domingo, 9 de novembro de 2014

Calçadas e frentes de lojas viram 'banheiro público'

Do G1- Comerciantes de estabelecimentos do Centro de Tatuí reclamam que calçadas e portas de lojas vêm servindo de banheiro público. Segundo eles, é comum iniciar o expediente e precisar lavar a frente do comércio por causa do cheiro de urina que fica no local.

É o caso de uma loja de móveis que fica na Rua 13 de Maio. Toda manhã o cheiro forte incomoda e obriga os funcionários a lavar o chão para receber os clientes. O exato local que se tornou banheiro é um canto onde foi colocada uma caçamba, ficando o local como um esconderijo. A gerente da loja Cristina Aleixo lamenta a situação: “Aqui amanhece todo dia cheio de xixi, algumas vezes até fezes. Os vendedores têm que lavar todo dia, a gente gasta em média um galão de cinco litros de água por semana aqui. E cliente às vezes reclama.”

Mas o problema não existe somente nessa loja. Boa parte dos comerciantes do Centro se sente prejudicada com a situação. O empresário José Antônio Soares é dono de uma loja de roupas em frente ao mercado municipal. Ele diz que é comum encontrar a frente do prédio cheirando a urina. “O cheiro cedo aqui é forte. A gente sempre tem que estar lavando antes de abrir a loja. Mesmo tendo banheiro em frente, no Mercadão”, diz.

Não existe uma lei que proíba o ato de urinar na rua, mas há dois artigos previstos no código penal que podem incriminar quem for pego fazendo xixi em lugares públicos. O primeiro é o artigo 61 da lei das contravenções penais, que trata a importunação ofensiva ao pudor, prevendo multa. Já o segundo é o artigo 233: praticar ato obsceno em lugar público. A pena pode variar de 3 meses a 1 ano de prisão ou multa.

Segundo a prefeitura, existem seis banheiros públicos na cidade. Um deles fica no mercado municipal, local em que a população mais reclama do mau cheiro. “Com criança não tem condições de ficar aqui. É muito forte o cheiro”, comenta a dona de casa Cibele Silveira.

Há banheiros também na Rodoviária, na Praça da Matriz, na Praça da Concha Acústica, na Praça de Alimentação e na Avenida das Mangueiras. Com as diversas opções, o mau cheiro nas ruas deixa indignado quem frequenta o centro, como é o caso da professora Rosângela Martins. “Com certeza eles deveriam usar os banheiros e não fazer aqui na rua”, reclama.

A Prefeitura de Tatuí informou que limpa as ruas e calçadas, e que segundo a Guarda Municipal, este tipo de ocorrência não é comum no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário