sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Outubro Rosa tem programação especial em Tatuí

Campanha vem sendo realizada pela Secretaria de Saúde e Fundo Social

Outubro está sendo um mês muito especial para as mulheres de Tatuí. Através de integração entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade, a Prefeitura de Tatuí oferece uma programação especial do Outubro Rosa, movimento mundial que via promover a prevenção e a informação sobre o câncer de mama. 

Ao longo da campanha, diversas atividades estão sendo realizadas para conscientizar as mulheres sobre a importância dos métodos preventivos, com a orientação dos profissionais de saúde. Destaque para distribuição de laços cor-de-rosa, que são o símbolo da campanha, em espaços públicos e locais de aglomeração popular. 

As unidades básicas de saúde estão distribuindo guias para realização de mamografias e coletando exames de papanicolau. O Posto de Atendimento Domiciliar - PAD realiza atendimento especial para as pacientes acamadas, inclusive com coleta domiciliar de papanicolau. 

No dia 16 de outubro, a partir das 16h, haverá no CEU das Artes a palestra “Câncer com Leveza” ministrada pela editora de moda Renata Vittorato Martins. Em seguida, às 18h, acontece a “Caminhada Rosa”, com concentração em frente à Prefeitura e percurso pelas principais ruas do centro da cidade, com destino ao Museu Histórico “Paulo Setúbal” onde a psicóloga do Instituto de Oncologia de São Paulo, Luciana Holtz, irá ministrar a palestra “Prevenção ao câncer de mama”. Ainda no Museu, às 20h, acontece o lançamento do livro “Você me viu por ai?”, da escritora Cristiana Castrucci. 

No dia 17 de outubro, acontece o Dia D da Campanha Outubro Rosa, na Praça da Matriz, das 09h às 13h. As mulheres que passarem pelo local terão à disposição uma surpresa, com a distribuição de panfletos informativos sobre câncer de mama, pintura de unhas na cor rosa, corte de cabelo para doação, entrega de laços e sorteios de diversos brindes, além de cuidados com a saúde, como aferição da pressão arterial, medida da circunferência abdominal, testes de glicemia capilar e a realização de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis. Ainda no dia 17, acontecem duas palestras no CEU das Artes: às 10h, “O lado bom”, ministrada pela psicóloga Luiza Borsari, e às 14h, acontece a palestra “Mães do câncer, sombra e luz”, ministrada pela psicóloga Suzana Borsari.

Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos na década de 1990 com o objetivo de estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Anualmente, nesta data, eventos são realizados visando conscientizar e melhor informar a população sobre a doença.

Crédito Foto
Comunicação Tatuí - Evandro Ananias    

Nenhum comentário:

Postar um comentário