terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saúde realiza no sábado “Dia D” para atualização de vacinas

Foco são as crianças com até cinco anos – Mais de 100 profissionais estarão envolvidos - A Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado, 24, o chamado “Dia D” para atualização das carteiras de vacinação. O mutirão acontecerá nas unidades básicas de saúde, da zona urbana e rural, das 8h às 17h. No total, 15 postos e mais de 100 profissionais estarão envolvidos. 

O objetivo é conferir as carteiras de vacinação e aplicar as doses em atraso, de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada faixa etária. Todas as vacinas preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização, gerido pelo Ministério da Saúde, estarão disponíveis gratuitamente. São 14 doenças que podem ser combatidas através da vacinação e atualização de doses, entre elas sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite (paralisia infantil), coqueluche, hepatite B, meningite e tétano.

Os pais deverão levar a carteira de vacinação na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. A iniciativa segue até o dia 30 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-6358.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, o foco da campanha são as crianças menores de cinco anos. “A saúde preventiva é uma maneira de evitar hospitalizações causadas pode doenças que podem ser perfeitamente combatidas com a aplicação da vacina na idade certa”, comenta.

O secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, lembrou que a vacinação como forma de prevenir doenças é reconhecida mundialmente e sua eficácia pode ser comprovada, por exemplo, pela erradicação da varíola. “A vacina consiste num estímulo ao sistema imunológico responsável pela proteção do nosso organismo. Sempre que um vírus ou bactéria invade o corpo o sistema imunológico entra em ação para impedir danos à saúde. A vacina é uma forma segura e eficaz de levar o sistema imunológico a desenvolver defesas contra determinadas doenças sem que isso represente contaminação”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário