sexta-feira, 9 de outubro de 2015

‘Estórias de Tião’ é atração gratuita no mês das crianças, no Conservatório de Tatuí

Banda Sinfônica e Cia. de Teatro realizam quatro apresentações do espetáculo que tem composições de Edson Beltrami

A Banda Sinfônica e a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, promovem quatro apresentações neste mês de outubro do espetáculo “Estórias de Tião”. As apresentações serão nos dias 21 e 22 de outubro, Às 9h30 e 14h30, com entrada franca e possibilidade de reserva prévia para grupos e escolas.
Com direção geral de Dario Sotelo e direção cênica de Adriana Afonso, “Estórias de Tião” traz músicas de Edson Beltrami e é voltado para o público de todas as idades, em especial crianças a partir dos cinco anos.
No espetáculo, os grupos unem-se para falar sobre o folclore brasileiro de uma forma muito diferente.
Com texto e direção artística de Dario Sotelo, o espetáculo conta com música original composta por Edson Beltrami – músico reconhecido nacionalmente e que tem suas raízes ligadas ao Conservatório de Tatuí. A obra está dividida em sete movimentos, denominados conforme os personagens representados: Tião, Saci, Caipora, Lobisomem, Cuca, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio e Uirapuru.

O espetáculo “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” é um dos espetáculos didáticos organizados anualmente pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Pioneira na instituição a realizar tais atividades, a Banda Sinfônica passou a desenvolver ações que estimulassem a criatividade, envolvessem crianças e adolescentes com a música clássica e oferecessem conhecimento musical no ano de 2007, quando poucas instituições no estado de São Paulo organizavam concertos específicos para tais faixas etárias.
“A partir das apresentações pretendemos apresentar os instrumentos que integram uma banda sinfônica, conectando-os a personagens folclóricos e desenvolver e instigar a criatividade de crianças e adolescentes”, diz o maestro Dario Sotelo.
O projeto que embasa as apresentações de “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” vem sendo desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Tatuí. A ação envolve professores da rede municipal que, por meio de palestras técnicas e orientação prévia, preparam-se para trabalhar o tema do concerto com os alunos dentro de sala de aula.
“Esperamos, com ‘Estórias de Tião’ motivar o desenvolvimento da imaginação artística pelas crianças e estimular diferentes formas de expressá-la, além de concretizar uma parceria junto a professores e a municipalidade”, diz o maestro.
O espetáculo traz, no elenco, Hugo Muneratto (no papel do protagonista Tião), Adriana Afonso (Cuca), Wiliam Rocha (Saci), Rodrigo Cotrim (Lobo), Washington Domingues (Caipora), Karine Gonçalves (Uirapuru), Lucimara Portela (Mula), Beatriz Lopes (Mula) e Leonardo Novais (Negrinho do Pastoreio).
Com direção de Adriana Afonso e coordenação de Rogério Vianna, o espetáculo tem maquiagem de Dalila Ribeiro, cenografia de Jaime Pinheiro, figurinos de Carlos Agostinho (com peças de Maria José Silva), iluminação de Marcos Caresia e contrarregragem de Fernanda Mendes, Jeferson Rodrigues, Léo Camargo, Mateus Milani, Mira Ribeiro e Nicoli Costa.
Grupos e escolas podem efetuar reservas de ingressos pelo telefone 15 3205-8435 ou email eventos@conservatoriodetatui.org.br.

SERVIÇO
Estórias de Tião – Mitos e Lendas
Banda Sinfônica e Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Quando: 21 e 22 de outubro – quarta e quinta-feiras
Horário: 9h30 e 14h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415 – Tatuí
Entrada franca
Reservas: eventos@conservatoriodetatui.org.br / 15 3205-8435

Nenhum comentário:

Postar um comentário