quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Câmeras de monitoramento são instaladas em creches de Tatuí

Creche do Jardim Gonzaga foi a primeira a receber
o sistema (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Do G1- O sistema para instalação de câmeras de monitoramento começou a ser implantado em algumas escolas municipais de Tatuí. A intenção é que pelo menos 50 unidades de ensino passem a ser monitoradas nos próximos dias.

As imagens devem ajudar na identificação de vândalos e criminosos caso haja invasão desses locais e também a inibir esse tipo de ação.

A previsão é que o sistema comece a funcionar em fevereiro. Cada unidade receberá de oito a 12 equipamentos de monitoramento. 

O sistema vai funcionar 24h. Conta com alarme, cerca eletrônica e botão de pânico – no caso de emergência funcionários podem acionar diretamente a Guarda Municipal. O investimento de R$ 404 mil por mês.

O comandante da GM, Doraci Dias Miranda, explica que a empresa terceirizada responsável pelo monitoramento acionará a guarda em casos de ocorrências. “Esse monitoramento prevê que seja acionado de imediato a área de segurança, no casso a Guarda Municipal, que irá despachar uma viatura para atender essa possível ocorrência”, conta.

A primeira creche a receber o sistema foi a do Jardim Gonzaga, na segunda-feira (26). Segundo a secretária de Educação, Ângela Sartori, toda semana há registro de vandalismo no local. “Em todas as unidades serão instalados monitoramento interno e externo, e terá uma central de monitoramento. A partir do momento em que o individuo adentrar ao prédio, dentro do terreno, será disparado o alarme”, afirma.

Em setembro de 2014 o Centro de Educação Professora Elza Orsi Avaloni também sofreu com ação de vândalos. Durante a depredação janelas e portas foram destruídas, bebedouros e trabalhos escolares incendiados e tinta e cola foram jogadas pelo chão.

A implantação do sistema é um alivio para a auxiliar de produção Cristina Veloso, mãe do casal de gêmeos Richard e Raíssa, de 5 anos. “Acredito que seja muito bom pela própria segurança dos nossos filhos. Pelo fato da gente deixar com uma pessoa, a gente não sabe com quem fica em volta das escolas. E até para os próprios professores é uma segurança muito grande”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário