segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Encontro regional de Defesa Civil será realizado em Tatuí esta semana

Evento terá presença de secretário-chefe da Casa Militar e foco na Operação Verão - Tatuí será sede nesta semana de um importante encontro regional da Defesa Civil. Trata-se de uma oficina preparatória para a chamada Operação Verão, ocasião em que os representantes do poder público, estadual e municipal, se preparam para a época de chuvas que fatalmente gera transtornos a diversas cidades. O evento acontece nas próximas quarta e quinta-feira, 28 e 29 de agosto, no Nebam “Ayrton Senna”. A programação acontece das 8h às 18h.

As palestras são voltadas a todos os agentes de Defesa Civil da região de Sorocaba. A meta é aperfeiçoar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das secretarias estaduais e municipais envolvidas, além de órgãos de atendimento emergencial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as representações comunitárias. 

As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas durante as oficinas regionais para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos índices pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, visando à remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.

Segundo o coordenador Adjunto de Defesa Civil de Tatuí, João Batista Floriano, prevenir é a sempre a melhor solução. “Devemos estar sempre preparados e antecipar os acontecimentos que podem colocar vidas em risco, com respostas rápidas e eficazes, a partir de uma Defesa Civil bem estruturada, treinada e capacitada”, argumentou.

A abertura do encontro, na quarta, terá a participação do secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, e do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. O Nebam “Ayrton Senna” fica na Rua Oracy Gomes, 551, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8611. 

Conceito - A Defesa Civil compreende o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. As atividades fundamentais viram restabelecer a normalidade da vida em sociedade, atuando nas situações de guerra, catástrofes decorrentes da ação na natureza e efeitos decorrentes de atividades da própria sociedade. Trata-se de um instrumento de segurança nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário