segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estimacão 2013 reúne sete mil pessoas neste domingo em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

O Estimacão 2013, evento promovido pela TV TEM neste domingo 18, reuniu mais de sete mil pessoas e dois mil cães em Tatuí. A ação superou a expectativa dos organizadores do evento, que aguardavam um público de cinco mil apaixonados por animais.

De acordo com o gerente comercial da TV TEM Itapetininga, Eduardo Lopes, o objetivo do evento é proporcionar lazer e diversão, além de oferecer entretenimento para famílias. “O Estimacão foi uma oportunidade de diversão para famílias apaixonadas por animais. O evento ofereceu diversão, lazer, informação ou até mesmo um cão para o público participante”, comenta.

Uma das visitantes do local foi a autônoma Angelita Pinheiro. Enquanto a moradora da cidade segura as coleiras de quatro cães da raça Shitzu, ela conta que aproveitou o evento. “Estou adorando as atrações. Eu amo animais, tenho quatro cães, mas se pudesse teria mais com certeza”, afirma.

Outras participantes que aproveitaram a iniciativa foram as amigas Anne Abrantes, analista de Recursos Humanos, e Ive Belas, professora. Juntas, elas passeavam com dois cães cada. Segundo Abrantes, o Estimacão foi uma oportunidade para distrair suas cachorras e de ver outras raças de cães “Eu trouxe minhas duas cachorrinhas. Estou gostando muito e espero que elas também estejam”, afirma. A amiga concorda afirmando que aprovou o evento. 

Ela ainda diz que seria legal existir um evento assim com outros tipos de animais. “Seria bem legal se existisse mais eventos assim com outras espécies. Ainda mais se fossem os animais que eu tenho e amo: peixes e cavalos!”, brinca Ive Belas.



Atrações do Estimacão
O público que compareceu na Praça Ayrton Senna, na Vila Doutor Laurindo em Tatuí, pode usufruir de diversas ações gratuitas durante todo o Estimacão.

As atividades oferecidas eram orientação veterinária, espaço infantil, orientações sobre vacinas, distribuição de brindes, pipoca e algodão doce, show de agility, adestramento e obediência, apresentação do canil da Polícia Militar, concurso de cães, tenda de adoção e o “cãoricatura”, caricaturas do público feitas ao vivo pelo ilustrador Bruno Venâncio.























As atrações que mais atraíram o gosto do público foi o show de agility, e do canil da PM. E um dos momentos mais aplaudidos pelos participantes foi a apresentação de Mariana Mascarenhas Novaliski, de 5 anos, e a cadelinha Tina, de 4. A criança ainda brinca sobre a realização do show: “É fácil. Basta chamar ela [a cachorra] que ela vem”, explica.


Concurso de cães
O concurso para premiação de cães foi uma das maiores atrações do Estimacão 2013. Cinco categorias foram abertas para premiar cães e seus donos com troféus e brindes. As categorias foram: maior e menor cão, mais exótico, mais fashion e o mais parecido com o dono.

Um júri composto por organizadores do evento escolheu três finalistas de cada categoria. Depois disso, o vencedor foi determinado pelo som das palmas do público. Os cães vencedores foram premiados com troféus. Na categoria maior cão, o vencedor foi um cachorro da raça Dog Alemão chamado Fiapo.

Já na categoria menor cachorro o vencedor foi um Pincher com o nome de Chico. O prêmio da categoria cão mais exótico ficou com a cachorra da raça Sharpei chamada Beijing.

No quesito cão mais fashion, o animal vencedor foi a cadela da raça Yorkshire chamada Yumi. A cachorra, que estava vestida de abelha, pertence à estudante Emily Hessel, de 15 anos. “Minha mãe foi quem fez a fantasia. Eu sei que deu trabalho, mas acho que valeu a pena, pois a Yumi é a mais estilosa do concurso”, brinca.

A vencedora da categoria do cão parecido com o dono foi a cadela Lorifiti (foto). O animal e a dona, a estudante Maria Luiza Gomes, de 7 anos, estavam vestidas iguais com vestidos rosa e preto. De acordo com a menina, estão não é a primeira vez que a dupla participa do Estimacão. Em 2012, elas participaram do evento também em Tatuí.

De acordo com a mãe da menina, Geici Tirola Gomes, os vestidos são feitos por uma costureira da família. “A cada concurso a Maria usa um vestido diferente. Ficamos muito felizes com o resultado”, conta a mãe orgulhosa.


Tenda de Adoção
Uma das tendas mais visitadas durante o evento foi também o de adoções. Animais abandonados que precisavam de um lar, encontraram no Estimacão uma nova vida.

E quem precisava de um amigo também saiu satisfeito, como no caso do preparador de tratores, Rodrigo Martins, que adotou uma cachorrinha chamada Tina. Martins realizou a adoção depois de preencher uma ficha de posse responsável. “A Tina é dócil e amorosa. Eu adorei ela, e isso é o que importa”, conta

Diante das adoções e da questão da defesa dos animais, o prefeito do município, José Manoel Correa Coelho, o Manu, diz que se sentiu estimulado. Ele afirma que vai aumentar o apoio aos defensores dos animais. “Pretendemos ter uma participação efetiva maior com os grupos que realizam campanhas de defesa aos animais no município”, completa.


Bem Legal
E quem se divertiu também pode ajudar durante a iniciativa. Assim como em outros eventos promovidos pela TV TEM, o Estimacão também levou para a Praça Ayrton Senna a campanha Bem Legal, por isso, os participantes puderam fazer a doação de um quilo de alimento que foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade para distribuição entre entidades assistenciais do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário