sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tatuí inicia instalação de câmeras de segurança nas escolas, creches e pré-escolas municipais

Projeto faz parte do plano de governo apresentado nas eleições pelo prefeito Manu

Nesta semana, começaram as instalações das câmeras de segurança nas 50 unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando escolas, pré-escolas e creches. A creche Maria Cristina Ferrão Vieira Martins, do Jardim Gonzaga, é a primeira a ser contemplada. Os trabalhos começaram ontem.

A licitação para contratação de empresa especializada foi realizada no último dia 23 de dezembro. Quatro empresas participaram da concorrência pública, sendo que a vencedora foi a GP – Guarda Patrimonial de São Paulo. O investimento mensal é de R$ 404 mil e o contrato tem duração de dois anos. 

A medida tem como objetivo proteger os prédios públicos e especialmente as crianças e professores. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, tanto na parte interna das escolas, quanto na parte externa e ainda em locais de acesso de entrada e saída dos alunos. 

O projeto prevê também cerca eletrônica patrimonial que impede invasão, monitoramento das ruas ao entorno das escolas, botão de pânico que poderá ser acionado em caso de presença de estranhos durante o período das aulas. A central de monitoramento será integrada à Guarda Civil Municipal. O próprio prefeito e a secretária da Educação terão o acompanhamento em tempo real, através de tablets e de seus computadores pessoais. “Poderemos também identificar casos de agressão contra alunos e preservar o bom professor que pode ser vítima de denúncias injustas sobre maus-tratos”, explicou Manu.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, as câmeras serão interligadas pela internet tanto nas creches, pré-escolas e escolas municipais. “Nós queremos proporcionar mais segurança tantos para os alunos e funcionários, quanto para os pais. E tenho certeza que também vamos conseguir inibir as ocorrências de vandalismo nas escolas. É muito triste quando isso acontece e quem perde são os alunos e toda comunidade”, completou. 

Recentemente duas escolas foram alvo de atentados criminosos, a escola José Galvão Sobrinho, no Jardim Tóquio, e a pré-escola Professora Elza Orsi Avaloni, na Vila Esperança. O prejuízo total passou de R$ 150 mil reais. Ambas receberão o equipamento. 

Comunicação Tatuí. Foto: Evandro Ananias

Nenhum comentário:

Postar um comentário