sexta-feira, 22 de maio de 2020

Museu Paulo Setúbal participa de Semana Nacional de Museus

A participação, neste ano, é virtual


22/05/2020 | O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, está participando da 18ª Semana Nacional de Museus, realizada de 18 a 24 de maio, pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com uma programação on-line especial em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2MgeS7OZHG0&t=5s) e no aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Museus é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” e, em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao COVID-19 (novo Coronavírus), o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para um ambiente virtual.

No Dia Internacional dos Museus, comemorado na segunda-feira (18/05), a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tatuí ressalta a importância desse equipamento cultural para o município. “O Museu tatuiano tem uma expografia que apresenta a história da formação da cidade, movimentos populacionais, primeiros habitantes, colonizadores e os conflitos gerados por eles, além de registrar a presença dos tropeiros na região e a história cultural e musical que levaram Tatuí ao título de Capital da Música”, destaca o gestor do Museu, Rogério Vianna. Ele ainda acrescenta que o patrono do Museu, o escritor e jornalista Paulo Setúbal, tem sua vida e obra apresentadas no local. É possível, também, conhecer a respeito das participações dos tatuianos em conflitos armados na Segunda Guerra Mundial e na Revolução de 1932, bem como curiosidades do acervo e uma sala de exposição temporária, com ricas e variadas atividades de artistas locais e de todo o Estado de São Paulo.

Além do seu canal no YouTube, outra ferramenta virtual do Museu é o aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, que pode ser baixado em celulares Android.

Dia Internacional dos Museus – O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Neste dia, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais, sendo uma oportunidade para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário