quinta-feira, 22 de abril de 2021

Tatuí terá escultura em homenagem aos profissionais da Saúde

Produzida pelo artista plástico Cláudio Camargo, a obra, que será doada ao Município, terá 1,5 metro de altura e está sendo confeccionada em gesso, destinada a ambientes internos.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

22/04/2021 | A cidade de Tatuí receberá, em breve, um monumento em homenagem aos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Produzida pelo artista plástico Cláudio Camargo, a obra terá 1,5 metro de altura e está sendo confeccionada em gesso.

O artista proponente deste projeto foi um dos habilitados pelo Edital de Cultura nº 01/2020 e recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020.

Em seu trabalho com esculturas, Cláudio Camargo optou por oferecer ao município uma homenagem aos agentes de saúde, por meio da figura de um enfermeiro, registrando o árduo trabalho desses profissionais nos últimos tempos.

Quando concluída, a obra será doada ao município, que fará um estudo sobre o local ideal para a instalação, pois, segundo o escultor, a obra está sendo produzida para ficar exposta em área interna. “A intenção é agradar e trazer um pouco de felicidade a estes agentes da Saúde, que são nossos heróis guiados pelas mãos divinas!”, ressalta Cláudio.

Esta não é a primeira vez que o Espaço Cultural “Claudio Esculturas” – que está situado no bairro dos Mirandas – serve de sede para a confecção de esculturas de Tatuí. No local, já foram produzidas obras de personalidades da música tatuiana, como: O Maestro, Bimbo Azevedo, João Baptista Del Fiol, Nacif Farah e o monumento aos Seresteiros, que é composto por sete personalidades que fomentaram o gênero Seresta na Capital da Música.

Sobre o artista – Cláudio Camargo nasceu em Tatuí, no dia 14 de julho de 1957. Foi aluno do professor espanhol Rafael Juarez Sangrador, e teve aulas com os artistas Sara Goldman, Célia Marcassa e Walter Miranda.

Diretor-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), Cláudio Camargo atuou por 13 anos em pintura “óleo sobre tela”, com exposições individuais e coletivas, e há 9 anos atua como escultor, prestando serviços para várias cidades.

Na área de “óleo sobre tela”, pintou e desenvolveu muitas obras. Fez trabalho de “pintura de mural” no Lar São Vicente de Paulo e foi o primeiro artista a expor suas obras na Câmara Municipal de Tatuí, a convite da administração, para incentivar o turismo na cidade.

Teve a honra de produzir um quadro do piloto Ayrton Senna da Silva para o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).

Sua primeira obra como escultor foi a confecção do busto do professor Chico Pereira, para o Lar São Vicente de Paulo, em Tatuí. Com o reconhecimento dessa obra, veio a primeira grande oportunidade: foi convidado a participar do Projeto “Praças em Tatuí”, que consistia na confecção de 11 esculturas, em tamanho natural, que foram instaladas nas praças centrais da cidade.

Confeccionou o busto do fundador do Lar Donato Flores, a pedido do diretor da instituição. Prestou serviços para a Prefeitura de Capela do Alto e, nessa oportunidade, fez sua primeira arte sacra, denominada “O Monge”. Com o sucesso dessa obra, a Prefeitura solicitou mais cinco esculturas de pessoas ligadas à história da cidade, as quais estão sendo finalizadas.

Em Itapetininga, confeccionou a escultura da primeira aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, e a inauguração contou com a presença de militares, representando a Aeronáutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário