segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Combate à Dengue emite alerta sobre alto número de casos na região

Tatuí não teve nenhum registro autóctone, mas população deve continuar atenta

Enquanto muitas cidades da região estão alarmadas com a epidemia da dengue comum durante o verão, Tatuí vive uma situação confortável no controle da doença e também da infestação de mosquitos. O município não teve nenhum caso autóctone registrado até o momento e apenas um caso importado. Mesmo assim, a população deve estar atenta.

No final da semana passada, o setor de Combate à Dengue emitiu um comunicado com um alerta às pessoas que viajam pela região. Sorocaba já teve 387 e Iperó 200 casos autóctones somente nos primeiros 20 dias do ano. Moradores de Tatuí que trabalham ou estudam em municípios onde foram registrados casos da doença devem ter cuidado redobrado e não se esquecer de usar repelente. 

Durante o ano de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a fiscalização nas residências, praças e terrenos do município e investiu em palestras educativas em escolas da rede publica e privada e empresas do município. Ações de nebulização também foram realizadas para conter a proliferação do Aedes Aegpty e também dos pernilongos. O resultado foi efetivo. 

O coordenador de Combate à Dengue, Toni Sumio Ogata, destaca a importância dessas campanhas para o município, já que a participação da população é parte fundamental para prevenir essa doença que é perigosa e pode até mesmo causar morte. “A maioria dos criadouros do mosquito está nas residências. A população deve realizar ao menos uma vez por semana a vistoria em seu imóvel, para não deixar focos para uma possível multiplicação do mosquito”, explica

Em 2015, a fiscalização e as campanhas preventivas continuam para que a dengue fique longe de Tatuí. As principais recomendações e cuidados são eliminar água que fica acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas e pneus, além de manter caixas d’água bem fechadas. Toda população deve estar também atenta aos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Na presença de alguns desses sintomas é importante procurar imediatamente o serviço de saúde e nunca se automedicar. O serviço de saúde está apto para oferecer tratamento adequado e acompanhamento médico gratuito.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França, salienta que as ações aparentemente simples são essenciais e fazem toda a diferença. “Nossa cidade não registrou em 2015 nenhum caso autóctone da doença, mas a luta contra a dengue continua, esse é um trabalho em conjunto da Prefeitura e da população, conto com a ajuda de todos moradores de Tatuí para não deixar essa doença chegar à nossa cidade”, finalizou.

Agente penitenciário registra fuga de um preso em Iperó

Na tarde de sábado, 31, um agente penitenciário da Penitenciária de Iperó compareceu à Delegacia de Polícia de Tatuí para registrar Boletim de Ocorrência pela fuga do preso Fernando José Garcia. O fato somente foi constatado após a contagem dos presos. O Agente fez o registro em Tatuí porque encontrou a Delegacia de Polícia de Boituva fechada.

Facebook é usado para notícia falsa por vingança em Tatuí

Um dos proprietários de uma lanchonete no centro de Tatuí compareceu à Delegacia de Polícia e denunciou uma pessoa que postou uma mentira no Facebook com o objetivo de prejudicar seu negócio. Segundo o Boletim de Ocorrência, o denunciado tinha o costume de entrar, sem ordem, para o lado de dentro do balcão da lanchonete, sendo advertido por isso, No último dia 27 de janeiro, terça-feira, o intruso saiu prometendo algum tipo de vingança. Não demorou muito e o outro proprietário telefonou para saber o que estava acontecendo na lanchonete, eis que havia sido postado no Facebook uma reclamação de que viram cinco ratos saindo daquele estabelecimento. A postagem foi retirada algum tempo depois.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Você conhece a Delegacia Eletrônica?

01/02/2015 |  O site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mantém em seu canto direito superior um quadro azul chamado Delegacia Eletrônica. Nesse quadro aparecem as opções em que você pode fazer um boletim de ocorrência on-line: 1. Furto ou roubo de veículos. 2. Roubo, furto ou perda de objetos ou documentos. 3. Ameaça. 4. Injúria, calúnia e difamação. 5. Acidente de trânsito sem vítima. 6. Desaparecimento de pessoas. 7. Encontro de pessoas tidas como desaparecidas. 8. Complemento de um boletim já feito anteriormente. 9. Acompanhamento de seu boletim.

Os casos não contemplados na lista continuam sendo feitos pessoalmente devido a maior complexidade.

Veja outra matéria sobre o casal tatuiano que se casou após 70 anos

Dâmaso e Maria, namorados por sete décadas

Agência Estado - Os gestos e as palavras lembram jovens em início de namoro: ele diz "você está linda", ajeita os cabelos dela, e ela sorri fitando-o nos olhos com ternura. Três dias depois de realizar um sonho de 70 anos, os recém-casados Dâmaso Teixeira Bittencourt, de 103 anos, e Maria Coltrone, de 90, esbanjavam felicidade, na tarde de quinta-feira, na casa simples em que moram, no bairro Boqueirão, em Tatuí. "Somos apaixonados um pelo outro", afirmou ele.

A história de amor do casal centenário chamou a atenção dos moradores e muita gente os aplaudiu quando ele e ela, vestidos de branco, deixaram o cartório de registro civil, após a cerimônia. Não se tinha notícia de uma união civil tão tardia na região. Provando que, apesar da idade, ainda tem boa memória, o noivo repetia em casa as palavras ouvidas do juiz de paz Luiz Gonzaga Ferraz ao lembrar ao casal o compromisso de estarem juntos na alegria e na tristeza. "Agora é só na alegria, tristeza a gente deixa de lado", emendou.

Os dois mostram rara lucidez para a idade e muita disposição. Maria explicou por que chama Dâmaso de "Davi" desde que o conheceu. "Ele parecia o rei Davi da 'Bíblia' e, além disso, o nome verdadeiro é muito complicado."

Ao telefone

Entre um gracejo e outro, ressurge a incrível história de amor do casal. Maria tinha 14 anos e trabalhava como auxiliar de telefonista em São Paulo, onde nasceu, quando conheceu o futuro marido, no final dos anos 30. Ele era advogado do sindicato dos produtores de algodão do Estado. "Eu era menina, precisei adulterar meu documento para trabalhar. Ficava entre uma mesa e outra levando as chamadas anotadas num papel. Minha chefe me pedia para passar as cotações do algodão para o sindicato e todo dia eu falava com ele."

O namoro começou por telefone e só um ano depois eles se conheceram pessoalmente. Ela conta que Davi era casado e tinha um filho, embora não vivesse com a mulher, que morreu no ano seguinte. Depois que ele ficou viúvo, passaram a morar juntos e tiveram o filho, Maurício, hoje com 58 anos. A dificuldade em conseguir documentos da ex-mulher dele foi adiando o casamento.

Discreto, Bittencourt não gosta de falar do passado, mas a mulher conta que ele foi um advogado de renome. "Ele é neto daquele engenheiro que virou nome de estrada, mas não gosta de comentar", confidencia ela, referindo-se ao engenheiro Régis Bittencourt. "Sobrinho-neto", corrige ele.

Décadas depois, o casal mudou-se para Tatuí, onde o filho já vivia. Há dez anos, Maria conheceu a feirante Ana Alice Soares, de 73 anos, que se tornou uma espécie de cuidadora voluntária do casal. Foi ela quem descobriu que algo incomodava a amiga. "Ela disse que o filho ficava chateado por eles não serem casados."

Ana Alice então ajudou o casal. "Levei dois anos para conseguir toda a documentação, mas valeu a pena."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Atletismo tatuiano tem boa performance em Cerquilho


Aconteceu na noite de sexta-feira, dia 30, em Cerquilho, a 6ª Corrida pela Saúde Coocerqui, com percurso de 4 quilômetros. Atletas tatuianos conseguiram ótimos resultados. Vejam os resultados:

Masculino:
Campeão: Nilson Gomes Lourenço (Laranjal Paulista).
Vice-campeão: Felipe Augusto Ribeiro da Silva (Tatuí, equipe ATA / Pé Vermeio / Secretaria de Esportes de Tatuí).
3º colocado: Carlos Ribeiro Novato (Tatuí, equipe GNR Brasil / Pé Vermeio / Secretaria de Esportes)
4º colocado: Francisco V. Pereira Azevedo (Tatuí, equipe Pé Vermeio / Secretaria de Esportes).
5º colocado: Jorge Augusto Valério (Tatuí, equipe Pé Vermeio / Secretaria de Esportes).

Feminino:
5ª colocada: Maria de Lourdes Soares Oliveira (Malu Soá) (Tatuí, equipe Pé Vermeio / Secretaria de Esporte de Tatuí).

Prof. Eronides dos Santos (Nide)
Técnico da Equipe ATA / Pé Vermeio / Secretaria dos Esportes de Tatuí

Acampamentos de diferentes estilos atraem turistas na região

Do G1- Férias geralmente está associada a viagens. Mas é possível ficar na região onde vive e se divertir. Prova disso são duas opções de acampamentos que existem na região de Tatuí. Um deles, em Itapetininga, é um acampamento de férias onde só é permitido falar em inglês. E em outro, em Tatuí, a única regra é se divertir nas competições esportivas.

Um grupo de colegas de trabalho, por exemplo, uniu o útil ao agradável ao se hospedarem no acampamento intensivo para a melhorarem a fluência no idioma. Além do bate papo como se estivessem na sala de casa, da conversa com os monitores, os alunos participam de diversas atividades externas, como arco e flecha, caça-palavras e adivinhação.

De acordo com a diretora acadêmica do acampamento na zona rural de Itapetininga, Sandra Urioste, adolescentes e adultos ficam no local de três a cinco dias. Profissionais de todas as áreas ficam hospedados: médicos, professores, engenheiros. Todos com o objetivo de ficarem aptos a competir no mercado de trabalho. “Tem um resultado muito grande para eles em termos de aprendizado. O foco é a fala. Na expressão, na vivência do idioma”, afirma.

É o caso do professor universitário Cassiano Quilici. Ele tirou alguns dias para justamente se entrosar melhor com a língua inglesa e facilitar o trabalho dele. “Aqui há muitos livros e informações em inglês. Eu posso participar de congressos e reuniões. Para mim é muito importante escrever em inglês”, conta.

Já o acampamento de férias de Tatuí recebe crianças e adolescentes com o objetivo da diversão e entrosamento. O animo é tão grande e as amizades tão especiais, que depois da primeira vez as crianças sempre querem volta. É o exemplo da estudante de Tatuí Nathália Ramos de Souza, de 16 anos, que participa pela 11ª vez do acampamento. “Eu venho todo janeiro, na temporada de verão. Em junho tem também, há o frio, mas é bom de todo jeito”, revela.

Já a estudante Juliana Amoedo, também de 16 anos, veio de alguns quilômetros mais distante. Ela é de Salvador (BA) e acampa todas as férias. “Tenho amigos aqui que conheço a muito tempo. As aventuras, as gincanas. Aqui há um espírito muito bom”, afirma.

O diretor operacional do acampamento, Sérgio Oliveira, explica que os acampados participam de várias aventuras, são sete dias de atividades. “A aprendizagem, juntamente com entretenimento, fica muito mais divertida”, comenta. 
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Mais de 46 mil alunos da rede estadual voltam às aulas na região

Do G1, editado- Nesta segunda-feira (2), começa o ano letivo na rede estadual de educação em São Paulo. Em todo o estado são mais de quatro milhões de matriculados. Já na região de Tatuí, Avaré (SP) e Itapeva (SP) são mais de 46 mil alunos. Em Tatuí, são 9.500 alunos em 9 escolas.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, o calendário escolar para 2015 prevê período de férias para 2 de julho e retorno previsto em 3 de agosto. As datas foram publicadas no Diário Oficial.

Já o início do ano letivo nas cidades da região tem calendário diferenciado, já que cada município desenvolveu seu próprio cronograma.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Caminhão tomba após ser atingido por carro na SP-127 em Tatuí

Do G1- Um acidente entre um carro e um caminhão foi registrado nesta sexta-feira (30) na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), na região de Tatuí. A batida envolveu três carros e um caminhão.

De acordo com a SPVias, concessionária que administra o trecho, o acidente foi na altura do quilômetro 111. O motorista de um carro de passeio perdeu o controle do veículo e se chocou contra a traseira do caminhão que estava carregado com sacos de argamassa. Com o impacto, o caminhoneiro também perdeu o controle e o caminhão tombou no canteiro central da via, que é duplicada.

Parte da carga se espalhou pelo canteiro e por uma das faixas do sentido contrário. Na sequencia, outros dois carros de passeio chocaram-se contra a carga. Apesar dos estragos nos quatro veículos, ninguém ficou ferido.

Após o acidente, uma faixa em cada sentido foi interditada, porém, isso não prejudicou o tráfego. O caminhão e a carga foram removidos da rodovia durante a tarde.
(Foto: Amanda Lopes / Arquivo Pessoal)

Apresentação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí em 2009


PAT tem vagas para professor de inglês, costureira e nutricionista

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí oferece diversas vagas de emprego. Entre elas: quatro para costureira, uma para nutricionista e uma para professor de inglês. Os interessados devem se dirigir ao PAT que fica na Rua Adauto Pereira, 352, perto da saída para Sorocaba. Os documentos necessários são a carteirinha do PAT ou documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3251-4766.

Fundo Social realiza bazar de usados na Vila Esperança

O Fundo Social de Solidariedade realiza nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro o primeiro bazar de roupas deste ano. São centenas de roupas usadas em bom estado por apenas 1 real cada peça. O bazar será realizado no Centro de Capacitação da Vila Esperança, na Rua Angelin Liberatoscioli, das 9h às 16h. Toda a renda será revertida para manter os cursos de capacitação oferecidos de graça à população.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Prefeitura anuncia informatização das salas de vacina de Tatuí

Prefeitura anuncia informatização das salas de vacina de Tatuí


Postos de saúde da zona urbana e rural, Maternidade e Vigilância serão integrados

30/01/2015 |  A Vigilância Epidemiológica acaba de anunciar a informatização de todas as salas de vacina do município. Para tanto, 15 computadores foram adquiridos. As máquinas serão instaladas em 11 unidades básicas de saúde da zona urbana, duas da zona rural, uma na sala de vacinação da Maternidade Maria Odete Azevedo e outra na sede da própria Vigilância. O investimento total é de R$ 60 mil, através de parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Tatuí.

Nos próximos dias será implantando um sistema de vacinação totalmente informatizado, integrado ao Programa Nacional de Imunizações. O objetivo é obter uma avaliação dinâmica, atualizada em tempo real, dos resultados e da cobertura vacinal da população.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues das Costa (foto), com a informatização das salas de vacina será possível um maior controle da população que precisa ser imunizada. “Nos últimos quatro anos, tivemos uma grande ampliação do calendário básico de vacinação e a inclusão de novas vacinas como a de rotavírus, pneumococo 10 valente, meningite C conjugada, pentavalente, poliomielite inativada, tetraviral e hepatite A, entre outras. O uso da tecnologia será fundamental para termos dados atualizados e precisos sobre a cobertura vacinal”, explica.

“A saúde é sempre uma área muito delicada, que exige monitoramento constante. Mas, temos apresentado muitas novidades e inquestionáveis melhorias no serviço. Hoje, somos referência em toda a região. Todos esses avanços são atestados pela menor taxa de mortalidade infantil da história de Tatuí. Certamente a informatização é um dos itens que irá dar retorno ainda mais positivo nesse setor tão importante”, declarou o prefeito Manu.

Secretaria de Infraestrutura contrata 20 temporários para combate ao mato

A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura recebeu 20 novos funcionários temporários que farão parte de uma força-tarefa para capinação, limpeza e manutenção de ruas. O objetivo é aumentar a produtividade do setor. Para isso, a jornada de trabalho será de 12 por 36 horas, de segunda a domingo, sem interrupção, a partir de um revezamento entre os funcionários. A nova equipe começou atuar nesta quarta-feira, 28. Os primeiros pontos do município a receberem melhorias foram a Rua Antonio Henrique da Silva, no bairro Nova Tatuí, e a Avenida Salles Gomes, no Centro.

Vanessa Meira de Souza, coordenadora do Departamento de Limpeza Pública,destaca que sempre entre os meses de dezembro e janeiro o serviço mais solicitado pela população é justamente a capinação. “Recebemos muitos pedidos para corte de mato e, com a contratação destes novos funcionários, teremos mais facilidade para atender esta demanda”, conta.

A Prefeitura de Tatuí também investiu mais de R$ 30 mil em novos equipamentos, como motosserra, cortador de grama, roçadeira e até mesmo um mini-trator especial para esse tipo de trabalho. 

Os proprietários de terrenos particulares com excesso de mato também devem fazer a limpeza. A Prefeitura de Tatuí vem reforçando o trabalho de fiscalização. Após receber a notificação o responsável tem o prazo máximo de 17 dias para realizar a limpeza do lote. Passado este período, o dono da área será multado de acordo com a metragem do terreno. Até 300 metros quadrados a multa é de 30 Ufesps, R$ 604,20; de 301 a 500 metros quadrados, chega 60 Ufesps, R$ 1.208,40; de 501 a 1.000 metros quadrados, 90 Ufesps, R$ 1.812.60; e acima de 1.000 metros quadrados, 120 Ufesps, R$ 2.416,80.

O diretor de Fiscalização, José Maria Cardoso Filho, explica que se mesmo assim a limpeza não for feita, a própria Prefeitura fará o trabalho e cobrará R$ 4,63 por metro quadrado. “Outro detalhe importante: a calçada, guias e sarjetas devem ser limpas pelo proprietário da casa. Já as ruas e terrenos públicos são de responsabilidade do município. Está previsto no artigo 25, Código de Posturas, editado em 12 de julho de 1978”, finaliza.

“Caravana do Lazer” é a novidade da Secretaria de Esporte para 2015

Projeto passará por diversos bairros de Tatuí – Estreia acontece na Vila Angélica

O projeto “Caravana do Lazer” visa levar esporte e diversão aos diversos bairros da cidade. O evento acontecerá sempre aos domingos, das 9h às 13h. A estreia foi programada para o próximo dia 8 de fevereiro, na Vila Angélica, na Rua Isaltino de Campos Vieira. Entre as atividades previstas estão jogos de tabuleiro, taco, futebol, mini-vôlei e mini-basquete, além das bicicletas do projeto Pedala Comigo, sucesso em 2014. 

O objetivo é levar lazer de forma gratuita a diferentes locais da cidade. “A cada semana estaremos com seis modalidades diferentes que serão praticadas na rua, com um espaço determinado para cada uma delas, resgatando antigas brincadeiras da infância e interagindo diretamente com a comunidade”, comenta Miguel Lopes Cardoso Junior, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. 

O segundo bairro a receber o evento será o CDHU, já no dia 22 de fevereiro. A Caravana já tem passagem programada também pelo São Conrado, Jardim Lírio, Jardim Gonzaga, Jardim Tóquio e Santa Rita. Outros bairros também serão adicionados à lista a partir do mês de abril. “Certamente, a Caravana do Lazer será mais um sucesso, seja do ponto de vista da organização, seja do ponto de vista da participação popular”, previu o prefeito Manu.

Caminhão tomba após ser atingido por carro na SP-127 em Tatuí

Do G1- Um acidente entre um carro e um caminhão foi registrado nesta sexta-feira (30) na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), na região de Tatuí. A batida envolveu três carros e um caminhão.

De acordo com a SPVias, concessionária que administra o trecho, o acidente foi na altura do quilômetro 111. 

O motorista de um carro de passeio perdeu o controle do veículo e se chocou contra a traseira do caminhão que estava carregado com sacos de argamassa. Com o impacto, o caminhoneiro também perdeu o controle e o caminhão tombou no canteiro central da via, que é duplicada.

Parte da carga se espalhou pelo canteiro e por uma das faixas do sentido contrário. Na sequencia, outros dois carros de passeio chocaram-se contra a carga. Apesar dos estragos nos quatro veículos, ninguém ficou ferido.

Após o acidente, uma faixa em cada sentido foi interditada, porém, isso não prejudicou o tráfego. O caminhão e a carga foram removidos da rodovia durante a tarde. 
(Foto: Amanda Lopes / Arquivo Pessoal)

IPT faz mapeamento de áreas de risco durante chuvas na região

Do G1- Representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo têm vistoriado a região para monitorar as áreas de risco durante o período de chuvas. O objetivo é desenvolver um plano para ações de prevenção em caso de enchentes.

Em Tatuí, os profissionais fotografaram e fizeram uma avaliação dos principais pontos. Durante o trabalho, de acordo com o geólogo Marcelo Fischer Gramani, foram constatadas cinco áreas que precisam de atenção constantemente, no entanto, com risco de média complexidade.

Ao todo, segundo os especialistas, 42 municípios do estado que apresentam possíveis riscos de deslizamentos ou inundações devem fazer parte do estudo. Todos são divididos em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto e muito alto.

O coordenador da Defesa Civil de Tatuí, João Batista Alves Floriano, acompanhou a vistoria técnica. Ele destaca que o bairro Americana foi um dos mais atingidos em 2007 quando a água invadiu ruas e casas. Para ele, esse trabalho emergencial contribui para o planejamento de ações do Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Marlene Rodrigues Pires, além das avaliações, os planos precisam ser repassados aos moradores para que eles saibam como agir durante a chuva. Ela explica que a função do Nudec é orienta cada morador.

Outras cidades
Ainda na região, os agentes do IPT visitaram as cidades de Torre de Pedra e Quadra. O geólogo Marcelo Fischer explica que em Torre de Pedra não há risco de deslizamento e sim de inundações em alguns pontos em apenas uma área. No segundo município, Quadra, o problema é inundação em um ponto.

De acordo com o especialista, todo o trabalho será descrito em um relatório. Posteriormente o material será encaminhado à Defesa Civil do estado para a definição das ações e alertas. 
(Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

PT mantém apoio a Manu

A executiva do Partido dos Trabalhadores decidiu por maioria dos votos manter o apoio ao governo do prefeito José Manoel Corrêa Coelho. O presidente do PT de Tatuí, Marinho Rodrigues da Costa, acompanhado de lideranças petistas, levaram a notícia da decisão ao gabinete do prefeito Manu. A partir de agora, conforme acordo, uma comissão será formada para discutir projetos e programas para a cidade.

Piscina do grêmio dos servidores municipais está em reforma


Foi iniciado o trabalho de colocação de canos na piscina do Grêmio Recreativo da Prefeitura de Tatuí. A piscina havia passado por reforma e logo deverá estar pronta para ser usada. O espaço é destinado apenas aos funcionários públicos do município, que podem alugá-lo com o pagamento de uma taxa de serviço. É necessário consultar a disponibilidade do local e as condições através do telefone (15) 3305-8611 ou na sede da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, na Avenida Domingos Bassi, 1.000.

Corte de jatobá centenário causa revolta em morador de Cesário Lange

Técnico ambiental lamenta porque a árvore fazia parte do cenário do bairro.
Prefeitura afirma que proprietário da área tinha autorização para o corte.

Caio Gomes Silveira, do G1 Itapetininga

O corte de um jatobá em uma propriedade particular em Cesário Lange (SP) causou revolta e tristeza ao paisagista e técnico ambiental Tiago Rodrigues. Ele afirma que a indignação se deve ao fato da árvore estar em boas condições. Segundo o paisagista que fez a reclamação, a árvore tinha aproximadamente 15 metros de altura e a copa chegava a 200 metros quadrados.

“Os moradores falam que ela tinha de 100 a 200 anos. A verdade é que há décadas estava aqui, estava antes da construção, antes da propriedade ser comprada pelo atual dono. Muito triste ela ter sido cortada, pois era uma das maiores árvores da cidade. Ficava a dois quarteirões de casa e fazia parte do cenário do bairro. Eu acho que este tipo de árvore não deveria ser retirada da área urbana, nem se estivesse na calçada, pois ela já estava antes de nós”, reclama Tiago.

O diretor do Departamento de Agricultura de Cesário Lange, Fernando Pedro Paulo Júnior, também lamenta o corte da árvore, mas esclarece que o proprietário da área onde o jatobá estava cumpriu todos os processos legais. “Como a árvore não era tombada, ficava isolada e estava dentro de uma área particular. Não havia motivos para impedir o corte. Tentamos aconselhar o dono. Lamentamos, mas é o direito do dono e a lei.”

Ainda segundo ele, o corte ocorreu nesta semana, no entanto, o dono da área havia entrado com o pedido de corte em setembro de 2014.

“No processo consta que o motivo para o corte é que a árvore atrapalharia uma futura construção na área. Se fosse por outro motivo, por exemplo, comercializar a madeira, a autorização não seria dada. Antes de fazer o corte, o proprietário precisou doar 50 mudas nativas para serem plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APP), como mata ciliar e nascente. O jatobá cortado deve ser usado pelo proprietário, não podendo ser vendido”, explica Fernando.

O jatobá é uma espécie que pode ser encontrada em toda América Latina, com seu centro de diversidade na Floresta Amazônica. Pode ultrapassar a 45 metros de altura e a madeira é considerada nobre, podendo ser usada desde a construção civil até para instrumentos musicais.

Espetáculo: Bicho de Palha. Conservatório de Tatuí

Exibição: 26/10/2005

Filhotes de gambá resgatados em Capela do Alto são entregues a Zoológico

Na tarde desta quarta-feira (29), o diretor de Meio Ambiente de Capela do Alto, Waldnir Gomes Moreira, o Mi Gomes, realizou a entrega de dois filhotes de gambá ao Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba. Os animais foram resgatados no bairro Itarassu, na residência de Maria das Dores Alves.

Segundo a dona Maria, alguns cachorros atacaram a família dos gambas matando a mãe e ela conseguiu capturar dois para proteger. "Eram quatro filhotes, mas com o ataque dos cães, dois fugiram e consegui resgatar dois para não morrerem", disse.

Após a captura, Maria entrou em contato com o departamento de Meio Ambiente, que transportou os filhotes ao Zoológico Quinzinho de Barros, para receberem os devidos cuidados e serem devolvidos ao habitat natural.


Fonte: Assessoria de Comunicação de Capela do Alto

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Solenidade marca entrega de novo loteamento e avenida

Evento realizado pela Ellenco reuniu autoridades na manhã deste sábado, 24

Deise Juliana Voigt

Desde o último sábado, 24, a cidade de Tatuí passou a contar oficialmente com novo loteamento e avenida. Na manhã dessa data, a Ellenco, empresa tatuiana que é referência no setor imobiliário, realizou solenidade de entrega oficial aos compradores do loteamento “Reserva dos Ypês I” e ao município de uma nova avenida, via importante para interligação de diferentes bairros na cidade.

O evento contou com participação de autoridades como o prefeito José Manoel Correa Coelho (Manu); da primeira-dama Ana Paula Cury Fiuza Coelho; dos secretários municipais Ângela Sartori (Educação, Cultura e Turismo), Márcio Fernandes de Oliveira (Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social) e Vanessa Carvalho Hessel (Administração); do vereador José Eduardo Perbelini (Eduardinho Amigo do Povo); além de representantes da Ellenco como Juvenal Marques Rodrigues, Geraldo Tadeu Rossi e Décio Maluf (do Conselho de Administração) e Michel Garcia (superintendente da empresa).

O evento foi aberto às 8h, com atividades esportivas como aquecimento, caminhada e alongamento, oferecidos aos proprietários de terrenos e futuros moradores. Dezenas deles participaram de outras atividades como jogos recreativos e esclareceram dúvidas num plantão especialmente organizado para atender aos futuros moradores.

A frase

"Nenhuma liberdade pode produzir vítimas."
Babalawo Ivanir dos Santos

Mapeamento de áreas de alto e muito alto risco na Região chega a Tatuí

Um contrato assinado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do estado de São Paulo prevê o mapeamento das áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações em 42 municípios abrangidos no Plano Preventivo de Defesa Civil do estado.

Doze das 42 cidades incluídas no projeto estão localizadas na Região Administrativa de Sorocaba (Tatuí, Araçoiaba da Serra, Boituva, Botucatu, Capela do Alto, Laranjal Paulista, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, Tietê e Torre de Pedra). Hoje, 29 de janeiro, uma equipe do IPT está realizando o trabalho de campo em Tatuí. O projeto é coordenado por Marcelo Fischer Gramani.

O conteúdo da reportagem na íntegra está disponível em http://www.ipt.br/noticia/866-areas_de_alto_e_muito_alto_risco.htm.

Governador sancionou lei que restabelece vigância de lei que criou o Conservatório de Tatuí

O governador Geraldo Alckmin sancionou na noite desta quarta-feira (28) o Projeto de Lei nº 654/2011, do deputado estadual Samuel Moreira, que restabelece a vigência da Lei Estadual 997/1951, que criou o Conservatório de Tatuí. 

A Lei Estadual nº 15.687/2015 foi publicada na edição desta quinta-feira (29), do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

“Uma batalha nossa em prol da escola de música local, já que a referida lei havia sido revogada em 2006 por um equívoco da Assembleia Paulista, E isso poderia acarretar sérios problemas ao Conservatório. Fico feliz porque este foi um compromisso que assumi - e o Samuel - com a direção do Conservatório e os músicos e professores. Conseguimos reverter esta situação delicada, criada a partir da consolidação das leis estaduais, processo que aconteceu em 2006 e que por um equívoco revogou a lei estadual que criou a escola de música local”, relatou o presidente do PSDB de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Christian Pereira de Camargo

Dirceu Pires de Camargo é o novo ouvidor da Prefeitura

Foto: Comunicação Tatuí / Evandro Ananias
A Ouvidoria é um elo entre o cidadão e a Prefeitura. É o órgão responsável por receber denúncias, sugestões e até mesmo elogios sobre todos os setores que envolvem a administração municipal. Tatuí tem a partir de janeiro um novo ouvidor geral. Quem assume a missão é o advogado Dirceu Pires de Camargo, que  tem larga experiência política, foi vereador na Câmara Municipal durante 20 anos, chegando à presidência do Legislativo e a ocupar funções estratégicas como a presidência da Comissão de Justiça e Redação. Atuou também como funcionário do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). 

O novo ouvidor assume a vaga deixada pelo professor e jornalista Odaílson Toth, que esteve por praticamente dois anos na função. Doutor Dirceu, como é conhecido, mostrou-se feliz com a indicação e comprometeu-se a retribuir a confiança do prefeito José Manoel Correa Coelho. “É uma grande responsabilidade. Fico feliz pela confiança depositada a mim. Tenho certeza que com esforço, trabalho e dedicação poderei contribuir com a administração no melhor relacionamento junto à população”, afirmou. 

Manu desejou boas vindas ao novo titular e reiterou o excelente trabalho desenvolvido por Toth à frente da Ouvidoria. “Somos gratos a esse profissional dedicado e competente que conseguiu ampliar nosso canal de relacionamento com o cidadão, se mostrando sempre pronto a ouvir as pessoas, encaminhar as demandas e acompanhar a resolutividade do problema dentro de cada secretaria ou departamento. Odaílson deu uma grande contribuição para nossa cidade, implantando um novo paradigma de atendimento”, elogiou.

A principal função da Ouvidoria é defender os interesses do cidadão. Os profissionais estão preparados para ouvir, orientar e protocolar as reivindicações da população sobre todos os serviços relacionados à Prefeitura. Todas as manifestações são analisadas criteriosamente e encaminhadas às áreas competentes. O órgão também o acompanha o andamento das solicitações até ser efetuada a resposta final ao morador.

A Ouvidoria fica na rua 11 de Agosto, 28, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As solicitações também podem ser feitas pelo telefone 0800-770-0665 ou 156 – ambos com ligação gratuita. O e-mail é ouvidoria@tatui.sp.gov.br.

Lei que criou o Conservatório de Tatuí é restabelecida

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quarta-feira, 28, projeto de Lei nº 654/2011, do deputado Samuel Moreira, que restabelece a vigência da Lei 997/1951, que criou o Conservatório de Tatuí. A lei havia sido revogada em 2006 por um equívoco da Assembleia Paulista que poderia acarretar problemas à escola de música, luteria e artes cênicas.

A Lei nº 15.687/2015 foi publicada na edição desta quarta, 28, do Diário Oficial do Estado de São Paulo. Nela, cita-se que “fica restabelecida a lei nº 997, de 13 de abril de 1951, que criou o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, e de suas respectivas alterações posteriores”.

A lei que criou o Conservatório de Tatuí havia sido revogada no ano de 2006, entre outras 13 mil consideradas “obsoletas”. Desde 2009 o diretor executivo Henrique Autran Dourado e o então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo trabalham para o restabelecimento da lei. “No final de 2010, o então prefeito Gonzaga intermediou meu contato com o deputado Samuel Moreira, que, em 2011, apresentou o Projeto de Lei 654, o qual propunha anular a exclusão do Conservatório”, inicia Dourado.

“Esta lei que restabelece os efeitos legais da lei de criação do Conservatório de Tatuí é mais ou menos como uma recriação, com efeitos retroativos. E com ela, todos os documentos assinados, contratos em nome do Conservatório, prova de existência legal para estudantes estrangeiros para emissão de visto de estudante e inúmeros outros documentos e atos que não podem prescindir dessa lei”, afirma o diretor.

Durante o período de extinção da lei de criação nenhuma atividade deixou de existir em virtude do contrato de gestão entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, organização social que administra a instituição. “Se ainda vigorasse o sistema antigo, órgão público do estado, as consequências seriam um enorme desastre. Fora isso, se pensarmos o Conservatório como uma instituição de 60 anos, e projetando para mais longe ainda - nos próximos 60 e daí por diante -, qualquer desmando ou interesses escusos poderiam simplesmente pulverizar ou extinguir a verba destinada à instituição ou, por pressões e interesse político de terceiros, destiná-la a outras cidades”, afirma o diretor. “Acompanhei o processo todo com o Samuel Moreira, que me havia sido apresentado pelo ex-prefeito Luiz Gonzaga, o assessor Calil, depois conheci o relator da Comissão de Constituição e Justiça, Fernando Capez, em uma recepção em São Paulo. Ele relatou favoravelmente e a CCJ aprovou por unanimidade. Samuel Moreira, na qualidade de Presidente da Assembleia Legislativa, havia prometido colocar o Projeto de Lei em votação ainda este ano. Claro, foi muita ansiedade, mas antes de deixar o cargo obteve a vitória. O Conservatório não apenas existe, como nunca deixou de existir legalmente, com essa lei, e permanecerá definitivamente em Tatuí”, destacou ele.

Criado há 60 anos, o Conservatório de Tatuí é uma das mais respeitadas instituições de ensino de música, luteria e artes cênicas do país.

Abertas inscrições para professores temporários em Tatuí

Do G1- As inscrições para o processo seletivo de professores temporários estão abertas em Tatuí. São 11 vagas para profissionais que irão trabalhar em escolas municipais. O período de cadastro encerra-se nesta sexta (30).

De acordo com o edital, oito vagas serão para os professores de educação infantil, duas para docente em educação básica II e uma destinada à educação básica I. Os contratados receberão salários de R$ 1.069,05 por uma jornada de trabalho de, até, 44 horas semanais.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem comparecer à Secretaria de Educação, que fica na Praça da Bandeira, 65, Centro. Além disso, devem levar cópias do RG, CPF e comprovante de escolaridade. O candidato deve ter, obrigatoriamente, 18 anos ou mais e ter concluído o ensino médio. As inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone (15) 3251-5848.

A prova será realizada em 1º de fevereiro, das 9h às 11h, na Escola João Florência, localizada na Praça Paulo Setúbal, 21, Centro.

(Foto: Reprodução / TV TEM)

Rapaz agride a namorada e é preso em flagrante

A jovem M.F.S.M, de 20 anos, foi agredida por seu namorado R.O.L, de 19 anos, em frente de um restaurante na avenida Pompeu Reali, na tarde de terça-feira, 27. Segundo ela, o rapaz chutou sua barriga e ainda tentou enforcá-la, quando conseguiu morder o seu braço. A Polícia Militar foi acionada e, após passar pelo Pronto Socorro Municipal, levou-os à Delegacia de Polícia. Preso em flagrante, R.O.L. pagou R$ 800,00 de fiança e ganhou liberdade provisória. 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Câmeras de monitoramento são instaladas em creches de Tatuí

Creche do Jardim Gonzaga foi a primeira a receber
o sistema (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Do G1- O sistema para instalação de câmeras de monitoramento começou a ser implantado em algumas escolas municipais de Tatuí. A intenção é que pelo menos 50 unidades de ensino passem a ser monitoradas nos próximos dias.

As imagens devem ajudar na identificação de vândalos e criminosos caso haja invasão desses locais e também a inibir esse tipo de ação.

A previsão é que o sistema comece a funcionar em fevereiro. Cada unidade receberá de oito a 12 equipamentos de monitoramento. 

O sistema vai funcionar 24h. Conta com alarme, cerca eletrônica e botão de pânico – no caso de emergência funcionários podem acionar diretamente a Guarda Municipal. O investimento de R$ 404 mil por mês.

O comandante da GM, Doraci Dias Miranda, explica que a empresa terceirizada responsável pelo monitoramento acionará a guarda em casos de ocorrências. “Esse monitoramento prevê que seja acionado de imediato a área de segurança, no casso a Guarda Municipal, que irá despachar uma viatura para atender essa possível ocorrência”, conta.

A primeira creche a receber o sistema foi a do Jardim Gonzaga, na segunda-feira (26). Segundo a secretária de Educação, Ângela Sartori, toda semana há registro de vandalismo no local. “Em todas as unidades serão instalados monitoramento interno e externo, e terá uma central de monitoramento. A partir do momento em que o individuo adentrar ao prédio, dentro do terreno, será disparado o alarme”, afirma.

Em setembro de 2014 o Centro de Educação Professora Elza Orsi Avaloni também sofreu com ação de vândalos. Durante a depredação janelas e portas foram destruídas, bebedouros e trabalhos escolares incendiados e tinta e cola foram jogadas pelo chão.

A implantação do sistema é um alivio para a auxiliar de produção Cristina Veloso, mãe do casal de gêmeos Richard e Raíssa, de 5 anos. “Acredito que seja muito bom pela própria segurança dos nossos filhos. Pelo fato da gente deixar com uma pessoa, a gente não sabe com quem fica em volta das escolas. E até para os próprios professores é uma segurança muito grande”, comenta.

Rapaz é detido com mais de 100 porções de crack na Vila Brasil

Do G1- Um rapaz de 25 anos foi detido nesta terça-feira (27), em Tatuí, suspeito de tráfico de drogas. Ele foi flagrado por uma equipe da Guarda Civil Municipal no momento em que vendia entorpecentes na Vila Brasil. Na abordagem foram apreendidas mais de 120 porções entre crack e cocaína.

Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da GCM fazia patrulhamento pelo bairro quando encontrou o rapaz entregando porções de drogas a outro homem de 30 anos. A dupla foi abordada e, na revista, foram encontrados R$ 20 e duas porções de crack. Questionados sobre o material, o rapaz de 25 anos confessou que vendia o entorpecente. Ele ainda apontou que em um terreno próximo estavam escondidas mais porções. Os guardas verificaram a área e localizaram 111 porções de crack, além de 10 pinos de cocaína.

Os dois homens foram levados à delegacia. O rapaz que compra os entorpecentes foi liberado. Já o que confessou o tráfico permanece detido e à disposição da Justiça.

Homem é detido após furto em supermercado de Tatuí

Do G1- Um homem de 33 anos foi preso suspeito de furto a um supermercado nesta terça-feira (27), em Tatuí . Segundo a Guarda Municipal Civil, o suposto ladrão foi flagrado por funcionários do comércio com diversos produtos, entre eles, dois quilos de carne. Ele foi retido no local até a chegada da guarda.

De acordo com a GCM, o representante do supermercado contou que o rapaz já estava sendo monitorado há um bom tempo devido às atitudes suspeitas no interior do prédio. Ao ser detido durante a ação, passou por revista. Foram encontrados escondidos em uma bolsa temperos, salgados, aparelhos de barbear, um pote de creme, sabonetes, chocolates e dois quilos de carnes bovina e suína.

O ladrão foi conduzido para a delegacia e teve fiança estipulada em R$ 800. A quantia não foi paga e o homem permanece à disposição da Justiça.

A frase

"Amo os franceses, mas 'Je ne suis pas Charlie'."
["Amo os franceses, mas eu não sou Charlie."]
Henrique Autran Dourado, diretor do Conservatório de Tatuí.

PAT de Tatuí divulga novas vagas de emprego

Nesta quarta-feira (28), a unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tatuí, divulgou as vagas disponíveis às pessoas que estão em busca de emprego.

Tatuí têm 22 oportunidades. A procura é por profissionais de vários setores, entre eles, indústria, saúde e comércio.

As pessoas interessadas devem se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a  unidade e apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS. O posto de atendimento alerta que a validade das vagas está condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, através do site e movimento na unidade, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.

Confira as vagas:

Açougueiro (uma vaga)
Armador de ferragens na construção civil (uma vaga)
Camareira (duas vagas)
Carpinteiro (duas vagas)
Caseiro (uma vaga)
Cortador de tecidos (uma vaga)
Costureira (três vagas)
Manutenção predial em geral (uma vaga)
Mecânico (uma vaga)
Mecânico de manutenção de máquina industrial (uma vaga)
Motorista carreteiro (uma vaga)
Nutricionista (uma vaga)
Professor cabeleireiro (uma vaga)
Professor de inglês (uma vaga)
Professor de maquiagem (uma vaga)
Professor esteticista facial (uma vaga)
Recepcionista (uma vaga)
Serralheiro (uma vaga)

A unidade se encontra na Rua Professor Adauto Pereira, 352 - Vila Minghine

Gustavo Campos - Fatal Tragedy (Dream Theater)


Cover da música "Fatal Tragedy" do álbum "Metropolis pt. 2: Scenes from a Memory", da minha banda preferida: DREAM THEATER!

Nesse vídeo estou usando uma Guitarra N. Zaganin, modelo Flow, com captadores Suhr Doug Aldrich. Está ligado em uma placa M-Audio Fast Track Pro e simulações pelo Amplitube!

Escola Sales Gomes abre processo seletivo de professores

A diretora da Escola Técnica Estadual Sales Gomes, Beatriz Soares Amaro, comunica a abertura, no período de 2 a 6 de fevereiro, das 9 às 11, das 15 às 17 horas e das 18 às 20 horas, de inscrições para o processo seletivo de docentes (cadastro reserva) para os seguintes cursos:

1. Inglês Instrumental (Eletrotécnica)
2. Instalações Elétricas Residenciais (Eletrotécnica)
3. Eletrônica I (Eletrotécnica)
4. Biossegurança no Setor Farmacêutico (Farmácia)
5. Microcontroladores (Mecatrônica)
6. Tecnologia Mecânica III (Mecânica)
7. Programas Aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho (Segurança do Trabalho)
8. Localização Espacial e Interpretação de Imagens (Meio Ambiente)
9. Farmacotécnica I;

Para a Classe Descentralizada de Cesário Lange;
10. Inglês Instrumental (Administração)
11. Marketing Institucional (Administração)
12. Gestão Financeira e Econômica (Administração)

Para a Classe Descentralizada de Laranjal Paulista;
13. Inglês Instrumental (Logística)
14. Gestão de Transportes (Logística)
15. Gestão da Qualidade Total (Logística)
16. Logística Internacional e Economia (Logística)

No momento da inscrição o candidato deverá apresentar RG original, cópia frente e verso do diploma ou do certificado de colação de grau, e R$ 10,00 da inscrição. Maiores informações: (15) 3251-4242 ramal 5  ou no site www.etecsalesgomes.com.br .

Prefeitura de Tatuí abre concurso para contratação de professores temporários

Inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 30 de janeiro

A Prefeitura de Tatuí abre processo seletivo para contratação temporária de 11 professores para atuarem junto às escolas municipais. O edital acaba de ser divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o próximo dia 30 de janeiro. A ficha de inscrição e o próprio edital estão disponíveis no site www.tatui.sp.gov.br, no link concursos.

São oito vagas para professor de educação infantil, duas para professor de educação básica II, e uma para professor de educação básica I. Os contratados receberão salários de R$ 1.069,05, por uma jornada de trabalho de até 44 horas semanais. Os interessados deverão comparecer à própria Secretaria de Educação, na Praça da Bandeira, 65, primeiro andar, centro, munidos de cópias do RG, CPF e comprovante de escolaridade. Os comprovantes serão anexados à ficha de inscrição do processo seletivo.

Para os cargos de professor de educação infantil e educação básica I é necessário ensino superior completo com licenciatura em Pedagogia ou normal superior. Já para professor de educação básica II é preciso ter ensino superior completo com licenciatura em qualquer área. Os selecionados irão trabalhar pelo prazo máximo de 180 dias, conforme as necessidades da Secretaria. A prova será realizada no dia 1º de fevereiro, das 9h às 11h, na Escola João Florêncio, na Praça Paulo Setúbal, 21, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-5848

A secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, explica que essa é uma medida emergencial necessária para reposição de alguns profissionais que foram atingidos pela Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público, com base na Lei Municipal 3.706 de 2 de agosto de 2005. Até mesmo professores foram enquadrados na decisão judicial e tiveram função e salários reintegrados à função original de concurso. Mais de 300 servidores, lotados em diversos setores, serão afetados. “Devido a essa determinação da Justiça, precisamos abrir mais vagas temporárias para atender a demanda de alunos na volta às aulas”, finaliza.

Aposentada tem cartão furtado dentro de banco

Era 13h30 de sábado, 24, quando F.F.M, aposentada de 68 anos, procurou pelo terminal de autoatendimento do Banco do Brasil, na Rua 11 de Agosto. Um estranho ofereceu ajuda e trocou o seu cartão por outro. Na segunda-feira, 26, F.F.M. foi ao banco e descobriu pelo extrato que haviam sido feitas transações no valor de R$ 2.844,71 na sua conta, sem contar mais R$ 85,12 que deverá pagar de impostos. A senhora procurou a Delegacia de Polícia e relatou que a pessoa que a abordou no terminal de autoatendimento era um homem de 30 anos, aproximadamente, branco queimado de sol, magro, estatura média e bem apresentável.

Otília, 99 anos, e Antonio Xavier, 102 anos, estão casados há 80 anos

Foto compartilhada por Auro de Jesus

Hospital Unimed de Tatuí realiza primeira cirurgia

Foi realizada nesta terça-feira, 27, a primeira cirurgia no Hospital Unimed de Tatuí. Nela trabalharam Dr. Sérgio, Dr Nei, Dr. Paulo Baida Filho e Mara instrumentadora. "É o início de uma nova fase na medicina de Tatuí", escreveu Baida.

Falta de estrutura em pontos de ônibus gera reclamações em Tatuí

Do G1, editado- Em Tatuí a situação atrapalha a rotina de moradores nos bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima, Residencial Atlântica e Vila Brasil. Questionada sobre os problemas, a prefeitura informou que encontra dificuldades para instalar pontos em algumas calçadas porque alguns moradores não permitem a colocação do ponto em frente ao imóvel.

No Jardim Nossa Senhora de Fátima, o ponto de ônibus não tem bancos e nem cobertura. A promoter Eliana Bueno Ferreira precisa pegar o transporte coletivo todos os dias. Como o ônibus passa a cada 45 minutos, tem que esperar de pé embaixo de chuva ou sol. “É sol e chuva na cabeça”, reclama.

A situação é ainda pior para os idosos. É o caso da aposentada Maria Aparecida Soares Coelho, de 81 anos. Ela consegue andar apenas com a ajuda de uma bengala, chega cansada ao ponto, e afirma que seria essencial um lugar mais adequado para esperar o ônibus. “É uma falta de respeito, pelo amor de Deus”, lamenta.

Pela cidade, vários outros pontos de ônibus são assim. Alguns com apenas um poste com a placa indicativa. Na Vila Brasil, parte do banco de concreto do ponto está destruída e a cobertura rachada. No Residencial Atlântica, a dificuldade é o mato alto que toma conta da calçada. O motorista Gabriel Alexandre costuma pegar ônibus no local e reclama: “Está ruim para nós aqui. É uma vergonha, logo na entrada da cidade. Está feia a coisa”, diz.

Mesmo com a falta de permissão dos moradores para instalar pontos nas calçadas, a Prefeitura de Tatuí afirma que implantou 25 novas coberturas desde agosto de 2014 e que continua fazendo a manutenção dos pontos pela cidade. E que recentemente foi firmado um novo acordo entre a prefeitura e a empresa que opera no município para que mais quatro unidades sejam instaladas.

Idosos se casam em Tatuí após 70 anos juntos

Do G1- Juntos há mais de sete décadas, o casal Davi Bitencourt, de 103 anos, e Maria Poutrole, de 90, oficializaram a união após todos esses anos de “noivado” nesta segunda-feira (26), em Tatuí. Em frente ao juiz, os dois confirmam a vontade de oficializar a união.

Aparentemente ansiosos, os noivos chegaram ao cartório de registro civil sem atraso. Para um dos dias mais importantes da vida do casal, o aposentado Davi estava bem elegante, usando um paletó branco e gravata. Já a noiva escolheu usar um colar de pérolas e uma bolsa dourada para dar um charme especial à roupa branca. Depois do sim, David comemorou: “Estava esperando por isso há 70 anos.”

O que chamou a atenção dos convidados foi o momento da confirmação do casal. Como o noivo tem problemas de audição, Maria deu uma ajuda ao futuro marido sussurrando a resposta “sim” nos ouvidos dele. Já no momento dela não havia dúvidas: “Mais que sim (risos)”, exclamou.

Há 10 anos, a aposentada Ana Alice Soares passou a conviver com o casal em Tatuí. Ela foi responsável por todos os trâmites para viabilizar o casamento. Segundo Ana Alice, foram dois anos atrás de todos os documentos, desde certidão de nascimento, RG e outros. “Ela para mim é minha irmã mais velha.”, comenta Ana Alice.

O juiz que fez o casamento, Luiz Gonzaga Ferraz, também diz ter ficado emocionado com o casamento. “É emoconante sim, não tem como. É um acontecimento raro, não é para todo mundo. Ainda bem que participei”, ressalta.

O casal morava em São Paulo e teve um filho que hoje está com 58 anos. Ana Alice conta que foi a pedido do filho que os dois oficializaram a união. “O sonho do filho era pegar a certidão de casamento deles. Quando soube, falei que iria fazer isso por ele”, revela a amiga.

Há 70 anos...
Enquanto aguardava para se casar, Maria lembrou de como os dois se conheceram. De acordo com a noiva, foi por causa do trabalho e falaram-se por telefone durante três anos antes do primeiro contato pessoalmente. Quando finalmente se viram foi a amor à primeira vista, revela Maria. “Tinha que passar a cotação do algodão todos os dias para ele, que era do sindicato. Ele era o presidente. Pessoalmente foi emocionante, porque não conhecia, só conhecia a voz e não a pessoa. Quando conheci a pessoa foi um encantamento total”, afirma.

Questionada sobre o segredo de manter um relacionamento por tanto tempo, a aposentada lembrou-se de uma simples palavra: “Perdoar.”

E o casal revela: nada de lua de mel, festa ou bolo. Agora casados oficialmente, Maria e Davi foram embora felizes para a casa e com a certeza que nunca é tarde demais para demonstrar amor a quem se ama. (Foto: Carlos Alberto Soares/ TV TEM)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Capela do Alto conclui Investigação ambiental para fechamento do antigo lixão

Terminou a investigação ambiental comprovatória para o fechamento oficial da área do antigo aterro sanitário de Capela do Alto. A investigação foi realizada por uma empresa especializada, contratada com recurso enviado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Fehidro.

De acordo com a investigação, dos 20 poços de monitoramento, apenas 2 apresentaram variações, que continuarão sendo acompanhados. "Pensando na saúde dos moradores do bairro do Cercadinho e em cumprimento da lei, apresentamos um projeto ao Fehidro para fechar oficialmente o local do antigo aterro sanitário", explica Mi Gomes, diretor do Meio Ambiente do município.

Vale lembrar que o aterro sanitário foi encerrado em setembro de 2013 e desde então, todo o lixo não reciclável coletado em Capela do Alto é enviado para o aterro sanitário monitorado de Iperó.

Coop implanta sua segunda unidade em Tatuí

A Coop – Cooperativa de Consumo confirma a abertura de sua segunda unidade em Tatuí, interior de São Paulo. Com área de atendimento de 2.100 m² - incluindo a drogaria - estão previstos 14 checkouts, 100 vagas de estacionamento e a atuação de 125 colaboradores dedicados às diversas áreas do autosserviço: mercearia geral, bazar, açougue, padaria, eletrodomésticos com mix completo, além dos demais serviços oferecidos nas lojas Coop.

A nova unidade, Coronel Seabra, prevista para ser inaugurada até o final do ano, ocupará as instalações da Fábrica Santa Adélia, a antiga tecelagem da Rua Coronel Lúcio Seabra 772 – centro – um prédio tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

De acordo com o projeto aprovado pelo órgão, será preservado o tradicionalismo da linha arquitetônica externa, a ser completado com a modernidade das instalações internas dos móveis e equipamentos que constituirão a nova loja. “A comunidade de Tatuí já comporta uma segunda unidade para atender a família cooperada. Agora encontramos uma boa oportunidade de negócio para continuar a oferecer nossos melhores serviços”, comenta o diretor-presidente Marcio Francisco Blanco do Valle.

Sobre a Coop: Atualmente a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina com 60 anos de atuação no varejo nacional. Figura na 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), possui mais de 5,8 mil colaboradores diretos, 1,6 milhão de cooperados, 28 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e seis drogarias externas.

Por ser uma cooperativa, seu principal escopo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios para seus cooperados e comunidade, como ciclo de palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; retorno das sobras (lucro); programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular; doações para entidades beneficentes onde a Cooperativa possui unidades de distribuição e repasse de verbas para Federação das APAEs provenientes da venda da revista Coop e do programa Troco do Bem.

Prefeitura de Tatuí paga amanhã R$ 2,9 milhões em bônus para os professores

Saldo do Fundeb é R$ 1,3 milhão maior do que o distribuído em 2014

A Secretaria de Fazenda, Finanças e Planejamento acaba de divulgar o valor do bônus a ser repartido entre os professores da rede pública municipal de educação. Serão R$ 2.950.239,11 divididos entre 706 educadores. O recurso é R$ 1.366.078,42 maior que o distribuído no ano passado. 

O chamado 14º salário, sempre muito esperado, é fruto das eventuais sobras dos recursos do chamado 60%, percentual exclusivo para investimento no pagamento da remuneração dos docentes, originário do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Os parâmetros levam em conta assiduidade, jornada semanal de trabalho, tempo de serviço durante o ano letivo base, 2014, e avaliação de desempenho. O valor médio é de R$ 3.901,95, o maior valor pago é de R$ 4.884,55 e o menor R$ 1.043,96 –, sendo que a base de cálculo também obedece aos mesmos critérios, seguindo as normativas estabelecidas pelo Decreto Municipal 15.829, editado em 29 de dezembro de 2014.

O primeiro bônus a ser repartido aos professores de Tatuí, em 2005, logo após o processo de municipalização do ensino fundamental, foi de R$1.271.002,60. Em 2006, o saldo foi de R$ 827.420,68. Em 2007, R$ 887.899,95. No ano seguinte, R$ 1.453.411,04. Em 2009, queda brusca para R$ 584.297,73. Em 2010, o aumento na arrecadação federal e nos critérios de distribuição para cada cidade elevou o repasse e consequentemente o saldo para R$ 3.307,243,68. Em 2011, R$ 1.408.875,32 foram repartidos. Em 2012, o pagamento foi levado à justiça, já que o recurso teria desvio de finalidade, com transferência para conta movimento da Prefeitura. Em 2014, o valor chegou a R$ 1.584.160,69, na ocasião o segundo maior da história. 

O pagamento-extra será depositado nesta quarta-feira, 28, diretamente na conta salário dos servidores. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, mostrou-se satisfeito em ter mais uma vez cumprindo seu compromisso assumido com o professorado. “Os balancetes também serão disponibilizados para que os professores possam acompanhar todo procedimento com absoluta transparência. Em um ano bastante difícil do ponto de vista financeiro, ficamos a pouco mais de R$ 350 mil do recorde histórico de 2010, quando houve um pico de arrecadação de impostos e receitas no país”, argumentou.

Manu lamentou que a Justiça ainda não tenha se pronunciado sobre o impasse do bônus relativo a 2012. “Assim que tivermos uma decisão farei questão de pagar. Foi esse meu compromisso com os educadores. E ele será cumprido à risca”, reforçou. 

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, lembrou que a atual administração vem obedecendo fielmente a lei e dentro do prazo preconizado. “O valor depende do tamanho da rede pública, número de escolas, quantidade de professores e piso salarial praticado, já que o recurso é exclusivo para pagamento de salários. Se levarmos em conta o tamanho da estrutura atual da educação, esse sem dúvida é o resultado mais expressivo da história. Em 2010, por exemplo, eram apenas 602 professores, 104 a menos que hoje”, finalizou.

A frase

"O Brasil é o único lugar no mundo em que a oposição tenta derrubar um ex-presidente."

Lula, ex-presidente do Brasil

Cerquilho vence amistoso com Tatuí

Terminou com vitória dos donos da casa (114 x 94) o amistoso entre Cerquilho e XI de Agosto/AABT/Tatuí realizado na tarde de domingo (25) no GE Mario Pilon.

A partida foi dividida em quatro quartos de 30 pontos. Cerquilho venceu o primeiro (30 x 19), venceu o segundo (30 x 18), perdeu o terceiro (24 x 30) e voltou a vencer o último (30 x 27).

Cerquilho jogou com: Evair (25 pontos), João (05), Caio (24), Pedro (33), João (12) e Simão (07)

O time de Tatuí foi à quadra com: Jordan (11 pontos), Lipe (18), Caique (10), Daniel (20), Nicolas, Willian, Adrian (15), Ricardo (08), Luis (04) e Marcos (02)

As equipes se preparam para as competições da temporada 2015 e as informações você poderá acessar aqui nesta página

Santa Casa revitaliza sala de Raio-X

A sala de Raio-X da Santa Casa de Tatuí passa por revitalização. O espaço recebe novo piso, novo mobiliário e pintura para receber uma nova máquina de raio-x que chega nos próximos dias. O aparelho será utilizado por pacientes do SUS e também de convênios. As melhorias foram patrocinadas por uma emenda parlamentar do deputado estadual padre Afonso Lobato, a pedido do prefeito Manu. O investimento é de R$ 100 mil reais.

Funcionários da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura realizam trabalho de capinação