quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Projeto "Passa balaio" promove novo encontro em Tatuí

Nesta sexta-feira (23), às 8h30, a Pré-Escola Professora Benedita Pereira Fiúza Orsi, em Tatuí, receberá o segundo encontro do projeto "Passa balaio trançado de sonhos". Com o objetivo de estimular a literatura infantil em sala de aula, por meio da 'contação' de histórias, o novo encontro propõe formas de despertar a escuta dos alunos.

Iniciada no último dia 16, o projeto "Passa balaio trançado de sonhos" volta a Tatuí para trabalhar a obra "Os peixinhos aventureiros", do escritor Clóvis Coelho da Rocha. Segundo a escritora e contadora de histórias, Carmelina de Toledo Piza, neste segundo encontro o objetivo é trabalhar a expressão corporal. "Nesses 10 encontros nosso objetivo é envolver o corpo, a fala, o narrador, em todo o processo de contação de história", acrescenta.

Idealizado pela escritora, contadora de histórias e mestre em Educação, Carmelina de Toledo Piza, o projeto contempla a distribuição gratuita de cerca de 2 mil publicações (do título Caju, uma história de amor) aos alunos e de cerca de 50 balaios com 20 títulos variados aos educadores. Além das publicações, a iniciativa também oferece a formação dos professores e a visita da contadora de histórias nas escolas.

"Passa Balaio trançado de sonhos" atenderá, ao longo deste semestre, mais 50 educadores e cerca de 2 mil alunos na cidade de Bauru/SP. No total, são quase 4 mil alunos e 100 professores beneficiados pelo projeto no Estado. Além disso, o projeto contemplará, também, 5 colaboradores - em cada cidade - de entidades sem fins lucrativos, que trabalham a contação de histórias.

Realizado pela Editora Adonis, "Passa balaio trançado de sonhos" tem parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário