terça-feira, 13 de outubro de 2015

Grupo teatral independente de Tatuí é premiado em Pindamonhangaba

O grupo teatral “Estudo e pesquisa em cena” esteve representando o movimento teatral de Tatuí no 18º Festival de Teatro Estudantil de Pindamonhangaba, onde apresentou no dia 6, terça-feira, o espetáculo “Devaneios poéticos em cenas de Agreste” baseado na obra “Agreste / Malva Rosa” de Newton Moreno, com direção de Rose Tureck.

O grupo que foi formado inicialmente como trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento em direção da diretora do espetáculo é formado por alunos e ex-alunos do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí e, em virtude da grande repercussão alcançada em sua estreia, passou a apresentar-se em outras ocasiões, sempre com ótima aceitação do público.

A peça narra a trajetória de um casal de lavradores que descobre o amor e atravessa o nordeste para vivê-lo. Encontro amoroso feito de silêncio e medo, até a morte do marido. Sofrendo pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, a viúva sente na pele as consequências da intolerância do povo daquela vila que os acolhera. A apresentação se dá em forma de narrativa musicada, com trilha sonora composta especialmente para ela pela musicista e regente de coral Lalla Nelly. O elenco é composto pelos atores Ju Assis, Maria Carolina Taddei, Jeferson Rodrigues, Mira Ribeiro, Bia Lopes, Nicoli Costa, Vinicius Oliveira, Rodrigo Augusto, Claudio Teles e William Rocha e pelos músicos Lalla Nely, Wender Campi e Nando Colina, a direção é de Rose Tureck e a equipe técnica fica a cargo de Mateus Milani e Mateus Kapella (contra-regragem) e Jorge Colina (cenografia e iluminação). Em seu segundo festival, anteriormente já havia participado do festival de Quadra onde obteve expressiva premiação, o espetáculo foi agraciado no 18º FESTIL de Pindamonhangaba com os seguintes prêmios: 

- MELHOR SONOPLASTIA (Trilha Sonora): Lalla Nely
- MELHOR MAQUIAGEM
- MELHOR ATOR COADJUVANTE: Vinicius Oliveira 
- MELHOR ATRIZ: Jú Assis 
- 2º MELHOR ESPETÁCULO: Categoria Adulto (Júri Técnico) 
- MELHOR ESPETÁCULO Categoria Adulto na Apreciação Popular - Troféu Luiza Bartholomeu
Além das seguintes indicações:
- MELHOR FIGURINO
- MELHOR ILUMINAÇÃO: Jorge Colina.
- MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Mira Ribeiro.
- MELHOR ATRIZ: Maria Carolina Taddei.
- MELHOR ATOR: Jeferson Rodrigues.
- MELHOR DIREÇÃO: Rose Tureck.

O grupo se apresentará novamente em Tatuí, no Teatro Procópio Ferreira, no dia 14 de Novembro de 2015, e convida toda população a prestigiar o evento. 

NOTA DO GRUPO LAMENTA FALTA DE APOIO
A nota triste fica por conta do descaso com que é tratado o movimento teatral independente na cidade. Tatuí conta hoje com aproximadamente 10 grupos independentes de teatro que somados comportam aproximadamente 100 pessoas entre atores, músicos e técnicos, porém com quase nenhum reconhecimento por parte daqueles que deveriam apoiar e incentivar esse tipo de movimento. Embora sendo o representante da cidade em um dos mais importantes festivais de teatro estudantil do estado, o grupo não obteve qualquer apoio do poder público para transporte e alimentação tendo os próprios integrantes do grupo que arcarem com essas despesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário