quinta-feira, 21 de maio de 2020

Mais cidades da região de Sorocaba aderem às barreiras sanitárias

Veículos de outros municípios são fiscalizados por conta do feriado antecipado na capital paulista

Sabrina Souza, no Cruzeiro do Sul, com edição do DT

Temperatura corporal dos ocupantes dos veículos está sendo aferida para identificar possível infecção pelo novo coronavírus. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

21/05/2020 10:13| Mais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba aderiram às barreiras sanitárias por conta dos feriados antecipados na capital paulista. Nesta quinta-feira (21), os bloqueios estão ocorrendo em Tatuí, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo e São Roque. Em Tietê, foram instaladas faixas educativas.

A ação acontece de forma parecida entre a maioria das cidades: veículos com placas de outros municípios são parados e os ocupantes são fiscalizados por agentes de saúde. Está sendo aferida a temperatura corporal e outros protocolos rápidos para identificação de sintomas da covid-19 também estão sendo aplicados, como um questionário sobre o estado clínico de cada passageiro.

Pilar do Sul, que já vinha realizando barreiras sanitárias aos fins de semana, realizou novo bloqueio nesta quarta (20). Crédito da foto: Divulgação

Mais cidades

Em Itapetininga, a ação acontece entre hoje e sábado (23). As barreiras foram montadas, simultaneamente, nas avenidas Sarutayá, Ciro de Albuquerque e Cinco de Novembro, principais acessos ao município. O mesmo acontece em Iperó, que também estenderá a fiscalização para todos os fins de semana. A Prefeitura da cidade informou que, se necessário, será usada força policial.

São Roque também inicia os bloqueios nesta quinta e deve estender a fiscalização até o fim do “feriadão prolongado”. O bloqueio ocorrerá nas principais entradas (acessos às rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares) a fim de evitar aumento no fluxo de visitantes. O drive-thru do Roteiro do Vinho deixou de funcionar nesta quarta (20) e permanecerá fechado até segunda (25).

Em São Miguel Arcanjo, as barreiras ocorrerão nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, nos principais acessos do município. Segundo a Prefeitura, os trabalhos serão intensificados e, além da aferição de temperaturas, também haverá restrição de entrada no município de visitantes e turistas, tendo em vista a minimização da proliferação do novo coronavírus no município.

A Prefeitura de Tietê instalou faixas educativas nas principais entradas da cidade. Crédito da foto: Divulgação

Segundo dia

Diversas cidades da região começaram os trabalhos de bloqueio já nesta quarta-feira (20), primeiro dia do feriado prolongado na capital. Entre elas estão Cerquilho, Ibiúna e Itu. Cerquilho, por exemplo, fechou todas as entradas com exceção da entrada da avenida João Pilon (nos dois sentidos) e a estrada vicinal Boituva/Cerquilho (avenida Washinton Luis).

Em Boituva, as barreiras também foram implantadas ontem nas entradas da cidade, nos quilômetros 111 e 116. A ação ocorre das 8h às 17h. De acordo com o Prefeitura, outras ações preventivas continuam sendo realizadas, como desinfecção de áreas públicas, instalação do túnel de desinfecção, informações sobre obrigatoriedade do uso de máscaras e outras medidas.

Capela do Alto também está realizando a fiscalização desde ontem. Barreiras sanitárias foram instaladas nas entradas da cidade. Segundo a Prefeitura, além da aferição da temperatura dos visitantes, está sendo oferecido álcool em gel. “Dependendo do estado que se encontre a pessoa, ela recebe orientações dos membros do Comitê de Combate à Covid”, informa.

Em Boituva, as barreiras foram implantadas nesta quarta (20) nas entradas da cidade, Crédito da foto: Divulgação

Barreiras ampliadas

Pilar do Sul, que já vinha realizando barreiras sanitárias aos fins de semana, realizou novo bloqueio ontem, dessa vez em dois pontos: na entrada principal da cidade – avenida Dom Lucio Antunes de Souza – e no acesso à cidade pela Rua Jonas de Goes, no bairro Jardim Colinas. A equipe que trabalha no local orienta sobre a importância do isolamento e distanciamento social.

A Prefeitura de Salto de Pirapora também iniciou o bloqueio ontem e continuará a fiscalização até segunda (25). A cidade trabalha com duas barreiras, em pontos estratégicos: uma na entrada da cidade na altura do posto de combustível Trevão, e outra na avenida Lídia David Haddad. Outros pontos de acesso ao município foram fechados pelo Departamento de Trânsito.

O feriado prolongado também motivou a implantação de barreiras sanitárias em Tatuí entre ontem e a próxima sexta-feira (22). Caso seja necessário, o eventual paciente será encaminhado para as unidades de saúde. Tietê, por sua vez, instalou faixas educativas nas principais entradas com orientações sobre o uso obrigatórios de máscara, medidas de higiene e isolamento social.

Em Capela do Alto, além da aferição da temperatura dos visitantes, está sendo oferecido álcool em gel. Crédito da foto: Divulgação

Feriados antecipados

A antecipação dos feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) vale para a capital, após projeto sancionado pelo prefeito Bruno Covas. Em todo o Estado, há a intenção de se adiantar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho) para a próxima segunda-feira, dia 25. O projeto será votado pela Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário