quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tatuí reduz atendimento e horário de trabalho de servidores devido à crise

Prefeitura de Tatuí diz que redução busca aumento da produtividade
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Objetivo da prefeitura é economizar até 30% do dinheiro público.
Secretarias tiveram alterações também; medida divide opiniões.


Do G1- A Prefeitura de Tatuí reduziu em duas horas o horário de atendimento ao público no Paço Municipal desde a segunda-feira (5). A medida busca reduzir gastos do cofre público devido à crise, à queda na arrecadação e à busca pelo aumento da produtividade. Antes, o servidor batia o ponto no local das 9h às 17h, mas agora será das 12h às 18h. A expectativa é obter economia de 30% nos gastos. A mudança, no entanto, dividiu opiniões entre os moradores.

O aposentado Valter Cazotto chegou bem cedo na prefeitura para regularizar a situação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da casa, mas “deu de cara” com a porta. “Eu volto à tarde, sou aposentado, então eu posso”, disse. Dentro do Paço, funcionam as secretarias da Fazanda, Administração e Governo, além dos serviços de gabinete.

Com a redução de horas trabalhadas, a contenção de gastos no geral a expectativa é uma economia de até 30% nos gastos.

Já o mecânico Carlos Alberto Klimeck não tem a mesma disponibilidade. Ele não pode voltar à tarde e terá que vir outro dia para resolver o problema. “Já tenho compromisso.”

Ainda segundo a prefeitura, um levantamento apontou que o maior número de atendimentos no Paço é feito depois das 11h da manhã, por isso, o horário da tarde foi a alternativa escolhida.
Gerson dos Santos, que trabalha como construtor, disse que trabalha no período da tarde e vai ser difícil resolver as pendências. “Vou ter que perder o horário de trabalho”, afirmou.

O prefeito de Tatuí, José Manuel Côrrea Coelho, ou Manu (PMDB), disse que vai atender quem não pode ir pela manhã. “Com isso vamos conseguir economizar água, luz, entre outros”, disse.

Secretaria mudou
E essa é apenas mais uma das mudanças já feitas para redução de gastos. A Secretaria Municipal de Obras, já em julho deste ano, que fica em outro prédio, também teve o horário de atendimento alterado. Funcionava das 9h às 17h e agora atende em dois turnos: das 6h às 12h e das 12h às 18h. Os funcionários passaram a trabalhar seis horas dia.

A Secretaria Municipal de Saúde já tinha feito a restruturação em 2014, alterando o horário de funcionamento, sendo igual ao da Pasta de Obras, fazendo com que a carga horária dos funcionários diminuísse para seis horas. Isso, de acordo com a prefeitura, não prejudicou o atendimento à população, já que é feito o revezamento dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário