sábado, 10 de outubro de 2015

Caps de Tatuí para de dar almoço, e fornecedor culpa falta de pagamento

Caps inaugurou em abril e tem repasse mensal de R$ 60 mil, diz prefeitura
 (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Pacientes da instituição dizem precisar se alimentar fora do local há dias.
Prefeitura diz que tomará medidas de penalização à empresa contratada.

Do G1- O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Tatuí deixou de oferecer almoço a 14 pacientes diários, e a empresa fornecedora da alimentação afirma que a culpa é a falta de pagamento. Segundo o empresário Douglas Felipe Nishiura, vencedor da licitação para o serviço em abril, a dívida da prefeitura com a empresa é de R$ 5 mil. “Cancelamos o fornecimento por falta de pagamento por quase dois meses”, afirma.

O Executivo de Tatuí não confirma se o pagamento à empresa não é feito desde agosto como afirmou Nishiura. A prefeitura diz apenas que o serviço foi interrompido na última segunda-feira (5) sem justificativa, e por isso tomará as medidas cabíveis para regularização e penalizações previstas pelo contrato. Por fim, a prefeitura diz que um recurso federal para manutenção do Caps já foi autorizado, mas ainda não liberado.

O Caps fica no Bairro Nova Tatuí e foi inaugurado em abril. A instituição conta com atendimento terapêutico, psiquiátrico e também de atenção a usuários de álcool e drogas. O repasse mensal que a instituição recebe é de 60 mil reais, segundo a prefeitura.

A maioria dos pacientes ficam no local em tempo integral, participando de oficinas terapêuticas e culturais, além de acompanhamento médico. O paciente Antônio Bagdal foi um dos afetados pela mudança, e não se conforma com a situação. “Necessitam mesmo, tinha gente que vinha aqui para almoçar e passar com os médicos e psicólogos para depois irem embora.”

Outro exemplo é da empregada doméstica Aparecida de Fátima Vieira, que traz o irmão há dois meses ao local. Ambos estavam acostumados com a nova rotina, até que o almoço parou de ser oferecido. “Servia, mas agora não, ele almoça em casa”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário