segunda-feira, 18 de maio de 2020

Tatuí comemora do Dia Nacional de Luta Antimanicomial com exposição virtual

Abaixo, uma galeria de pinturas selecionadas dos trabalhos realizados em oficinas terapêuticas do CAPS-II Tatuí


Nesta segunda-feira (18/05), é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Tatuí, de acordo com a Lei Municipal nº 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, a data passa a constar do calendário de eventos do município. No entanto, excepcionalmente esse ano, em decorrência da pandemia do COVID-19 (doença causada pelo novo Coronavírus), não será possível a realização de eventos com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), pertencente à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, e com a comunidade.

Mas, visto a importância de tornar evidente essa data, a equipe do CAPS-II de Tatuí, selecionou alguns desenhos, que são realizados em oficinas terapêuticas, como forma de homenagem e lembrança da data comemorativa em conscientização da Luta Antimanicomial, através de uma exposição virtual. Vale ressaltar que, no ano passado, o CAPS-II realizou o primeiro evento para conscientização da luta: o Sarau Antimanicomial.

O objetivo do Dia Nacional da Luta Antimanicomial é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população.

A equipe do CAPS II de Tatuí, desenvolve diversos trabalhos, entre eles poesias e desenhos realizados em oficinas terapêuticas junto aos usuários com transtornos mentais graves e persistentes, além de dependentes químicos. No CAPS-II, essas oficinas visam substituir as internações tradicionais por um modelo que favorece o exercício da cidadania, da autonomia e da inclusão social dos usuários e de seus familiares. São oferecidos atendimentos médico-psiquiátricos, psicológicos (individualmente ou em grupo), assistência farmacêutica, oficinas de artesanato, terapias ocupacionais, além de atividades físicas e comunitárias.

Mais informações podem ser obtidas com o CAPS-II, que está situado na Avenida Virgílio Montezzo Filho, nº 201, Bairro Nova Tatuí, telefone: (15) 3251-4370, e-mail: caps2@tatui.sp.gov.br

LUTA ANTIMANICOMIAL

Há mais de 30 anos, usuários, familiares e profissionais da área da saúde se uniram em uma luta contra um modelo de tratamento excludente e violento para as pessoas com transtornos mentais. Uma luta para um cuidado em liberdade e para a valorização das pessoas, bem como de seus direitos. Esse tratamento em liberdade permite a criação e a expressão do usuário, anteriormente reprimidas em instituições manicomiais. E é por isso que os profissionais do CAPS-II estão construindo uma sociedade mais inclusiva e contra todo e qualquer retrocesso nas políticas de saúde mental.

Todos têm direito a receber um tratamento especializado, sem precisar deixar sua comunidade e se afastar de familiares e amigos. O que muitas pessoas também não sabem, é que esse tipo de serviço é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique no link abaixo para baixar o e-book do Projeto Luta Antimanocomial


Veja abaixo os trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas do CAPS-II















Nenhum comentário:

Postar um comentário