sábado, 1 de outubro de 2011

Ford cria Laboratório de Qualidade Sonora em Tatuí, SP


Novas instalações usam tecnologia de ponta para aprimorar ruídos emitidos pelo carro e eliminar os indesejados

do AutoCosmos/Argentina
exclusivo para MotorDream

Tanto a eliminação de ruídos indesejáveis como fazer os sons habituais do carro se tornarem agradáveis, como por exemplo o som que uma porta faz ao se abrir, são partes importantes para uma experiência de condução superior. Para este efeito, a Ford criou o Laboratório de Qualidade de Som, no campo de provas de Tatuí, no Brasil, onde são realizados estudos para melhorar a qualidade dos diferentes sons percebidos dentro do carro.

No laboratório, a Ford tem uma série de tecnologias exclusivas para reduzir ruídos indesejáveis dentro da cabine. Os engenheiros e especialistas realizam uma pesquisa complexa através do uso de equipamentos sofisticados e tecnologia como o "Head Acoustic" e "Vision Noise". Estas duas ferramentas são utilizadas em conjunto para identificar a fonte de ruídos indesejados na cabine do veículo.

O Head Acoustic é um sistema captação de ruídos capaz de transmitir sensação de espaço, distância e outros, tais como vibrações, que o condutor experiências durante a condução. Por seu lado, o "Noise Vision" é um dispositivo de última geração que melhora o conforto acústico. Esta tecnologia patenteada pela Ford para detectar a origem do ruído. Com uma forma de bola de futebol, está equipado com 31 microfones e 12 câmeras que sobrepõem os registros de imagem e ruídos.

A Ford faz as análises no próprio campo de Tatuí. O local é um dos cinco centros de testes e desenvolvimento da Ford em todo o mundo. Lá são feitos mais de 80 tipos de testes para avaliar o desempenho dos carros da marca antes de chegarem às ruas. Tem uma área total de 4.660.000 metros quadrados, 40 km de estradas de cascalho e 10 km de pistas pavimentadas. É também o único centro que tem pistas de prova para o desempenho de caminhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário