apoiar a movimentação cultural de bandas que atinge grande parte do Estado de São Paulo e figurar de forma significativa no segmento musical.

As oficinas serão ministradas durante um final de semana, nos seguintes dias e horários: sábado, das 9h às 12h e das 14h às 19h, e domingo, das 8h às 12h. Elas serão ministradas em três finais de semana, sendo cada um em uma cidade selecionada.

O primeiro município receberá a ação nos dias 13 e 14 de setembro; o segundo, nos dias 18 e 19 do mesmo mês; e, o terceiro, nos dias 27 e 28 de outubro.

As cidades contempladas serão definidas após processo de seleção, por meio de visitas técnicas estabelecidas no regulamento. Além dos requisitos e contrapartidas, os municípios terão propostas avaliadas e classificadas seguindo critérios como aspectos artístico-culturais, localização e ações complementares.

Sobre o Coreto Paulista
O Coreto Paulista surgiu a partir da necessidade de se promover e fomentar as atividades desenvolvidas pelas bandas e corporações musicais espalhadas pelo Estado de São Paulo. O programa é concebido e realizado pelo Conservatório de Tatuí, tendo como objetivo o atendimento aos preceitos específicos.

Entre eles, destacam-se: reciclar e capacitar músicos e regentes de bandas; elevar o nível técnico e artístico das execuções musicais; e organizar festivais e encontros, promovendo a cidadania, fraternidade e troca de experiências.

A iniciativa também compreende o incentivo a concertos e retretas das bandas, promovendo cultura e entretenimento para a população, resgatando a tradição das bandas municipais tocando em praças públicas; incentivo a pesquisa, documentação e divulgação das tradições musicais; e propicia orientação administrativa/cultural/musical para os administradores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário